Corpus Christii - "Rising"

Visitante

Corpus Christii - "Rising"

Mensagempor Visitante » terça set 25, 2007 1:25 pm

Actualmente Corpus Christii é uma das bandas mais interessantes da cena BM mundial,digam o que disserem gostem ou não.
Longe vão os tempos em que um dos objectivos primordiais era ser a banda mais extrema a nivel nacional e a bem da verdade foi conseguido de certa maneira,os albuns fora desta trilogia conseguiram captar toda essa envolvencia extrema, malevola e crua chegando mesmo a criar alguns verdadeiros hinos de BM verdadeiramente raivosos e maliciosamente tocantes e exemplo disso foram temas como o "Ave Dominii","All Hail....Master Satan" o "Lusitania" ou o "The Fire God".
Depois desta fase inicial a banda opta por desenvolver uma sonoridade algo diferente quer musicalmente quer liricamente dando origem a uma trilogia iniciada no album"Torment Belief" seguida pelo espectacular "The Torment Continues" e terminando agora na enorme surpresa que é o novo "Rising".
E se existem bandas que ao longo dos tempos vão conseguindo refinar o seu som CC passa a englobar esse restrito grupo de bandas de BM que realmente vale a pena ouvir e sentir um pouco toda aquela magnificiencia sonora embora tudo aqui se passe num plano demasiado pessoal da parte do principal mentor da banda,mas mesmo assim existem aqui muitos pontos em comum com muitos de nós,basta ter atenção a alguns promenores.
O album começa com uma pequena intro bem ao jeito do que algumas bandas de BM religioso comecaram por fazer e que começa já a ser habitual encontrar em alguns albuns.
Depois desta pequena nota de boas vindas as portas abrem-se para algo totalmente marcante,ao longo dos 13(por vezes não é azar este numero),temas que por aqui se ouvem.
A nivel instrumental o album é dos melhores que ouvi este ano vai beber influencias a muita banda de culto dentro do BM sejam elas mais antigas ou mais recentes.
Por vezes lembra um pouco as guitarras usadas no Pure Holocaust como a seguir parece que estamos no meio de um album de Ondskapt ou Sargeist ou até mesmo DsO antigo,embora no Rising as coisas não sejam tão lineares quanto isso.
Encontra-se aqui muitas referencias a outros estilos como o Doom o que a meu ver ainda vem acrescentar mais grandiosidade ao album.
Geralmente existem muitos albuns de BM que a nivel instrumental são "toscos" mas por vezes existem outras coisas que os conseguem redimensionar para outros caminhos tornando-os interessantes.
Aqui não se passa isso não existe repetição de ideias e monotonia é algo que não se ouve.
Essa tal nova dimensão sonora e mistura de sons vem dar uma lufada de ar fresco a musica tanto somos arrastados por riffs tocados a velocidade da luz como a seguir a melodia depressiva e a junção voz faz-nos abrir os olhos,existem aqui temas muito bem conseguidos e riffs marcantes.
E por falar na voz é na minha opinião o trabalho mais intenso feito até hoje pelo Nocturnus,nota-se que o homem mete sentimento naquilo que diz e se ja o fazia nos anteriores trabalhos aqui as coisas entram noutro patamar.
È um album tormentuoso, agoniante e quase perfeito no que toca a este estilo de musica, demasisado negro por vezes mas a meu ver não é algo que o estrague alias ainda bem dar mais vida ou neste caso morte aos sons que saem das colunas por vezes hipnoticos e provocantes de um certo mal estar mental.
Mas não será isto uma das essencias principais do BM?
Destaque tambem para as tais partes meio Doom inspired que se ouvem por aqui por vezes saindo mesmo do nicho Black metaleiro da banda mas que as torna em pequenas peças de introspecção misantropica demasidao pessoal mas nada intransmissivel.
Sente-se a dor no ar,sente-se morte,sente-se tristeza sente-se desgosto do mundo que nos rodeia mas fica uma sensação muito forte.
Algo do genero se em vez de cairmos para o Abismo nos elevase-mos nele e acabarmos por encontrar uma especie de ressureição.
Depois dos anteriores albuns este actua como uma especie de Funeral e Ressureição ou até mesmo Libertação para final a trilogia.
Um album que os irá estabelecer ainda mais num dos tronos do BM mundial e é talvez o melhor album de BM lançado até hoje por uma banda nacional e sem duvida um dos mais poderosos que ouvi este ano dentro do genero,seja a nivel musical seja em termos de feeling.
Myspace
Imagem

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » terça set 25, 2007 3:15 pm

Boa review!

Podias ter feito era referência ao tema para o fim, "Gorgoroth - Possessed style".

O album está realmente bastante bom e variado! Mas ainda quero ouvir com mais calma.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça set 25, 2007 5:16 pm

Agora que já é oficial a saída do álbum, aqui vai resumidamente.

É sempre complicado ser imparcial quando se é próximo da pessoa que cria, mas acho que a parcialidade não é propriamente um problema. Vejo este álbum como um reflexo de quem o criou, os aspectos mais íntimos guardo-os para mim, mas resumidamente acho este um grande álbum. A primeira fase de CC pouco me diz, e para mim pouco mais tem para oferecer do que alguns bons hinos para tocar/ouvir ao vivo, quanto a esta trilogia acho que desde o inicio elevou a banda para outro patamar e o “Rising” será sem duvida o ponto mais brilhante.

Grande atmosfera, cheia de contrastes, momentos que impressionam pela fluência e outros que embora menos interessantes ajudam as musicas a ganharem mumentum. A voz do NH está melhor que nunca e na maior parte das vezes é tão importante como qualquer outro instrumento. O baterista também acho que foi um bom achado aqui por terras lusas e a própria prod. acaba por resultar mt bem e dentro do género será também, assim com o álbum (é aqui que discretamente “declaro” este como O álbum de BM em Portugal, embora pouco sentido faça contextualizar a banda no meio Português), a melhor que se fez por cá.

Para terminar deixo só a frase que me vem à cabeça ao ouvir este álbum e que acaba por ser o meu subtítulo pessoal , “Of Torments and Grace”. Acho que resume bastante bem a coisa.

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » terça set 25, 2007 6:38 pm

Phobos Escreveu: A primeira fase de CC pouco me diz, e para mim pouco mais tem para oferecer do que alguns bons hinos para tocar/ouvir ao vivo, quanto a esta trilogia acho que desde o inicio elevou a banda para outro patamar e o “Rising” será sem duvida o ponto mais brilhante.
Eu é o contrário, gosto muito do material feito pela formação original enquanto os 2 primeiros albuns da trilogia não me dizem muito. Recebi este album hoje, ainda só o ouvi 1 vez (mas ouvi bastantes vezes os temas no myspace) mas já posso dizer que desde o "The Fire God" que não gostava tanto de um album de Corpus Christii. Excelente!

nekrogoat heresy
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 18, 2006 3:01 pm
Contacto:

Mensagempor nekrogoat heresy » quarta set 26, 2007 8:31 pm

Recebi hoje o CD!
Para primeira impressão, estou bastante satisfeito!
Um álbum bastante variado!
Este "Outro" tem qualquer coisa de perturbador...
Nekrogoat Heresy Productions
www.nghproductions.net

T.C.O.

Sothis
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 17, 2004 5:51 pm
Contacto:

Mensagempor Sothis » quarta set 26, 2007 9:36 pm

Jé tenho o album, na minha opinião é sem qualquer duvida o melhor album de CC, muito intenso e variado, excelente trabalho

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta set 28, 2007 11:38 am

CORPUS CHRISTII - Rising / 2007

Imagem

A par das agonizantes estruturas e devaneios misantrópicos, próprios de um Black Metal mais directo e cru, muitos dos temas caminham por percursos mais elaborados e que tornam esta audição de quase 1 hora, uma actividade nada aborrecida. [ 8 ]
ler mais
Última edição por Bronze [RIP] em sábado set 29, 2007 8:24 am, editado 1 vez no total.

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » sexta set 28, 2007 12:27 pm

Bronze Escreveu:a exímia execução de Menthor

WTF! Não fazia ideia :|

Pathologist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 15, 2007 10:51 pm
Contacto:

Mensagempor Pathologist » sexta set 28, 2007 6:58 pm

Bronze Escreveu:Como o próprio nome indica, desta feita os Corpus Christii elevam-se para uma nova dimensão.

Ditto. Gostei, se bem que não seja totalmente do meu agrado. Mas está puro , variado e denota uma fase de grande maturidade da banda.
Última edição por Pathologist em sexta set 28, 2007 8:12 pm, editado 2 vezes no total.
joaoribeirophotography.pt.vu :: UPDATED @ 06/12

Lord Marduk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta fev 17, 2006 4:04 pm

Mensagempor Lord Marduk » sexta set 28, 2007 7:59 pm

Estou curioso para o ouvir

PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Mensagempor PhiLiz » segunda out 01, 2007 5:57 pm

Depois de já ter de alguma forma absorvido este trabalho, tenho a dizer que é a melhor hora de Black Metal ouvida por mim este ano.
Uma experiência de negritude agonizante e intensa que coloca 'Rising' num patamar tão brilhante como os últimos trabalhos, não menos geniais, de Corpus Christii.

Cheio de excelentes riffs, uma voz versátil e poderosa, bem como toda uma parte rítmica bastante presente, acho que o que acima de tudo sobressai é a envolvência do álbum. É doloroso, sem dúvida, mas é igualmente majestoso e apresenta toda a "beleza" (à falta de melhor termo) dos sentimentos negativos transmitidos.

Todas as faixas estão a um grande nível, mas destaco especialmente "Revealed Wounds". Seis minutos de pura melancolia.

Mais um grande álbum da principal referência do Black Metal em Portugal.
Imagem

Kafka
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quinta jul 12, 2007 1:40 pm

Mensagempor Kafka » segunda out 01, 2007 8:39 pm

Fuck... e a minha cópia que nunca mais chega, vamos lá ver se não sou um dos tristes contemplados com a paragem entre 4 e 16 de outubro da NP, e só o receba depois

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » quarta out 03, 2007 1:01 pm

Pela primeira vez nao consigo "entrar" num album de uma das minhas bandas preferidas de BM da actualidade ás primeiras audiçoes!As musicas do MS sao sem duvidas,para mim,as unicas que me entraram á primeira.É um album a ser descoberto aos poucos.

Nota:a bateria nao foi apenas gravada pelo Menthor,o proprio NH gravou parte dela.

Kafka
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quinta jul 12, 2007 1:40 pm

Mensagempor Kafka » quarta out 03, 2007 9:37 pm

Já estáva a ficar impaciente... mas já chegou, e em boa hora veio, estava mesmo a precisar de culmatar a falha de ainda só ter absorvido os três temas de apresentação.

Numa fase incipiente direi que de facto está um excelente trabalho, Portentoso, não no sentido mais "puro" e "duro" da palavra, mas sim (como já alguém aqui referiu) na forma com consegue criar uma envolvência ambiental que misturada com um voz marcante projectando uma mensagem forte e uma instrumentalização a todos os níveis irreprensivel e majestosamente criada, nos consegue agarrar visceralmente, não se esgotando às primeiras audições e permitindo a sua perpetuação ao longo do tempo.

Uma experiência altamente recomendável algures entre o "sagrado e o profano"...Ou será para além disso?

Amen C.C.

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » quinta out 04, 2007 3:23 pm

nekrogoat heresy Escreveu:Recebi hoje o CD!
Para primeira impressão, estou bastante satisfeito!
Um álbum bastante variado!
Este "Outro" tem qualquer coisa de perturbador...

O 'outro' está a mais no álbum, na minha opinião...

O álbum no geral está muito bom e para mim é o mais pesado da banda até ao momento.

É na onda do 'Torment Belief' só que ainda mais extremo.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes