Cerca de um ano depois de terem lançado o sólido e interessante The Somatic Defilement (31 Julho/8 de Julho) os Whitechapel presentearam-nos com um novo álbum de nome This is Exile. Whitechapel que até então eram para mim uma das mais interessantes propostas de deathcore, lançaram este segundo longa-duração que se veio a revelar como uma desilusão relativamente grande.
Em This is Exile não há aquela ferocidade doentia que os destacou durante algum tempo da maioria dos projectos deste "infâme" género, já que as principais ideias presentes em The Somatic Defilement (TSD) encontram-se copiadas para este novo álbum, com zero alterações, sendo o pensamento "eu já ouvi isto no TSD" uma constante ao longo da sua audição. Nada aqui impressiona e aquela atmosfera suja que se agarrava ao ouvinte como uma carraça, foi subtituída por uma produção demasiado limpa e "bonitinha" que só vem a aproximá-los dos já milhões de bandas a praticar este género.
E não são só os riffs de guitarra e os breakdowns que soam vazios (até quando não são copiados), pois até o registo vocal parece bastante brando em demasiadas ocasiões. Para piorar as coisas, o conteúdo lírico foi radicalmente alterado, constituindo uma das maiores decepções para mim. Claro que as letras gore baseadas nos crimes perpretados por "Jack o Estripador" encontradas em TSD não são particularmente estimulantes a nível mental, mas continham uma certa identidade e estilo de escrita que os separava de congéneres mais próximos (Waking the Cadaver, Carnifex).
Decidi abrir o tópico pois sei que há por aí alguns fãs desta banda e gostaria de saber o que acharam deste álbum.
http://www.myspace.com/whitechapel