Quem diria, em 2002, quando a banda perdeu o seu fundador Mark Jansen, que seria a partir desse momento, e seguindo um rumo um pouco diferente, que encontraria a sua personalidade musical? Com Invisible Circles isso tornou-se claro e com Remagine definitivo!
Dois anos depois do (bastante bom) Remagine, a banda holandesa volta aos lançamentos, desta feita pela Nuclear Blast Records, e com um disco que de certa forma se tenta influenciar nos melhores momentos da sua carreira, com umas pitadas de experimentalismo aqui e ali que chegam a tornar-se desnecessárias.
Neste homónimo, os músicos continuam iguais a si mesmo, as orquestras, cada vez mais ausentes das composições do grupo, quando surgem surgem com a potência habitual e Floor sempre com o vozeirão a que nos habituou (se bem que com uma orientação diferente). Mas o que se estranha aqui é a quantidade em demasia do uso dos efeitos mais "electrónicos" e dos teclados demasiado artificiais, culpa de Joost der Broek, que mais que o habitual têm aqui um papel demasiado importante.
Como sempre num disco deste holandeses, em After Forever existe o habitual balanço entre faixas mais rápidas e baladas, sendo que também estão presentes as típicas faixas "multi-facetadas" e no meio de um lote de boas músicas é necessário claro destacar a faixa "Who I Am", onde a voz da veterana Doro Pesch se mistura muito bem com a de Floor pois mesmo que ambas tenham estilos bem diferentes, o resultado é bastante bom.
After Forever mostra realmente ser um disco pensado como "concentrado" da carreira dos After Forever e talvez seja isso que o torne mais enfadonho que os seus precedentes: temos aqui um álbum com muito boas faixas mas que a partir de certo ponto se começa a tornar mais do mesmo. Será que agora ,e após apresentar um "resumo bio-musical" , a banda irá seguir um novo rumo?
Espero por um novo álbum visto que este talvez não tenha tido o efeito pretendido pela banda e desiludiu-me.
6/10
Música favorita: De-Energized
Vídeo do single Energize me [url=http://www.youtube.com/watch?v=fjm4BrNAf6s]aqui
[/url]
Código: Selecionar todos
1. Discord
2. Evoke
3. Transitory
4. Energize Me
5. Equally Destructive
6. Withering Time
7. De-Energized
8. Cry With A Smile
9. Envision
10. Who I Am