
Bem, não sei como ainda ná um tópico deste, e eu tenho tido preguiça de o fazer por causa da "análise".
Bem, depois de dois álbuns (dos quais também gosto) que deixaram algo a desejar, posso dizer que este é o verdadeiro regresso que esperava de FF desde o Digimortal.
1º que tudo, para quem, como eu, se questionava se o regresso do Dino Cazares compensaria a saída do Raymond Herrera... Totalmente! É impressionante o impacto do Dino Cazares a nível de composição, FF não fazia músicas assim há quase 10 anos. Os dois últimos álbuns de FF eram como uma versão relaxada de Fear Factory. Sem sequer conseguirem ter o mesmo sentimento que os outros tinham. Se por um lado o Dino Cazares representa neste álbum um regresso dos verdadeiros FF, por outro lado, podemos ver o seu crescimento enquanto guitarrista, apostando às vezes em riffs e pormenores de guitarra mais thrash ou death, riffs mais singulares em vez de apostar apenas no groove. Ao longo do álbum há alguns riffs dos quais podemos dizer "isto podia estar num álbum de thrash" (facto que poderá cativar alguns fãs de metal mais tradicionais). No entanto esta "inovação" não vem cortar nenhum do ambiente industrial e apocalíptico de FF nem nenhum do seu groove destruidoooooooooorrrrrrrrr e cáustico.
Quanto ao baterista novo, Gene Hoglan, dado o seu percurso de bandas, não esperava que fizesse um mau trabalho. A minha dúvida era se conseguiria fazer-nos esquecer a falta do Raymond Herrera. E sim, consegue, visto conseguir imitá-lo na perfeição. E sinceramente, acho que era o melhor que uma banda como Fear Factory tinha a fazer ao "contratar" um novo baterista, fazer com que este tocasse como o Raymond tocou durante 20 anos, caso contrário, penso que a essência da banda se perderia bastante.
O Burton C Bell... Continua fantástico como sempre! Parece que canta/berra com o mesmo o mesmo sentimento que cantava há não sei quanto anos no Obsolete. E continua a ser um vocalista único com um timbre único.
Sendo um grande fã da banda, fico extremamente feliz por, após estes anos todos, conseguirem lançar um álbum avassalador e cheio de sentimento... Mesmo ah Fear Factory.


(energia que nunca mais acaba) e estes 3 álbuns para quem ainda não conhece: Demanufacture, Obsolete e Digimortal.




20ª Edição






