Já a algum tempo que andava para fazer uma critica a este album, mas só agora ganhei coragem, ainda á 2 dias atras fui ao Blog da Amplificasom ver se ganhava inspiração, mas nao ajudou muito apesar das criticas todas elas muito positivas em relação a este album,indo directamente ao assunto, os Mono sao uma das senao mesmo a melhor banda da actualidade dentro do chamado Post rock, a forma caracteristica como a banda o faz já se tornou algo proprio sabemos logo que estamos a ouvir Mono.
Esta banda tem uma discografia de meter inveja e o album anterior a este era para mim possivelmente o melhor album de post rock que tinha ouvido desde o Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven dos deuses Godspeed you! Black emperor, mas este ultimo nao lhe fica nada atras alias possivelmente até o supera, mas isso o tempo o dirá.
O que se ouve aqui é algo de intenso, depressivo, melancolico mas tao belo e sentimental, mais uma vez somos atingidos por alguns dos riffs de guitarra mais geniais algum dia criados, arrepiantes é o minimo que se pode dizer, como disse o Underoath "guitarras contadoras de historias" frase com a qual concordo, alias ao por Play neste album só apetece fechar os olhos e deixarmo-nos levar numa historia que tem tanto de triste como de incrivelmente bela, os Mono sao mestres em criar aqueles crescendos de intensidade tao caracteristico do Post rock, muitas das musicas acabam de uma maneira tao pesada e sufocante que só visto, ainda para mais com tudo o que se passou antes, a maneira como eles nos guiam pelas musicas é algo de incrivel e assustador.
Nesta banda todos os instrumentos sao tocados de uma forma tao apaixonada por gente com amor á arte e que sabe o que faz, os "jogos" de pratos que o baterista faz é algo de surreal, já para nao voltar a falar das guitarras, mas para além dos instrumentos normais, eles ainda adicionam alguns tradicionais japoneses bem como o facto de terem tido a contribuiçao de uma orquestra, chega a ser de outro mundo o que está mistura proporciona, muita gente que adora musica classica ia-se passar com isto, digamos que um pouco á imagem dos GY!BE.
Um album épico e grandioso é o que nos é apresentado, é dificil estar a destacar musicas pois este album é daqueles para ouvir do principio ao fim, e se possivel ouvi-lo de uma forma concentrada esquecendo tudo o que nos rodeia só assim ele faz sentido e só assim se torna o monstro que realmente é, gostava só de fazer uma menção especial para a faixa Burial at sea que é provavelmente a melhor musica algum dia feita por eles e que tem um ou dois riffs que sao impossiveis definir por palavras.
Se já os adorava agora ainda mais, sao sem duvida os dignos sucessores dos GY!BE no trono do Post Rock e cada vez mais uma das minhas bandas favoritas, está encontrado o album do ano para mim, um obrigado aos Mono por esta experiencia Transcendental dá gosto um gajo ser um apaixonado por musica só para ouvir obras destas.