A revista Kerrang! decidiu lançar na edição de 16/07 um cd de tributo aos Maiden. Nada de novo até agora, dada a quantidade disponível de tributos a esta banda.
A novidade tem a ver com alguns nomes sonantes (não muitos!) que integram o tributo. Metallica, Dream Theater e Machine Head espicaçaram-me a curiosidade. Outros ficarão mais seduzidos com outros nomes: Avenged Sevenfold e Trivium, por exemplo.
Aqui vai a track list:
1 - Black Tide - Prowler
2 - Metallica - Remember Tomorrow
3 - Avenged Sevenfold - Flash Of The Blade
4 - Glamour Of The Kill - 2 Minutes To Midnight
5 - Coheed And Cambria - The Trooper
6 - Devildriver - Wasted Years
7 - Sign - Run To The Hills
8 - Dream Theatre - To Tame A Land
9 - Madina Lake - Caught Somewhere In Time
10 - Gallows - Wrathchild
11 - Fightstar - Fear Of The Dark
12 - Machine Head - Hallowed Be Thy Name
13 - Trivium - Iron Maiden
14 - Year Long Disaster - Running Free
15 - Ghostlines - Brave New World
Fiquei especialmente agradado pela inclusão de alguns temas que pessoalmente considero clássicos da dama de ferro e que são habitualmente esquecidos: To Tame a Land, Caught Somewhere in Time, Prowler e Flash of the Blade.
Os temas que recomendo são:
Metallica - Remember Tomorrow
Os Metallica decidiram thrashar um dos temas mais mellow dos Maiden. A escolha parece-me bastante interessante, devido ao desafio que representa. As partes mais rápidas estão muito bem conseguidas e ficaram mais pesadas.
Dream Theater - To tame a land
Imaculadamente executado, este tema ganha contornos arábicos semelhantes aos que a banda já incluiu em alguns álbuns seus. A execução do LaBrie mostra a interpretação que o vocalista fez da letra, dando maior importância a certas passagens. O resultado é o enriquecimento de um tema que já era um hino. Completamente viciante!
Madina Lake - Caught Somewhere In Time
Provavelmente o meu tema preferido de Maiden. Esta versão foi um choque da primeira vez que a ouvi. O tema foi americanizado, diria ainda mais foi "amaricado". A forma como o 1º/2º refrão são cantados põe-nos logo a pensar nas bandas que são paridas às dezenas nos EUA. Então porquê recomendar algo assim? Bom, o tema requer habituação (eu precisei!) mas quando olhamos o tema como um só e consideramos o crescendo da 2ª parte do tema apercebemo-nos de um sentimento melancólico muito interessante. A banda converte a parte final do tema num momento ligeiramente depressivo em jeito de despedida. No fundo, esta versão ganha muito por arriscar uma direcção diferente. É, juntamente com a versão de DTheater, uma das minha preferidas.
Machine Head - Hallowed be thy Name
Versão competente, mas apenas isso. Esperava, no entanto, que a banda tivesse carregado o tema com mais velocidade, especialmente na parte do solo.
Trvium - Iron Maiden
Apesar de não adiantar muito à versão original, a banda consegue injectar alguma velocidade e peso ao tema, especialmente graças ao vocalista. Não está mal.