BlackSunRise é mais um nome a juntar a essa role de boas bandas surgidas por cá nos ultimos anos.
Ok não tocam nada de original,pelo menos agora já não o é,mas continuo a preferir bandas deste genero do que muitas com ritmos sacados do baixo com os musicos aos saltos,ao menos enquadram-se mais dentro do Metal pesado propriamente dito.
Mas vamos ao que interessa o album.
Ao longo destes 13 temas segue-se uma linha já um bocado batida,mas mesmo assim notam-se algumas cenas curiosas e um pouco fora do genero,mas já lá vamos.
Primeiro podem parecer mas não são uma cópia dos TheBlackDhaliaMurder,esquecam a voz e concentrem-se a nivel instrumental porque é ai a meu ver que se encontra a grandiosidade do album.
O album divide-se em 3 partes ou capitulos separados por pequenos instrumentais semi-acusticos que vão adoçando os ouvidos no meio de tanta brutalidade sonora.
E brutalidade essa que vai buscar inspiração a escola sueca de uns In Flames ou Dark Tranquillity dos primordios que é misturada com um som mais actual,criando um efeito sonoro(riff,break,riff) bastante agradavel de se ouvir.
Pesado é certo,muito mesmo mas ao mesmo tempo com a perfeita noção de melodia tanto instrumental como vocal.
A voz do André pouco ou nada acrescenta ao genero mas tambem acho que não é isso que se pretende aqui mas chega a ter bons momentos como na faixa Reborn,tema esse que é capaz de envergonhar algumas bandas de Death-Metal mais lentas e tipicamente europeias mais famosas.
Este talvez seja um dos melhores temas do album para mim juntamente com o instrumental Funeral of Aruil(este deve ter sido escrito pelo Men Eater da banda) o Iconoclast e o poderoso e viajante My Time To Play God,a parte final deste é muito porreira e a voz feminina cria um belo efeito em cima do turbilhão sonoro.
Se calhar a chave para o futuro encontra-se aqui,tenham atenção aos pormenores quando ouvirem os temas.
Mas pronto gostei do album mais de umas coisas do que outras,tambem não é facil falar de albuns que seguem um pouco a corrente e este fa-lo prai em 65%.
Quando isso acontece a que encontrar outros segredos por detras dos temas e falar deles como fiz aqui.
Fiquei contente com isso porque se notam ideias a explorar e desenvolver num futuro proximo.
Até lá espero que não fiquem na land of the blind,mexam-se pá
Myspace