Compostos por nada mais que 8 membros (entre os quais Dominic Aitchison dos post-rockers Mogwai) e tendo por mentor o baterista Justin Greaves dos lendários Iron Monkey eis que nos chega uma das agradáveis surpresas do ano.
Enganem-se os que esperam encontrar em "A Love of Shared Disasters" um álbum de sludge ou, indo mais longe, de metal. O que aqui temos é um álbum dramático, melancólico quanto baste onde a desolação impera. Arrisco-me a chamar a isto melancholic rock com pinceladas post (hehe… não ouvi muitos álbuns na minha vida com uma sonoridade como a destes senhores daí a designação que lhe dou. Ignorem se quiserem).
Em termos instrumentais trata-se de um álbum extremamente rico com inclusão de violinos, acordeão entre outros instrumentos do género. É um disco repleto de pormenores interessantes e que requer paciência e tempo para assimilar (mais de 70 minutos de duração).
É impossível ficar indiferentes a grandes músicas como "Really, How'd It Get This Way", “Suppose I Told The Truth”, “You Take The Devil Out Of Me”. Mas o álbum vale pelo seu conjunto, não se tratando de forma alguma de um álbum que vive de só algumas músicas. Todas elas fazem parte de uma grande puzzle, onde cada música é uma peça do mesmo e como tal importante para que ele se complete.
Recomendado a quem procura algo de diferente.