Literatura - "The Da Vinci Code"

Ermo [RIP]

Literatura - "The Da Vinci Code"

Mensagempor Ermo [RIP] » sexta nov 19, 2004 2:14 pm

Tem sido dos livros mais falados ultimamente (inclusive acho que até vão realizar um filme sobre) ... para não falar da panopola de livros que foram feitos, logo após o sucesso de vendas, sobre os assuntos abordados neste mesmo. Aqui já alguém o leu ? Opiniões, critícas ... força.

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » sexta nov 19, 2004 2:29 pm

O filme é com o Tom Hanks e acho que vai sair já para o ano.
Queria ver se me emprestavam o livro, mas se calhar é melhor lê-lo depois de ver o filme, há mais possiblidades de gostar dos dois!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta nov 19, 2004 2:47 pm

O livro le-se bem.
Principalmente no inicio somos confrontados com "factos" bastante curiosos e "coincidências" que fazem pensar.

Em relação a um filme baseado no livro, vai dar cagada pela certa.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sexta nov 19, 2004 7:07 pm

O livro é realmente muito acessivel à leitura, isto porque a história é deliciosa. Acho que o livro se torna particularmente interessante quando as personagens começam a se envolver cada vez mais na história. Aliás um dos pontos na história que poderá gerar debate (e agora quem nao leu o livro que feche os olhos), é a discórdia entre revelar ou não o dito "segredo".

- É então a favor de os documentos Sangreal ficarem supultados para sempre ?

- Sou um historiador. Oponho-me à destruição de documentos, e gostaria muito que os estudiosos das religiões tivessem mais informação para ponderarem sobre a excepcional vida de Jesus Cristo.

- Está a argumentar de ambos os lados da questão.

- Estou ? A Bíblia representa um guia fundamental para milhões de pessoas deste planeta, tal como o Corão, a Tora ou o Canône Pali oferecem orientação aos crentes de outras religiões. Se a Sophie e eu pudéssemos descobrir documentação que contradissesse a história sagrada do credo islâmico, do credo judaico, do credo pagão, deveríamos fazé-lo ? Assistir-nos-ia o direito de agitar uma bandeira e dizer aos budistas que temos provas de que o Buda não surgiu de uma flor de lótus ? Ou que Jesus não nasceu literalmente de uma virgem ? Aqueles que compreeendem de verdade a fé que professam, compreendem que essas histórias são metafóricas.

Sophie parecia pouco convencida.

- Os meus amigos que são cristãos devotos acreditam de verdade que Cristo caminhou literalmente sobre as águas, transfomou literalmente água em vinho e nasceu literalmente de uma virgem.

- Exactamente aonde eu quero chegar. A alegoria religiosa tornou-se parte da tecitura da realidade. E viver nessa realidade ajuda milhões de pessoas a suportar a vida e a serem melhores.

- Mas segundo parece, a realidades delas é falsa.

Langdon riu-se.

- Tão falsa como a de uma criptóloga matemática que acredita que no imaginário número «i» porque ele a ajuda a decifrar cófigos.

Sophie franziu a testa.

- Isso não é justo.

Passou um momento.

- Qual era a sua pergunta, afinal ? - perguntou Langdon.

- Não me lembro.

Ele sorriu.

- Resulta sempre

Aqui está a questão. Com a possibilidade de arruinar de vez com uma Religião, que fariam voçês ?

Aphelion [RIP]

Mensagempor Aphelion [RIP] » sexta nov 19, 2004 7:44 pm

Arruinava a religião :roll:
Abomino religiões baseadas na adoração de entidades superiores não existentes, criadas para propósitios de algumas pessoas.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta nov 19, 2004 8:29 pm

Convem lembrar q é ficçao e nada mais q isso.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sexta nov 19, 2004 8:32 pm

Convém também dizer que não é somente ficção. Há factos.

http://www.danbrown.com/secrets/bizarre ... _code.html

E o que não faltam são livros abordar os factos por detrás da ficção. Basta procurar.

Aphelion [RIP]

Mensagempor Aphelion [RIP] » sábado nov 20, 2004 4:29 pm

Claro que muito é ficção, e claro que há muitas coisas que são obviamente verdade ou pura ficção nesse livro, mas se formos a ver, a biblia é a maior obra de ficção do mundo e nunca vi a receber criticas destas.... :roll:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sábado nov 20, 2004 5:48 pm

Nao estou a dizer q o livro é mau por ser ficçao, estou é a dizer q convem as pessoas terem em conta q é ficçao.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sábado nov 20, 2004 6:10 pm

Lord_Phobos, é escusado referires isso, no início do livro fazem questão de apontar os factos da história. É óbvio que o resto é ficção.

pelican
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 15, 2004 1:56 am
Contacto:

Mensagempor pelican » sábado nov 20, 2004 7:08 pm

é ficção e esses factos que estão nesse url são especulação
shred of light pinch of endless

-Edges-
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça ago 05, 2003 8:42 pm
Contacto:

Mensagempor -Edges- » domingo nov 21, 2004 9:25 am

Legião Escreveu:O filme é com o Tom Hanks e acho que vai sair já para o ano.
Queria ver se me emprestavam o livro, mas se calhar é melhor lê-lo depois de ver o filme, há mais possiblidades de gostar dos dois!

Não é com o Tom Hanks mas sim o Russel Crowe no papel principal :wink:
Pleasure = Pain x 2

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » segunda nov 22, 2004 2:50 am

Pois a questao é tomar "factos" especulativos como verdades so pq estao escritos algures. Se formos a pegar em todos os "factos" q estao escritos, entao o nosso mundo torna-s numa mega conspiraçao q em ultimo grau se move contra a nossa pessoa.

De qualquer das formas acho este livro é mais uma daquelas coisas profundamente irrelevantes. Ainda nem compreendi noq se foca ao certo.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » segunda nov 22, 2004 9:49 am

Não sei porquê, mas fico com a sensação de que nem leste o livro... :lol:

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » segunda nov 22, 2004 10:47 am

Não sei, só pode. Existem FACTOS por de trás do livro, quer acredites, quer não. Um exemplo disso é a existência do Priorado de Sião. Mas foda-se se não te deste sequer ao trabalho de ler o livro todo, não estou a perceber o que estás para aí a criticar.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes