Pensées Nocturnes - "Grotesque"

lang
Administrador
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am

Pensées Nocturnes - "Grotesque"

Mensagempor lang » quarta mar 31, 2010 1:28 pm

Imagem

1. Vulgum Pecus 03:11
2. Paria 09:21
3. Rahu 07:07
4. Eros 04:30
5. Monosis 09:33
6. Hel 09:59
7. Thokk 08:18
8. Suivant 02:05

---

Aqui está o novo trabalho do sr. Vaerohn. Se tinha surpreendido com o seu virtuosismo no trabalho lançado no ano passado (do melhor que se fez em 2009, na minha opinião), grandes eram as expectativas para ver se não se teria tratado de begginers luck. Antes de abordar o trabalho em si, desde já é importante referir que Grotesque pouco ou nada tem a ver com Vacuum. Se o primeiro trabalho foi rotulado como Depressive Black Metal, este já vem rotulado de outra coisa....o pomposo Black Metal/Neoclassical. Os rótulos valem o que valem, mas existe uma diferença notória entre as duas obras.

A verdade é que Grotesque (in modern English, is used as a general adjective for the strange, fantastic, ugly, incongruous, unpleasant, or bizarre, and thus is often used to describe weird shapes and distorted forms) é uma espécie de banda sonora de um circo teatral, recheado de pessoas e criaturas bizarras. Esta trabalho parece querer contar-nos uma história, tal é a forma como estão encadeadas as músicas. Os arranjos clássicos de piano, violino e de jazz presentes em Vacuum foram substituidos por gritos dementes e por uma panóplia de "texturas" que nos transportam para um mundo à parte.

Este trabalho vale pelo seu todo, não existe uma música que ache menos boa. Destaco as faixas Paria e Monosis. Aborda várias tonalidades dentro do espectro BM, oferecendo-nos um albúm...estranho, fantástico, feio e bizzaro!

deixao aqui a review feita no metalstorm

Vacuum, the debut album of the French Pensées Nocturnes took the Black metal scene by surprise. Nobody had heard of the one-man-project before and nobody understood where record label "Les Acteurs de l'Ombre Productions" dug him up (Vaerohn) up from. A second album going by the title Grotesque now has to determine if Vacuum was a lucky shot or not.

If anything, Vaerohn knows how to get the crowd excited. Opener "Vulgum Pecus" might be a bit cheesy, especially with the applause near the end, but the first two and a half minutes will surely get your blood pumping for some crazily hateful Black metal. Second track "Paria", which was/is available as an album preview on the MySpace, thrives on a (late) Shining-esque bassline and eerie synthesizers, accompanied by a chaotic Black metal section and a crystal-clear piano/violin interlude. Vaerohn still mixes and mashes a lot of different influences and instruments in his music and it works. Well, apart from the horribly bad humming which, although they're probably supposed to sound insane and demented, sound absolutely retarded. Well, I guess that's a form of insanity too, and they only make a brief appearance, so who cares?

Grotesque differs in a few respects from Vacuum, although they're both basically on the same level of quality. Grotesque contains a few 'carnival-esque' passages, the best ones sounding like a demonic merry-go-round. It's Black metal passages also are more chaotic than on the debut and on top of that is the overall mood sinister as opposed to melancholic/depressed. Vaerohn absolutely shrieks his lungs out. Vacuum's vibe was portrayed quite well in the cover art and the same goes for Grotesque.

In conclusion, Grotesque is another great album by the French Pensées Nocturnes. A bit random and loosely constructed at times, maybe, but an enjoyable ride nonetheless. An appetite for Avantgard(ish) Black metal is mandatory, but if that's no problem for you, you'll certainly enjoy this one. And jeez... Vaerohn is one hell of a multi-instrumentalist!
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Pensées Nocturnes "Grotesque"

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta mar 31, 2010 2:03 pm

Desilusão até agora, prefiro de longe do Vacuum. A ver se cresce com mais audições.

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Re: Pensées Nocturnes "Grotesque"

Mensagempor Toretto » quarta mar 31, 2010 2:12 pm

Eu acho que está bastante superior ao Vacuum, em todos os aspectos. Logo ter dado menos destaque à voz, que me pareceu mais presente no anterior, foi boa ideia. Depois, a complexidade e variedade das composições está um nível acima. Terá deixado de ser um black metal tão denunciado, para ser um som ainda mais original.
Imagem

Ricardo Reis
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta jan 17, 2008 9:59 pm

Re: Pensées Nocturnes - "Grotesque"

Mensagempor Ricardo Reis » terça abr 06, 2010 9:59 pm

superior ao primeiro registo a todos os níveis.
das melhores coisas que ouvi este ano, até agora.
Liberté, égalité, fraternité....mon cul!

Abracadaver
Registado: sexta dez 22, 2006 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Abracadaver » terça mai 04, 2010 2:19 pm

E se gostam da música, vão adorar a entrevista. Pessoalmente, tem algumas das melhores respostas que já li.

Go to http://www.serpente.net ou www.issuu.com

Imagem
Quanto cabe em vinte e uma gramas?

Ricardo Reis
Registado: quinta jan 17, 2008 9:59 pm

Mensagempor Ricardo Reis » quarta mai 05, 2010 7:06 am

muito boa entrevista, sim senhor! :metal:
Liberté, égalité, fraternité....mon cul!

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Mensagempor Xhara » quarta mai 05, 2010 2:15 pm

Está muito bom, a um nível diferente do anterior. Algumas alturas das músicas fizeram-me lembrar foi Virgin Black.
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes