Shining - "Blackjazz" (2010)

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Shining - "Blackjazz" (2010)

Mensagempor Inmist » sábado fev 06, 2010 7:13 pm

Imagem

Muitas vezes confundidos com os Suécos, estes Shining da Noruega fazem um som que nada tem a ver com o Suicidal BM dos outros Shining.
A base da música é Jazz experimental, sendo esta experimentação no caso deste BlackJazz, uma mistura de elementos electronicos/industriais, EBM, criando uma atmosfera negra e cheia de demência mas músicalmente agradável ao mesmo tempo, sem se tornar monótono. Músicas como a "Exit Sun", "HELTER SKELTER" ou a fabulosa "Blackjazz Deathtrance" comprovam-no.
Nesta amalgama toda ainda há espaço para algum imediatismo sonoro (Fisheye), algum drone/noise/sludge experimental bem negro (Omen) e ainda uma cover de King Crimson (1St Century Schizoid Man).
Um dos melhores albuns deste ano, na minha opinião, tão bom ou melhor que o Carboniferous de Zu do ano passado.
Aconselhado a todos os fãs de Zu, Jazz experimental, BM experimental e de qualquer tipo de música extrema que vá além do bê á bá.





http://www.myspace.com/SHININGofficial
Última edição por Inmist em quarta fev 10, 2010 10:56 am, editado 2 vezes no total.
"Hate the ones who bring you down"

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sábado fev 06, 2010 10:03 pm

Tenho estado a ouvir isso, fez-me lembrar várias vezes Meshuggah

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sábado fev 06, 2010 10:11 pm

Acho que esse man do sax toca no último de Ihsahn! Vou ouvir isso agora.

Avatar do Utilizador
Indigente
Moderador
Mensagens: 2821
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Indigente » sábado fev 06, 2010 10:24 pm

confere.

Since the demise of pioneering black metal band Emperor, frontman Ihsahn has led a collaborative life. He did three albums as Peccatum with his wife Ihriel. Then he made three solo albums, which have featured Garm of Ulver, Mikael Åkerfeldt of Opeth, and Lars Norberg and Asgeir Mickelson of Spiral Architect. In this interview, Phil Freeman explores the Spiral Architect connection and the aesthetics of After, Ihsahn's new solo album. (It came out this past Tuesday on Candlelight). After features the sax playing of Jørgen Munkeby, of Norway's Shining. I used that as a starting point to probe Ihsahn's life after Emperor and his collaborations with others.

- - -

What was working with Jørgen Munkeby like?

It was very nice. I sent him the demos and [told him] where I wanted him to play, what melody lines I wanted him to contribute on, and [where] the more improvisational parts [were].

For the improvisational part, he would do a great take, but it was not necessarily in touch with the emotion I was going for. In the process of writing this album, I had abstract landscape pictures on my laptop for inspiration. When [Munkeby] wasn't spot-on at first, I just explained to him from these abstract [images], and he totally got it and played something different that's so much more in line with where I was heading. So [he was] a fantastic musician in all senses.


http://invisibleoranges.com/2010/01/interview-ihsahn.html
Wine, women and song.

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Brilhando » domingo fev 07, 2010 2:26 am

Shining + Enslaved + Roadburn = epic win.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 703
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor BlackwaterPark » domingo fev 07, 2010 1:08 pm

Melhor álbum que ouvi este ano, so far. Genial.

O teclista devia receber algum tipo de prémio, o homem está completamente possuído.

Avatar do Utilizador
Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3904
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Localização: Alfragide
Contacto:

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Cyberquake » domingo fev 07, 2010 1:15 pm

Brilhando Escreveu:Shining + Enslaved + Roadburn = epic win.

'ta foder!

Por acaso ultimamente não tenho ouvido outra coisa, grande trabalho!

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Inmist » domingo fev 07, 2010 3:03 pm

paulo figueiredo Escreveu:Tenho estado a ouvir isso, fez-me lembrar várias vezes Meshuggah

x2 E também Ephel Duath.
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
Sludge
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2325
Registado: quarta jul 02, 2008 11:42 am
Localização: leiria/Silvares city

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Sludge » segunda fev 08, 2010 5:46 pm

Ando a ouvir isto e estou a gostar bastante.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 703
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor BlackwaterPark » segunda fev 08, 2010 10:23 pm

E não é de 2009, é de 2010. :P

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Xhara » segunda fev 08, 2010 11:27 pm

Adorei este álbum, está completamente fora do normal e demente! :twisted:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Brunhu » segunda fev 08, 2010 11:34 pm

Demente demais para a minha cabeça, que sinceramente, não anda muito sã!!
Tal como já tinha referido noutro tópico: à 2º músico já estou com a cabeça toda fodida!!!

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3545
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm
Localização: Lisboa

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Demoniac » terça fev 09, 2010 9:57 am

Inmist Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Tenho estado a ouvir isso, fez-me lembrar várias vezes Meshuggah

x2 E também Ephel Duath.


Não acho que os Meshuggah alguma vez na vida tenham feito algo assim tão bom. Isto é uma ofensa para estes Shining (2). Meshuggah é só contra-tempos sem qualquer tipo de sentido e onde tentam ser eclécticos com o contraste apático que existe entre os riffs. (sim Meshuggah é tipo lixo para mim).

Do que ouvi disto, até gostei! Parece-me o álbum que Ephel Duath tentou lançar durante anos....

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor OrDoS » terça fev 09, 2010 4:00 pm

Demoniac Escreveu:
Inmist Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Tenho estado a ouvir isso, fez-me lembrar várias vezes Meshuggah

x2 E também Ephel Duath.


Não acho que os Meshuggah alguma vez na vida tenham feito algo assim tão bom. Isto é uma ofensa para estes Shining (2). Meshuggah é só contra-tempos sem qualquer tipo de sentido e onde tentam ser eclécticos com o contraste apático que existe entre os riffs. (sim Meshuggah é tipo lixo para mim).

Do que ouvi disto, até gostei! Parece-me o álbum que Ephel Duath tentou lançar durante anos....


:roll:

On-topic, gosto imenso do que estou a ouvir. Também acho que isto podia ser o album que os Ephel Duath já podiam ter lançado há muito, mas pronto, ainda bem que foi feito por estes, porque foi bem feito :mrgreen:

Quanto a comparações disto com Meshuggah, só posso dizer que a melodia dos Shining está mais perto da esquizofrenia dos The Dillinger Escape Plan do que propriamente dos nossos amigos 'shuggah, o que só lhes fica bem já que apesar de apreciar TDEP, coloco Meshuggah noutro patamar à parte, não num melhor ou pior, mas num completamente distinto.

PS- Mal estamos no início do ano e já temos este, Dark Tranquillity e Overkill a partir tudo... vai ser um ano daqueles... vai vai... espero agora pelo Aealo dos Rotting Christ :twisted:

EDIT- Pelos vistos só vou ter de esperar 15 mins... 8)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Shining - "Blackjazz" (2009)

Mensagempor Enigma » terça fev 09, 2010 4:32 pm

OrDoS Escreveu:PS- Mal estamos no início do ano e já temos este, Dark Tranquillity e Overkill a partir tudo... vai ser um ano daqueles... vai vai... espero agora pelo Aealo dos Rotting Christ :twisted:


Acrescento a esses dois o de Immolation que também está uma grande bomba. :metal:
Valfar, ein Windir


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes