Circle of Ouroborus - "Tree of Knowledge"

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Circle of Ouroborus - "Tree of Knowledge"

Mensagempor Demoniac » terça nov 03, 2009 8:17 pm

Imagem

Se existe uma banda que é realmente ignorada em Portugal são os Circle of Ouroborus. Passaram já 3-4 anos que comprei o split CD com os agora conhecidos Urfaust. A banda na altura tinha um som muito simples (1 guitarra, baixo a fazer peso, bateria com ritmos básicos), contudo tinha uma voz realmente diferente (e bastante intragável para muito). Não sei bem porque desde o primeiro instante que adorei a banda.

O Tempo passou e a banda foi incorporando cada vez mais elementos exóticos na sua musica (com uma produção muito fundo do poço, mas um fundo do poço completamente diferente de Darkthrone, um poço com uma aura de sonho). Com lançamentos completamente acústicos ou simplesmente com ambientes mais ambientais a banda foi crescendo, o vocalista foi desafinando cada vez menos e ganhando já alguma "classe" no estilo vocal (algo que n mudou mto em mim, dado eu ter adorado já a voz no split CD com Urfaust).

É quase impossível acompanhar esta banda assiduamente, especialmente eles que não gostam muito de dar nas vistas em termos de promoção. Chamaram mais à atenção ao ter lançamentos privados e os públicos algo limitados.

Desliguei-me um bocado da banda depois de ter ouvido o Veneration(que ouvi dps do Streams) e ouvi na diagonal o Golden Blood. Hoje ouvi o Tree of Knowlege e fiquei bastante impressionado com a criatividade espiritual (hard to explain) que existe nesta banda.

Se estão à espera de riffs inovadores e passagens com grandes mudanças de tempo, cheios de ambientes complexos ou Xasthuricos......isto não é realmente para vocês.

Aqui encontram-se riffs simples que respiram bastante bem através da produção onírica apresentada. Já com algumas camadas de leads (guitarras, piano/sintetizador e algumas coisas que não consigo saber ao certo) e uma bateria bem mais variada, mas sempre simples e no plano de fundo. Os riffs da escola do Punk/BM continuam lá atrás e agora mais do que nunca estão misturados em ambientes que considero quase post-rock/indie(?)/whatever it is it's not metal but I like it a lot!.

A meu ver Nuit Noire tentou ser este tipo de banda, mas falhou por completo. Embora depois de ouvir este álbum venha a entender melhor os Nuit Noire (fase pós demo).

Não é um marco na história do BM, não é um álbum para impressionar. É apenas uma refratação humilde de uma sessão espiritual em que a linguagem é musica - e é algo bastante desprezado no mundo do BM (actual) o que me faz muita confusão, dado o BM existir com o objectivo de tocar num plano espiritual/transcender através da sua verdade.

Sem querer ser arrogante. Duvido que muitos gostem disto! Eu cá adoro e para mim aqui está a chave para um possível futuro do BM (uma faceta).
Quando se fala em um projecto experimental, esperamos sempre ideias novas mas algo desconexas. Neste caso a banda mostra uma coesão incrível com a sua experimentação. E um estilo de música intolerante, banhado no seu próprio ódio à vida viu o seu futuro.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Re: Circle of Ouroborus - Tree of Knowledge [ Black Metal Experimental]

Mensagempor diabox » quarta nov 04, 2009 10:04 am

o que conheço, gosto, na maioria...

se bem que nao é daquelas bandas que consiga ouvir todos os dias, incessantemente... ha ali algo, 'diferente', mas agradavel...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Circle of Ouroborus - "Tree of Knowledge"

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta nov 04, 2009 12:30 pm

Só conheço bem o Shores, dado que só recentemente é que comecei a ligar mais à banda. Apesar de não ter ficado particularmente bem impressionado por esse primeiro álbum (aquele registo vocal... nhé), já tinha ouvido opiniões bastante positivas acerca da banda e acho até que a banda já tem uma legião considerável de apreciadores dentro do underground. Tentei sacar um CD deles, creio que era o Streams, ao Shatraug, mas não cheguei a tempo. De qualquer modo vou tentar dar uma escuta às coisas mais recentes que têm recebido críticas interessantes, dado que despertou alguma curiosidade em mim, ainda por cima dizendo tu que ele desafina cada vez menos e que está a criar um ambiente de "sonho".

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta nov 04, 2009 1:21 pm

o problema para mim é mesmo o desafinar do gajo, fora isso bom som, isso de criar um ambiente de sonho não concordo, mas cada um tem os sonhos que tem, diria mais que tem umas texturas sonoras semi-flutuantes :lol: tenho de ouvir mais, tentar abstrair-me da voz.

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta nov 04, 2009 1:24 pm

p41nk1ll3r Escreveu:o problema para mim é mesmo o desafinar do gajo

Era a isso que me referia quando falei em "registo vocal". :)

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta nov 04, 2009 1:50 pm

o timbre do gajo tb é meio meh, mas o desafinar chegou-me a dar dor de cabeça.

Bubonic
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 29, 2006 2:53 pm
Contacto:

Mensagempor Bubonic » quinta nov 05, 2009 10:54 pm

Tenho a maior parte do material lançado pela banda, mas confesso que ultimamente, a lógica/ritmo capitalista deles me tem vindo a desiludir. Prova que o hype corrompe (quase) qualquer banda..

Uivo
Participante
Registado: segunda abr 21, 2008 10:09 pm
Contacto:

Mensagempor Uivo » quinta nov 05, 2009 11:35 pm

Eu conheço algumas pessoas que gostam da banda, acho que não são assim tão ignorados em Portugal. Basta fazer uma procura no tópico das ultimas compras que vês pelo menos 3 pessoas a comprar CoO (e nada foi comprado cá em Portugal). Os lançamentos deles também são limitados, alguns deles com alguma resistência ao fenómeno Blogspot, muito em voga no movimento underground.

Como já foi dito, a banda este ano exagerou nos lançamentos, cerca de 9, quase todos com distribuição fora da Europa, parece que infelizmente não estão a fazer musica para quem gosta, mas sim para quem pode e cada vez se tornam num fenomeno ebayistico infelizmente.

Quanto a este álbum, não é nenhum Streams que para mim é o melhor registo de CoO, mas continua a ser um registo muito acima da média (e com um formato físico muito bonito e caro...) Quanto à voz, acho que faz parte da magia.

The_MoBsTeR
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta dez 22, 2006 12:33 am

Mensagempor The_MoBsTeR » sexta nov 06, 2009 8:36 am

Eu na altura do dito split com Urfaust, ouvi aquilo e achei intragável, pensei "esta porra parece punk rock mal produzido", sou um caso perdido ou acham que eles merecem outra oportunidade minha? Na altura, não fui o único a achar o mesmo.

(nota: Gostei bastante do lado Urfaust, gosto de Urfaust, e também de Darkthrone e afins)
Imagem

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » sexta nov 06, 2009 12:48 pm

Bubonic Escreveu:Tenho a maior parte do material lançado pela banda, mas confesso que ultimamente, a lógica/ritmo capitalista deles me tem vindo a desiludir. Prova que o hype corrompe (quase) qualquer banda..

Eu simplesmente desligo-me disso, se não consigo acompanhar não acompanho. Eu simplesmente encaro que eles andam confortáveis no que fazem e andam a explorar mais. Dos lançamentos que tenho eles têm smp vindo a incorporar novos elementos, logo respeito este ritmo de criação deles.

Não é preciso falar de ZBT ou Drowning The Light.......isto sim é um verdadeiro ritmo capitalista. DTL lança 3 álbuns por ano e 5 demos.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes