Nos últimos tempos tenho-me deparado com lançamentos nacionais de surpreendente qualidade. Quer em termos de uma produção mais profissional, quer em termos musicais, os lançamentos nacionais têm crescido bastante. Nomes como Process Of Guilt, If Lucy Fell, Larkin, Men Eater, entre outros lançaram álbuns que nada ficam a dever ao que se faz lá fora. E as coisas têm tendência para melhorar com os novos registos dos Before The Rain, Oblique Rain, etc.
A juntar a estes nomes, surgem do nada os Monogono com o seu álbum de estreia "Amuk". E que álbum!
Os italianos Ephel Duath (tal como uns D.E.P, Meshuggah ou até Mr.Bungle aqui e ali) são um dos nomes que me vêm à cabeça quando ouço o álbum, pela forte componente "jazzistica" presente. Aliás, à semelhança dos anteriormente citados, os membros desta banda têm formação no jazz, o que em muito contribui para o excelente resultado final.
Chaotic Jazz Metal assenta bem ao tipo de som que os Monogono praticam (eu assim os gosto de definir).
A excelente "Atrás do nada" pelo seu incrível sentido melódico, o instrumental "The endless trip part I" ou a caótica “Inner Epiphany” onde o Mr.Patton vem à cabeça por breves segundos, são algumas das malhas que compõe este excelente "Amuk".
Por vezes vemos por aqui pessoal a elevar bandas a estatuto de deuses, devido aos orgasmos musicais que estas nos presenteiam. Não se esqueçam é que por cá temos uns "putos" que dão cabo a muitas dessas bandas.
Um dos grandes lançamentos de 2007 a nível nacional e não só.
Ouçam:
http://www.myspace.com/monogonoband