The Ransack - "Vortex" (2009)

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

The Ransack - "Vortex" (2009)

Mensagempor death in geres » sábado fev 07, 2009 10:14 pm

The Ransack | Vortex

Azrael, o antecessor deste trabalho é sem duvida alguma dos meus lançamentos preferidos de sempre do panorama nacional!
Assisti a alguns excelentes concertos de apresentação do álbum, e apesar de ainda hoje não me fartar de o ouvir, já sentia a falta de novo material dos Ransack!
Depois de ver/ouvir algumas destas novas faixas ao vivo, a expectativa estava elevadissima, para ouvir o que aí viria a caminho...

Lembro-me de aqui há uns tempos (numa memorável noite que sem se dar conta se transformou em manhã) ter ouvido algumas faixas deste Vortex, ainda numa versão preliminar, e aí fiquei meio 'impaciente' por ver isto cá fora!
Os esboços das musicas estavam mesmo muito potentes! Uma sonoridade Ransack sem duvida, onde se notava alguma evolução desde o Azrael... mais melódico e simultaneamente bem mais brutal, mais pesado!

Como quem se ilude muito acaba por ter grandes desilusões (e não aceito bocas sobre futebol), aquele 'esboço' pareceu-me excelente, mas com sensatez, fiquei á espera da versão final e de algumas escutas, pois podia ser tudo fruto da 'fome' de novo material de Ransack!

Aqui á uns dias, finalmente!, tive a oportunidade de ter uma cópia do Vortex!
E por isso, agora sim, vamos ao que me levou a abrir este tópico:
a critica ao álbum!

Desde logo começo por destacar o trabalho do Nuno Silva, o artwork está simples, mas nada simplista, gosto bastante, a imagem da capa dá-me a nitida sensação de um furacão... de devastação... o que pode ser, e é mesmo, um prenuncio ao que nos espera musicalmente!!
Ao contrário do Azrael aqui podemos ler as letras sem grande esforço...

O caos sonoro com que somos brindados pelos Ransack não podia ter titulo melhor para a faixa inicial "Chaos", uma faixa com pouco mais de 5 minutos, 1.5 deles com uma intro muitissimo bem conseguida... depois dessa intro é sempre a dar-lhe...
Grande solo de guitarra logo a abrir... até guincha a Ibanez...
Tema bastante rápido, onde o Zeus tem pouco descanso, visto o ritmo da bateria ser um tanto ao quanto frenético, com um ou outro break encaixados mesmo no momento!

No segundo tema, intitulado "The Plague" pouco tempo para respirar temos... é muito bem esgalhado logo desde o seu inicio... e aqui entram os convidados para o álbum, nada mais nada menos que o Senhor Rui Duarte, que tem uma boa prestação em dueto com o Shore. Este é mais um tema onde lá pelo meio se pode ouvir de novo uma guitarra em alta chiadeira... já tive a oportunidade de ouvir esta ao vivo... e resulta muito, muito bem!

"Red Avatar" é o terceiro tema, bem ao gosto dos fãs do headbang, é daqueles temas que faz um gajo como eu ter saudades da longa guedelha... o riff da guitarra é bem viciante e aqueles blastbeats lá pró fim ficam a matar também!

O quarto tema começa com uma cena de um filme... uma intro S-O-B-E-R-B-A, sem duvida, depois dessa intro temos aquele que é o meu tema preferido do álbum, "Slaves Of Creation" neste tema temos grande breaks... temos um riff espectacular... temos grande solo... temos uma excelente prestação vocal... temos blastbeats... temos muita coisa... e o melhor de tudo é que não parece uma salada... cada pormenor está metido na altura exacta, fazendo com que estes 4:20 sejam excelente! Grande devastação mesmo!
Slaves Rebellion
Scream For Freedom
Scream For You

"Play Me When I'm Dead" é a faixa que se segue... onde temos como convidada Elisabete Silva, com um timbre de voz absolutamente delicioso. Aqui o ritmo abranda, esta faixa é numa toada bem mais calma que o resto do álbum, arrisco-me a dizer que esta talvez seja a maior surpresa do álbum, é no entanto uma faixa deliciosa com méritos para ser ouvida numa qualquer rádio! A par do titulo, adoro a letra desta faixa!!

Logo de seguida podemos ouvir algum exotismo na abertura de "Flesh Wound", e desengane-se quem puder pensar que daqui para a frente os Ransack tiram o pé do acelarador, esta faixa tem um ritmo forte também, bastante melódica, é certo, mas com muito peso! É daquelas que ao vivo também causa grande caos na plateia!

Bárbara Carvalho é a convidada em "Eternal", com o seu violino! Felizmente ouvi a faixa sem saber que lá ia ter violino, porque se calhar podia ter estranhado a ideia de imaginar violino com Ransack... mas a verdade é que este tema é dos pontes fortes de Vortex, sem duvia! O ritmo do violino entra muito facilmente no ouvido, já dei por mim várias vezes a trautear este ritmo... As guitarras estão lá na mesma, com grande peso e a bateria também manda grandas descargas!

"Room 46" é a faixa que se segue, sem tirar o pé, começa logo a alta velocidade, com mais um bom trabalho de bateria e excelentes as guitarras aqui, uma vez mais! Outro grande tema para abanar a guedelha até não poder mais! Grandes mosh se vão formar quando esta faixa for tocada!

A faixa numero nove do álbum, intitulada "Virus", começa mais uma vez a partir tudo, com algumas quebras no ritmo lá mais para o meio, nesta podemos ouvir um riff de guitarra bem frenético novamente! Segue a linha do álbum, apesar de já ter sido composta há mais tempo, conjuga o peso com a brutalidade de uma forma eximia!

E assim quase sem se dar conta já estamos na ultima faixa deste disco:
"Blizzard", começa com algums 'suspense' até que ás páginas tantas encontramos os Ransack com uma grande agressividade, e a tocar bastante rápido! Esta musica está muito bem estruturada, tudo entra no momento em que é 'pedido'! Destaque para o convidado Pedro Mendes que tem um grande solo na parte final da musica que só dá vontade de fazer uma coisa:
voltar a premir o Play, e ouvir novamente o álbum!

Mais sintecticamente:
este álbum é The Ransack, sem duvida, este é o som deles!
Quando comparado com o anterior nota-se logo uma grande evolução!
Nestas coisas da musica tudo é muito relativo, mas penso que com este segundo longa duração vão chegar a mais sitios [Espanha e Grécia são apenas o inicio!].
A qualidade está lá toda, agora é só preciso ter aquela pontinha de sorte, mais que merecida por todo o esforço e dedicação!

Muita Força com a Máquina! :beer:

Opinião muito sincera de um amigo que não consegue deixar de ser fã!
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: The Ransack - "Vortex"

Mensagempor Wisdoom » domingo fev 08, 2009 7:04 pm

Muito bom!!Comparando com a estreia Azrael este album é sem duvida um upgrade bastante acentuado,muito devido á extrememente bem conseguida composiçao,produçao exemplar e claro,os convidados que enriquecem e muito este disco.A começar muito bem o ano nacional,agora é só conquista o mundo e dar muitos concertos,que é na estrada que se ve uma banda,força nisso Shore,Jay e companhia.

:metal:

Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm

Mensagempor Graveyard » segunda fev 09, 2009 10:35 pm

Bem para começar não ouvi o álbum, só ouvia as músicas que estavam no myspace, porque fiquei curioso em ouvir alguma coisa depois de ler review tão extensa do DIG (já agora parabéns assim é que se cria a curiosidade lol), realmente bons sons e por coincidência,tive com esse álbum a semana passada na mão, quando fui a FNAC do Chiado a semana passada, logo isto é mais uma forma de elogiar as músicas do myspace, e não o álbum em si, porque esse para o próximo mês já está na lista de compras obrigatórias :D ,e ai poderei dar a minha opinião mais completa. :metal:
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 5:57 pm
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » terça fev 10, 2009 12:14 am

Tenho estado a ouvir esta album nas últimas horas e pouco mais posso acrescentar à critica do DIG do que ouvi até agora, apenas realço alguns aspectos:
- O album está muito bom;
- Os convidados têm uma prestação excelente, e só tornam o album mais rico e consistente.
- Músicas que dei mais atenção: Chaos (que após Intro dispara para todos os lados o tal "caos sonoro", muito bem conseguida), Slaves of Creation ( ..."I don't know the future/I didn't come here to tell you how this is going to end/I came here to tell you how it's going to begin." E começa muito bem, e de resto o DIG diz tudo, esta música é viciante, and we are not "Wasting our precious time" ao ouvi-la), Play Me When I'm Dead (Teria sido uma supresa se tivesse ouvido o album na integra sem ter ouvido nada antes, e como já tinha ouvido no Myspace..., na altura ainda fiquei naquela mas como era só uma "música solta", mas está muito boa e a voz feminina dá uma atmosfera "muito sentida" à música), Flesh Wound (Inicialmente arrepiante, cito tema com "ritmo forte, melódico mas pesado"), Eternal (Muito boa a conjugação com o Violino, não me faz confusão nenhuma, aliás não tendo nada a ver com o assunto, a Mother North de Satyricon com Orquestra fica algo monumental, perdoem o aparte, a faixa traz diversificação ao album, algo novo e é de se lhe tirar o chapéu) e a Blizzard (aquele solo entra e encaixa-se perfeitamente na música, muito bom).
- A nivel lirico destaco a Slaves of Creation. "All that as been told is lies/ From the beginning of times/ In the fear of humanity/ God is a man born/...Face the truth now, our Gods are just lies/ We're living to die/ Wasting our precious time."

E até agora é tudo. E saliento o gosto da banda por fractais. :mrgreen:

Agora é continuar a ouvir, e dia 20 "ver" estes temas ao vivo. :metal:

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » sexta fev 13, 2009 2:28 pm

Muito superior ao Azrael.
Chegou há pouco no correio e ainda só tive tempo de ouvir uma vez, mas bastou para que a banda subisse uns pontos na minha consideração. Tinha gostado do Azrael mas, para mim, na generalidade, um álbum que seja apenas a esgalhar força e velocidade de princípio ao fim, perde sempre alguns pontos. Torna-se mais difícil de ouvir e satura a médio-prazo. Gosto disso, mas tem de haver mais qualquer coisa, seja uma intro com referências a outras sonoridades (sobretudo com instrumentos diferentes), uma ou outra música que cause um break no álbum, a inserção de elementos melódicos aqui e ali, etc. E este álbum tem disso. O tal break na Play Me When I'm Dead, o violino na música Eternal que ficou soberbo (parece logo outra música) e até tenho pena de não o ouvir em mais.
O álbum mantém a velocidade típica da banda mas colocando alguns elementos estranhos ao som, dá-lhe logo outra dimensão.

Estão lá e para a próxima multipliquem essas sonoridades sem nunca perder a essência da velocidade :beer:
Imagem

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quarta fev 18, 2009 10:55 pm

THE RANSACK - Vortex / 2009

Imagem

Após uma arrancada absolutamente arrasadora com 4 petardos onde os The Ransack atingem um nível elevado e seguramente a fase mais firme da sua carreira, Rui Duarte dos Ramp chega a marcar presença em «The Plague», chegamos a um inesperado dueto entre Shore e Bete dos Necris Dust, ...
[ 76 / 100 ]
ler mais

_sSnake_
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jul 16, 2006 2:04 pm

Mensagempor _sSnake_ » sábado fev 21, 2009 2:37 pm

À algum tempo que ando para fazer a minha crítica, mas tem-me dado a preguiça (e outras vezes, até me esqueço).

Spoiler: Mostrar
Shame on me :lol:

THE RANSACK - Vortex

Para começar, devo realçar o que toda a gente denota neste segundo albúm de originais..
Está bastante superior em relação ao primeiro, o que é bom, porque temos é de evoluir obviamente.
Mantém a mesma linha (é The Ransack, não haja dúvida), mas tem mais pormenor e melhor composições.
Não quer dizer que as outras malhas não tenham valor, porque têm BASTANTE, mas este albúm é um mimo :jam:
O Artwork é simples e directo. Suscita logo a ideia que álbum pretende transmitir.. Vortex. De facto, existe essa concepção no artwork.
Mas, deixemo-nos de conversa fiada e passemos então à avaliação do álbum (na íntegra):

Iniciamos o albúm com uma intro bastante agradável com cerca de 1:30min que nos vai ambientando para o que vem a seguir. Como disse o death in geres.. é o CHAOS !
Grande tema e grande entrada. Seco, agressivo, imperial.
Uma faixa com 4 minutos de grande jarda! Uma bateria muito forte e guitarras bem esgalhadas, formam um verdadeiro caos que faz justiça ao título do tema.
Destaco apenas um ponto negativo no finalizar do tema, em que existe um excesso de efeitos. Gostei das explosões e do ambiente em si, mas achei desnecessário o efeito vocal.
Ainda assim, é dos temas que mais gosto certamente.

Após a devastação que é o primeiro tema, entramos numa onda mais melódica mas nunca perdendo o peso sonoro com a música The Plague.
É neste tema que obtemos um primeiro contacto com os convidados. Neste caso, é o Senhor Rui Duarte de Ramp.
Devo dizer que estranhei a sua participação.. achei esquesito, mas após algumas audições, a cena começa a entrar na cabeça.
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Este som tem muito poder, riffs muito bem trabalhados e tem um tapping lá para o meio, que é fenomenal!!

É tempo para o terceiro tema.. Red Avatar!
Começa lindamente com altos harmónicos. Este tem bastante peso.. blastbeats e tudo mais.
Muito propício a ficar com dores no pescoço.. cuidado! :twisted:
Grande power.

Slaves Of Creation .. um tema que se pode ouvir no myspace da banda.
Uma intro muito bem conseguida.
Penso que está bastante completo e tem muito feeling!! Grande letra, grande som.

A próxima música é bastante interessante.
Play Me When I'm Dead trás-nos mais um/a convidado/a, de seu nome, Elisabete Silva (Necris Dust).
O instrumental deste tema está soberbo. Gosto mesmo bué! É carregado de sentimento e é completamente envolvente.
A voz da Bete (se é que mo permite chamar-lhe assim lol), encaixou muito bem. Tornou o tema ainda mais aliciante e muito doce.
O contraste ao estilo "A Bela e O Monstro" ficou bastante bom e penso que se enquadra muito bem no conceito do tema.
(Sim, o Shore é verdadeiramente um monstro! E não é pelo voz. Tipo, é mesmo feio :mrgreen: e não chores LOL).
Meio mórbido, mas ainda assim muito vivo, é o que tenho a dizer.

ADORO ESTA INTRO ! ADORO ! Simplesmente brilhante .
E é claro que falo na intro da 6ª música do albúm, Flesh Wound.
Mais um dos meus temas favoritos do álbum! Esta música é muito poderosa mesmo.
Mais uma vez.. melodia e peso, combinados de uma maneira brutal!
Nem tenho muito a dizer sobre isto, é BOM e pronto.

Eternal é a música que se segue.
Este tema tem uma parte melódica que é absolutamente brilhante!!
O violino da convidada Bárbara Carvalho dá um toque perfeito aos espectaculares riffs de guitarra.
Grande SOM !

Segue-se o tema, Room 46.
Gosto da letra desta música.. é bastante interessante! E o som é devastador.
Penso que existe um bom enquadramento entre letra e música. Estão perfeitamente de acordo.
Rápido e poderoso.

Virus ! Foi o primeiro tema composto já com o Zeus na formação. Um tema que revolucionou os The Ransack se não me engano.
Muito poderoso de facto. Apesar de já ter mais tempo que os outros temas do alinhamento, e confesso que fiquei surpreso mas ao mesmo tempo reticente com esta opção, penso que não comprometeu em nada e respeitou o conceito deste álbum. Achei muito bem.

O último tema chama-se Blizzard e descobrimos o último convidado do álbum.. Pedro Mendes.
Este tema está muito porreiro. Mais uma vez, rápido e directo. Tem um solo simplesmente FENOMENAL, demonstrando o que é a ARTE de tocar guitarra.
E finaliza o álbum da melhor maneira, com um som ambiente bastante bom, onde podemos relaxar deste Vortex sonoro que os The Ransack apresentam como o seu segundo longa duração.

Em suma, penso que este álbum é o passaporte para uma cena mais internacional. Algo que já merecem à muito.. tanto pelo esforço, como pela dedicação.
Penso que é uma banda com grande potencial (do melhor que se faz por cá) e deixo aqui os meus mais sinceros parabéns por todo o trabalho realizado, e em especial, este de que acabei de falar.
Um grande abraço e boa sorte para o futuro!

E não posso deixar de fazer minhas, as palavras do DIG:
"Opinião muito sincera de um amigo que não consegue deixar de ser fã!"

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » quarta fev 25, 2009 4:52 pm

Global Tone Escreveu:Depois da estreia «Azrael» editada em 2007, os barcelenses The Ransack firmaram-se como uma das mais importantes e surpreendentes bandas de death metal técnico e moderno nacional.
Agora, com o segundo disco «Vortex», o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Shore não apenas confirma o estatuto como dá um passo em frente, naquilo que parece ser um disco com potencial para sair das fronteiras nacionais e se posicionar na cena death metal internaconal.
Edição LIMITADA, com o EP de 2005 «Necropolis», num disco-bónus.
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta mar 04, 2009 6:14 am

É incrível a escalada desta banda. Acho que o primeiro concerto que vi deles foi em 2003 e desde então têm crescido mais que as crianças com danoninho. Vi em Setembro (outubro?) 2008 no porto-rio a banda a tocar alguns temas deste "Vortex" e achei demolidor e... francamente, (e enquanto os grog e goldenpyre não lançam nada de novo) não se encontra death metal deste calibre tão facilmente em portugal. Perdão, a nível internacional são também do melhor. Tenho é que comprar o cd (que ainda não ouvi) :evillol:

metal-man
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 15, 2008 1:02 am

metal-man

Mensagempor metal-man » domingo mar 08, 2009 1:49 pm

o album ta mesmo mto bom,parabens aos THE RANSACK por esta "bomba" ...certamente que entrara nos melhores do ano!

Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm

Mensagempor Graveyard » segunda mar 30, 2009 6:27 pm

Parecia que estava em dívida por não ter vindo dizer nada sobre o albúm, como tinha prometido a uns tempos atrás, não vou acresentar nada demais, porque tudo o que era preciso ser dito já o foi, só posso dizer que o albúm está muito bom, e não me o canso de ouvir, é algo fantástico, os Parabéns a banda! :metal:
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » segunda mar 30, 2009 8:38 pm

Converge Escreveu: francamente, (e enquanto os grog e goldenpyre não lançam nada de novo) não se encontra death metal deste calibre tão facilmente em portugal.

Agora fiquei por ouvir este álbum e esta banda. Portanto, se bem percebi, colocas The Ransack num patamar superior aos Theriomorphic? É que eu adorei o "The Beast Brigade". :metal:
Valfar, ein Windir

morbidcorpse
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 31, 2006 4:24 pm

Mensagempor morbidcorpse » segunda mar 30, 2009 8:44 pm

Enigma Escreveu:
Converge Escreveu: francamente, (e enquanto os grog e goldenpyre não lançam nada de novo) não se encontra death metal deste calibre tão facilmente em portugal.

Agora fiquei por ouvir este álbum e esta banda. Portanto, se bem percebi, colocas The Ransack num patamar superior aos Theriomorphic? É que eu adorei o "The Beast Brigade". :metal:

sao duas bandas bem diferentes... adorei a a "nova versao" da Virus sempre foi das minhas preferidas...
The seed of ignorance is born thou shalt not think, thou shalt conform
http://www.myspace.com/slowlywe_rot

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » segunda mar 30, 2009 10:37 pm

Ainda só tive tempo de ouvir as primeiras três faixas. Está bem interessante, diga-se.... :P
Valfar, ein Windir

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » terça mar 31, 2009 9:44 am

Com a ambiciosa estreia “Azarael”/2007, os THE RANSACK revelaram-se com uma das mais valorizadas e admiráveis bandas de Death Metal técnico e moderno Nacional. Subsistindo como um dos colectivos mais activos do meio underground, o quarteto de Barcelos organizou o seu calendário entre os concertos de promoção ao álbum, e as frequentes passagens pela sala de ensaio para arquitectarem um digno sucessor.

Mais melódico e conjuntamente mais pesado e brutal, desde a segunda quinzena do mês de Fevereiro o novo “Vortex” está disponível para consumo imediato. Sempre em crescendo de forma, os THE RANSACK consolidam o estatuto adquirido há dois anos e arriscam outra diversidade com o factor surpresa a funcionar em pleno.

A perseverança invejável e reconhecido empenho levou o legado Português a uma autêntica devastação sonora com a colaboração de outros nomes desta indústria – Rui Duarte (RAMP), Pedro Mendes (Ultrasound Studio), Elisabete Silva (NECRIS DUST) e Barbara Carvalho (GODOG) – que dão outro matiz a um álbum assaz criterioso entre o peso e a brutalidade:

Este caos sonoro com duração de 40 minutos tem tudo o que se pode esperar de um trabalho desta modalidade. É instantâneo, convulso, tem riffs viciantes, blastbeats, breaks, solos e vozes ajustadas com muito potencial para fazer também carreira além fronteiras, desde que a sua propagação seja conivente com o nível que indubitavelmente merece.

Em: Perigo de Morte
:arrow: http://perigo-de-morte.blogspot.com/200 ... -2009.html
Imagem

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes