Asva - "What You Don't Know Is Frontier"

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Asva - "What You Don't Know Is Frontier"

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sexta mar 06, 2009 11:07 am

Imagem

Descobri os Asva poucas semanas antes de saber que iriam ao Barroselas, através da Terrorizer. Estava a ver os Tops de 2008 e encontrei lá o Top do José Carlos Santos, por quem eu nutro um certo apreço. Ao ver lá Asva com este álbum decidi obviamente ver de que se tratava e após uma primeira audição constatei que de facto se trata de um trabalho fabuloso.

Asva é uma banda que conta/contou com vários membros ilustres de bandas de qualidade inquestionável como Sunn O))), Faith No More, Wolves in the Throne Room e mais umas. O estilo tocado por eles é um drone/doom com requintes electrónicos muitíssimo interessantes, que tornam a sua sonoridade bastante peculiar (pessoalmente nunca tinha ouvido algo assim parecido, mas também não sou a pessoa ideal para fazer o tipo de juízos que poderia definir esta sonoridade como "única").

"What You Don't Know is Frontier" é uma maratona droniana de contornos assombrosos e que se inicia com duas faixas que dão o mote para o resto do álbum conseguindo criar um suspense sustendado por longas linhas de baixo pautadas por arranjos electrónicos que diria, quase orquestrais e ajudados por uma bateria que ecoa pesadamente pelo ar. "A Game In Hell, Hard Work In Heaven", a terceira incursão neste estilo, apresenta duas enormes surpresas constituídas por uma surpreendente performance vocal (a única em todo o álbum) feminina que parece ter uma suava inclinação africana ou asiática, não sei definir bem. Lá mais para o fim somos confrontados uma explosão de sensibilidade quase "black metaliana", agarrando o ouvinte pelas partes baixas.

"A Trap For Judges" é a amostra final do álbum que por esta altura já se avizinha como um clássico, começando de modo discreto, embora gradualmente evoluindo com demonstrações distorcidas de guitarra emparelhadas com mais pormenores electrónicos e terminando com teclados majestosos e épicos a fazer lembrar os momentos finais da conhecida faixa clássica de 2001: Odisseia no Espaço (que não me lembro do nome agora, infelizmente, mas que penso ser de Richard Strauss).

O que achei espectacular mesmo foi este álbum ser capaz de agarrar o ouvinte de uma maneira delicada sem nunca o deixar perder-se, conseguindo manter a atenção durante mais de uma hora, o que para algumas pessoas pode ser difícil, dado a sonoridade relativamente monótona do drone.

Mais alguém ficou de queixo caído ao ouvir isto?

Ouvir estas faixas ao vivo no Barroselas este ano promete vir a ser algo de verdadeiramente inesquecível.

http://www.myspace.com/asvaband

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Re: Asva - What You Don't Know Is Frontier

Mensagempor BloodTells » sexta mar 06, 2009 1:10 pm

Existe uma crítica ao disco num dos números da LOUD! do ano passado e parece-me que tiveram boa nota, se bem me lembro...

Já os conhecia há um par de anos e já têm mais alguns trabalhos que entram bem numa onda post-wtv. :beer:

Dracula with Glasses
Participante Inspirado(a)
Registado: terça abr 25, 2006 2:57 pm

Mensagempor Dracula with Glasses » sexta mar 06, 2009 5:13 pm

Asva é genial!Um dos melhores de 08!

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado mar 07, 2009 1:06 pm

Dracula with Glasses Escreveu:Asva é genial!Um dos melhores de 08!

Definitivamente... :)

Re: Asva - "What You Don't Know Is Frontier"

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta mar 11, 2009 6:29 pm

Não sei como é possível esta pérola passar ao lado de tanta gente...

Ao menos eu vou curtir de certeza no SWR.

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » quarta mar 11, 2009 6:35 pm

Adorei o álbum quando saiu, depois esqueci-me completamente dele, nem sequer o pus no meu top de 2008 quando ficava easily nos 15 primeiros. Vamos lá recordar...
Assez lent, si vous le voulez bien.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta mar 11, 2009 6:52 pm

Quando ouvi achei uma decepção, até elegi como uma das decepções de 2008. Não que o álbum seja particularmente mau, mas esperava muito mais de uma banda com elementos que pertenceram a Burning Witch e Sunn O))).

Vou ouvir outra vez, a ver se é desta.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes