Religulous

Hayao
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta mar 20, 2009 2:50 pm

Religulous

Mensagempor Hayao » terça mar 24, 2009 10:05 am

Não se já ouviram falar deste documentário, nem sei se já ouviram falar do Bill Maher... "Religulous" é um documentário feito pelo Bill Maher.
Bill Maher é um comediante que prima acima de tudo pelo cinismo com que aborda as questões, questões que são sempre de uma elevada carga de importancia, normalmente anda à volta de religião, política e economia! Pensem talvez num John Stewart mas um pouco mais cínico, cáustico e menos politicamente correcto!
O primeiro comentário que tenho a fazer ao documentário é em relação ao Bill Maher em si, que desta vez pareceu-me muito contido em comparação ao que já o ouvi dizer.
Passando ao documentario propriamente dito, como podem retirar pelo nome é um documentário sobre religião. Mais prompriamente sobre o ridículo presente na religião. Religion+Ridiculous=Religulous!
Em Religulous, Bill Maher conversa com várias pessoas ligadas a diversas religiões, dando um pouco mais de "tempo de antena" aos cristãos. Fala com personagens estranhas como um porto-riquenho que diz ser a segunda vinda de Jesus, pois é descendente directo deste. Há um rabi que é contra o estado de Israel e há mesmo uma entrevista ao líder da Igreja do Cannabis na Holanda.
A maioria das conversas é bastante entretida mas pouco providas de interesse. Digo isto porque Bill Maher procurou pessoas pouco abertas a novas ideias, pouco capazes de pensar para além da "caixa" na qual se inserem, pouco capazes de discutir e debater e pouco capazes de defender os seus ideais de uma forma inteligente e credível. Ou seja, Bill Maher procurou pessoas ridículas para expor o rídiculo, tal como ele pretendia. Em minha opinião se ele tivesse procurado pessoas com mais capacidade de argumentação e tivesse exposto o ridículo através destas acho que a mensagem poderia ser mais forte e marcante, embora não tão imediata e fácil de captar. Contudo houve algumas das entrevistas que estiveram perto disto mas foram pouco aproveitadas!
Resumindo, acho que o documentário entrega-se um bocado ao facilitismo e acaba por ser bastante superficial.
Em termos de filmagem e montagem propriamente ditos, Religulous assemelha-se ao trabalho de Michael Moore.
Em jeito de conslusão embora pudesse ter sido mais, Religulous é uma obra interessante e válida. Recomendo.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Re: Religulous

Mensagempor Brilhando » terça mar 24, 2009 10:15 am

Também vi imensa propaganda no Daily Show há uns meses. Deve ter o seu quê de entretenimento, mas para mim chega-me isto que escreveste para não lhe dar mais valor do que isso:

Resumindo, acho que o documentário entrega-se um bocado ao facilitismo e acaba por ser bastante superficial.
Em termos de filmagem e montagem propriamente ditos, Religulous assemelha-se ao trabalho de Michael Moore.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça mar 24, 2009 10:29 am

Hayao Escreveu:Ou seja, Bill Maher procurou pessoas ridículas para expor o rídiculo, tal como ele pretendia. Em minha opinião se ele tivesse procurado pessoas com mais capacidade de argumentação e tivesse exposto o ridículo através destas acho que a mensagem poderia ser mais forte e marcante, embora não tão imediata e fácil de captar.

Provavelmente porque aí seria mais complicado expôr o dito ridículo...
Gostei de ver alguns dos espectáculos de stand up que ele tem, quanto ao filme, tenho tanta coisa que gostava de ver no cinema, que este não faz parte da minha lista imediata... :lol:

Nephesh
Participante Inspirado(a)
Registado: terça mar 24, 2009 9:16 am
Contacto:

Mensagempor Nephesh » terça mar 24, 2009 10:55 am

Quando li isto

Bill Maher é um comediante que prima acima de tudo pelo cinismo com que aborda as questões, questões que são sempre de uma elevada carga de importancia, normalmente anda à volta de religião, política e economia! Pensem talvez num John Stewart mas um pouco mais cínico, cáustico e menos politicamente correcto!

Ganhei interesse no decumentario... mas isto

Bill Maher procurou pessoas pouco abertas a novas ideias, pouco capazes de pensar para além da "caixa" na qual se inserem, pouco capazes de discutir e debater e pouco capazes de defender os seus ideais de uma forma inteligente e credível. Ou seja, Bill Maher procurou pessoas ridículas para expor o rídiculo, tal como ele pretendia.

fez-me perder o interesse, mas tendo tempo talvez de uma espreitadela...

bassbart
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 26, 2005 7:44 pm

Mensagempor bassbart » terça mar 24, 2009 11:38 am

O seu maior trunfo é ser incrivelmente engraçado.

Aquela cena como os motoristas de camiões. Sem palavras.

Hayao
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta mar 20, 2009 2:50 pm

Mensagempor Hayao » terça mar 24, 2009 12:02 pm

Sim, a parte com os motoristas de camiões, ou camionistas se preferires :p , é engraçada! Eu também achei piada ao "ex-gay" e ao inventor judeu... Não discordo contigo, de facto ele tem graça! Mas não achas que podia ter feito mais?

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça mar 24, 2009 12:14 pm

Daquilo que pude ver em algumas das entrevistas que deu, atendendo a que o objectivo do "documentário" é precisamente ridicularizar as diferentes religiões (embora aparentemente caia mais em cima da católica...as usual), imagino que o método mais eficaz seja precisamente esse, encontrar aquelas figuras mais tresloucadas e absolutamente surreais e deixá-las fazer grande parte do trabalho... :lol:

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes