Tenho que admitir que ando admirado com esta "reviravolta" no mundo do Scott Conner. Quando a banda apareceu adorei o "Nocturnal Poisoning" e o "The Funeral of Being". Por esta altura a banda estava rodeada de um hype sem precedentes como já não se via faz 10 anos e ele lançou (para mim) álbuns("Telepathic...","To Violate" e "Subliminal Genocide") completamente banais com apenas alguns segmentos interessantes. A banda não saía da mesma formula e já começava a chatear......sem contar com os clones!
Em 2007 ele lança o incrível "Defective Epitaph", que tinha umas ligeiras mudanças no som, contendo mesmo um riff genial de piano na música "A Memorial to the Waste of Life", juntamente com um ambiente mais doom e bateria acústica (etc...).
Embora tivesse ficado admirado com o esforço nesse álbum, não estava completamente convencido....afinal de contas foram 3 álbuns monótonos e splits que deixavam muito a desejar.
Passado 2 anos saiu este o "All Reflections Drained".
Não existem palavras! O ambiente está mto mais virado para o "dark ambient", a produção está mais limpa em comparação com os registos anteriores. O registo vocal passou para 2º plano, mas não em volume, em forma! Para muitos isto pode parecer mau, para mim foi mesmo um golpe de génio.
O ambiente está virado para o Doom (Funeral) com raízes fortes de BM (xasthuricas), envolvidas no clássico reverb das gravações de Xasthur.
Existe uma certa coincidência que não consigo evitar em rir-me sobre, que se depara com as semelhanças em ambiente deste álbum com o debut de Lurker of Chalice. Claramente o Scott jamais irá chegar aos pés do Wrest, a nivel de percussão e ritmo (bateria e baixo), mas é evidente que ele tem andado a ouvir muito esse álbum. A coincidência é que Leviathan / LoC jamais existiria senão fosse Xasthur, dado o Wrest ser um fã convicto de Xasthur desde o dia 1 e nunca escondeu a admiração pelo mesmo, especialmente em algumas músicas nas suas demos.
A única falha deste álbum é não existir aquele tipo de riffs como aquele que referi no álbum de 2007.
Creio que o Scott atingiu o auge da sua criatividade em termos de ambiência. Espero que o próximo álbum mantenha a mesma atmosfera, adicionando apenas riffs marcantes(que foi o grande forte do debut de LoC, um ambiente incrível e ainda conseguir ter riffs memoráveis).
A capa também me pareceu interessante.