Burzum - "Belus"

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Burzum - "Belus"

Mensagempor Alvin Karpis » segunda mar 08, 2010 2:20 pm

Imagem

Já que só se podem abrir tópicos oficiais de críticas a álbuns a partir da data de lançamento oficial acho que podiam aproveitar e deixar aqui opiniões do novo álbum de Burzum, que por acaso achei que não está tão mau como achei que estaria depois de ouvir as samples. É um álbum bem construido, um pouco diferente daquilo a que estava habituado do senhor Varg. Pelas samples pareceu-me um pouco na onda do BM que é feito actualmente (o raw) ou seja, uma música sem-saborona e desprovida de essência, mas por acaso gostei. Há umas partes de voz limpa e tudo. Parece que 16 anos deram perfeitamente para ele assentar as ideias.... pelo menos no que toca a música, mas de qualquer maneira, não vou estar a comentar as entrevistas que ele deu nem me vou alongar na review feita às três pancadas, pois nem sei se o posso fazer. Venham mais destes.

ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Contacto:

Re: Burzum - "Belus"

Mensagempor ABGRUND » segunda mar 08, 2010 4:03 pm

Já tinha feito crítica, mas foi apagada pelas "burocracias" da casa, mas ok, de forma geral o álbum é semelhante em vários aspectos ao Filosofem e é bastante óbvio que é quase como se já tivesse sido feito na sua quase totalidade à sensivelmente 15 anos atrás, para mim o que é impressionante é como após todo esse tempo o Varg conseguiu manter intocáveis aqueles pormenores que caracterizam a atmosfera própria de Burzum, o que me agradou bastante.

os "highlights" a meu ver vão direccionados para a Glemselens Elv que ficou extremamente bem conseguida, os cânticos limpos dão-lhe uma aura esotérica e eremita muito interessante, a par com o ritmo "estranho" do baixo que ao inicio nao entra lá muito bem mas que depois disso percebe-se absolutamente qual foi o objectivo pretendido. As duas últimas faixas, e a forma como se fundem numa só, também revelam o primor minimalista que já é marca de Burzum e tornam-se um perfeito exemplo do que é a criação de atmosferas envolventes e magnéticas, sem ser necessário propriamente uma panóplia extensiva de instrumentos ou composições complexas.

A unica coisa que nao me agradou mesmo foi a faixa Sverddans que está um pouco desenquadrada do restante álbum.
Anywhere out of this world...

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » segunda mar 08, 2010 4:56 pm

genericamente gostei, mas ainda tenho de ouvir mais vezes a ver se cresce.
então e paralelismo na Belus' Dod com a Jesu' Dod? aqueles licks eheh

ABGRUND
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Contacto:

Mensagempor ABGRUND » segunda mar 08, 2010 5:15 pm

Realmente o início é praticamente igual, pormenor curioso.

Já agora a dizer que se a maioria do álbum é Filosofem chapado, as duas ultimas faixas é puramente Hvys Lyset Tar Oss, as semelhanças são extraordinárias (basta ouvir a Tomhet).
Anywhere out of this world...

grind
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 09, 2005 7:47 pm

Mensagempor grind » segunda mar 08, 2010 8:13 pm

Sem me alongar muito nem entrar em pormenores...
Adorei o álbum. Nem tinha grandes expectativas, e não sou o maior fã de burzum, há muitos anos ouvia, mas nunca com grande frequência. No entanto, fiquei colado desde a primeira audição. Tem um ambiente fantástico, é um álbum envolvente e nunca o consigo ouvir por partes, vai sempre do início até ao fim sem me cansar e, por vezes, repito. É um álbum perfeito para ouvir durante a noite, em casa, a trabalhar.
A produção é equilibrada, "caseira" e raw q.b. (ajudando muito, na minha opinião, ao cariz ambiental do álbum) mas sem o ser estupidamente demasiado nem parecer algo despropositado / displicente.
Como já disseram, é fantástico o modo como a sonoridade roça muito o minimalista, atingindo no entanto uma dimensão de envolvência ambiental.
Nota ainda para certos padrões de repetição, principalmente em partes de voz, que em vez de nos cansarem, funcionam de modo hipnótico. Em vez de sentir "EEEEEI QUE SECA, JÁ CHEGA DE COLANÇO DE PISTO"" é mais "vou ficar mesmo "triste" quando esta música acabar, porque adoro o modo como me está a colar o pisto continuamente". LOL
Overall... houvesse mais black metal deste nível a sair actualmente!

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda mar 08, 2010 8:44 pm

Nunca tinha ouvido um álbum de Burzum. Depois de ouvir este algumas vezes, apesar de achar que tem os seus momentos de glória, duvido que alguém lhe prestasse atenção se o nome na capa fosse outro.
Imagem

freezing_moon
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jan 08, 2006 3:59 pm
Contacto:

Mensagempor freezing_moon » segunda mar 08, 2010 8:59 pm

estou a gostar bastante do album. tenho ouvido varias vezes nas ultima semanas,e certamente é um album que vai ficar.
desde a belus dod que é uma bem conseguida part II da jesus tod, á enorme keliohesten que tem uma aura do crlho!
mesmo integrando alguns elementos novos na sonoridade, o varg conseguiu tantos anos depois criar algo que continua a soar a burzum mantendo a identidade, as caracteristicas ambiencias e o efeito hipnotico ...

espero comprar brevemente em vinyl...

The Meditant
Registado: quinta jul 02, 2009 11:29 pm

Mensagempor The Meditant » segunda mar 08, 2010 9:58 pm

Negro music.

Varg Vikernes, contradicting himself since... ever.

A meu ver, tornou-se igual a tantos outros, aos próprios que tanto criticava, uma cópia de uma imitação.
Na minha humilde opinião, acho que mais valia ter ficado quieto, mas que isto ajuda a pagar estudos, casa e carro aos filhos, deve ajudar.
O homem que respire e que viva o que tanto perdeu.

Toretto Escreveu: duvido que alguém lhe prestasse atenção se o nome na capa fosse outro.

Completamente. Mediano.

Lembro-me como se fosse ontem, a primeira vez que ouvi o Burzum, o impacto. Hvis Lyset Tar Oss, Filosofem, todos eles tiveram um enorme impacto em mim, e sempre diferente. Não posso dizer o mesmo deste, nem de longe nem de perto.

Nem o deixo manchar o disco externo.

Gothmog
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda out 20, 2003 11:20 pm

Mensagempor Gothmog » segunda mar 08, 2010 10:25 pm

Mas queriam o quê?

Que passados 15 anos voltasse a ter o impacto que tiveram o Filosofem ou o Hvis Lyset Tar Oss ou mesmo o Det Som Engang Var....ppffffff

Muito água já correu debaixo das pontes é certo...mas não deixa de ser um album acima da média do que por aí se faz actualmente... e poderia muito bem ser o sucessor de Filosofem...acho-o na mesma linha.

Pontos altos: Glemselens Elv e Morgenrøde...quanto a mim.

E sim vou deixar manchar um pouco mais o disco..até comprar o CD.

AMSG
"O homem, essa criatura que aspira ao equilíbrio, compensa o peso do mal com que lhe partem a espinha, com a massa do seu ódio" - Milan Kundera

The Meditant
Registado: quinta jul 02, 2009 11:29 pm

Mensagempor The Meditant » segunda mar 08, 2010 10:36 pm

Queria pois. Falei no impacto pessoal. Felizmente continuam a surgir bandas capazes de causar isso mesmo. E outras que apesar da antiguidade, se conseguem reinventar e superar.

Acima de tudo, esperava algo diferente... e vindo de quem vem, algo bastante melhor.

Caguei.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » segunda mar 08, 2010 10:55 pm

Não gosto mesmo da música que este homem cria, e sinceramente, acho que o mediatismo todo em volta deste personagem atribuiu-lhe um estatuto que passou a ser quase regra venenar-se tudo o que faz.
Se este homem não tivesse o historial que tem, tenho grandes dúvidas que causasse todo este furor que se faz em volta do mesmo.

Para mim este é o maior cliché dos amantes do black metal!!
Muito rastilho para tão pouco dinamite!!

E agora, acho que vou ser aniquilado...

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » segunda mar 08, 2010 11:00 pm

pessoal que gosta, não se exaltem.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda mar 08, 2010 11:13 pm

Eu acho excelente e não acho que fique a perder face aos registos antigos. A primeira vez que ouvi nem tinha a certeza absoluta se era mesmo Burzum ou se seria outra treta qualquer e fiquei logo rendido ao que quer que fosse. E francamente estava à espera que viesse aí apenas uma tentativa forçada de sobreviver do passado, e a meu ver isto é bem mais que isso. Embora eu ache que ele soube ir buscar o passado de uma forma bem inteligente.

Este ano, que a meu ver está a ser muito bom, é o álbum que mais tem rodado. E, apesar de achar que cada entrevista do Varg se assemelha a um desastre ferroviário, não tenho qualquer problema em dizer que é um excelente trabalho. Mas pronto, gostos são gostos.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda mar 08, 2010 11:15 pm

eu, que nunca dei muita atenção ao que este gajo fez no passado, estava com curiosidade para 'ver' o que ele era capaz de fazer, tantos anos depois... e bem, gostei...

nao é algo soberbo, mas esta uma conjunto de musicas, bastante agradavel sem duvida...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

grind
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 09, 2005 7:47 pm

Mensagempor grind » terça mar 09, 2010 1:43 am

Toretto Escreveu: duvido que alguém lhe prestasse atenção se o nome na capa fosse outro.
Negativo, arranjei o álbum sem expectativas nenhumas, logo a minha avaliação é crua, sem nada já pré-adquirido graças ao nome, porque como disse, nunca fui um fã por aí além.
freezing_moon Escreveu:o varg conseguiu tantos anos depois criar algo que continua a soar a burzum mantendo a identidade, as caracteristicas ambiencias e o efeito hipnotico ...
true!

E sim, o Varg sempre disse e continua a dizer, certamente, muita merda da boca pra fora... mas sinceramente, tou-me a cagar pra isso. O que me interessa,a mim, é a música que ele faz!

Mas claro que compreendo que seja um álbum capaz de passar ao lado de muitos, seja por não apreciarem burzum, ou por apreciarem burzum mas acharem mais do mesmo.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes