Die Verbannten Kinder Evas - "Dusk and Voice Became Alive"

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
Contacto:

Die Verbannten Kinder Evas - "Dusk and Voice Became Alive"

Mensagempor Malleus » sábado jan 20, 2007 4:46 pm

Die Verbannten Kinder Evas - Dusk and voice Became Alive

Este é a ultima obra de Richard Lederer, o mentor dos Summoning, o cd já data do ano passado, mas só agora o estou a ouvir...
Para muitos um album deste tipo pode não significar muito, mas aqui fica aqui uma critica que espelha na perfeição o que se passa ao longo de todo o disco...

"Die Verbannten Kinder Evas (“Os Filhos Exilados de Eva”) é um desses projectos, já com dez anos de existência, mas ainda praticamente desconhecido. O seu mentor não é outro que não o Austríaco Richard Lederer, também conhecido por “Protector”, mestre por detrás dos imponentes Summoning.
Mas aqui entramos noutro mundo, um mundo que dificilmente pode ser chamado de metal, e que entra claramente no campo da música neoclássica, com sonoridades darkwave e de música de câmara, muito como o que se esperaria de Dargaard, Gothica ou Autumn Tears.
A seu lado, Richard Lederer tem a deslumbrante Christina Kroustali “Lady of Carnage”, que substitui na voz Tanya Borski e a irmã do próprio Protector, Júlia Lederer.
Christina é de nacionalidade grega e uma cantora lírica maravilhosa, com uma técnica impressionante e uma emotividade que não lhe fica atrás.
Com uma amplitude de voz muito boa, a adição de Christina permitiu a Richard apostar claramente em músicas com várias vozes, graças à capacidade da jovem em cantar em vários registos. Diga-se de passagem que foi a jovem quem abordou a banda, por ser fã do projecto, pelo
que genuinidade não lhe falta.
Assim, sete anos depois de In Darkness Let Me Dwell nasceu
Dusk and Void Became Alive, uma obra-prima dentro do género, lentamente progredindo com o passar das horas na sua melancolia e beleza obscura, carregando-nos no embalar das notas suaves e dos coros emocionais e grandiosos.
E se Christina fosse a única voz, já seria suficiente, mas não faltam os coros dominicanos masculinos, que graças a uma produção inteligente surgem sempre com ecos, invocando o interior de catedrais e grandes câmaras e quando se juntam a Christina, é todo um novo mundo de prazer sonoro. A jovem tem verdadeiramente uma voz angelical de bradar aos céus.
É uma peça melancólica, sem dúvida, mas o magnífico trabalho das teclas e dos tambores, muito reminiscente de Summoning conferem-lhe uma atmosfera épica e sumptuosa, entre os hinos de guerra e as lamentações.
È um pouco Dargaard sim, mas é também um pouco de Summoning, e as instrumentalizações medievais fariam inveja a qualquer coisa composta para o Senhor dos Anéis.
Também estas instrumentalizações parecem sempre rodeadas de algum eco, invocando ou grandiosas catedrais ou as amplas paisagens de
devastação e beleza perdida que o álbum invoca de um modo que vos rodeia e ao mesmo tempo liberta.
Tenham tempo para ouvir, deixem-se absorver por este trabalho indescritível que mostra que Protector está num claro momento de genialidade pura. Não sou capaz de vos destacar uma única música: apenas fechem os olhos e ouçam-no do início ao fim, e quando arranjarem o original, ouçam-no e olhem o grafismo soturno, tenebroso e
preparem-se para se deixarem dominar. Os tambores épicos de
”Winter’s Night”, o demolidor canto gregoriano de ”Unquiet Thoughts”, o maravilhoso trabalho de piano em ”Cease to Breathe”… Tranquilidade e esoterismo são duas palavras chave neste álbum que sai claramente da alma de Protector e por isso mesmo vos vai entrar na vossa alma e por lá ficar, vai agarrar-vos e encher-vos a cara de lágrimas.
Confesso que ao longo de toda a audição os meus pêlos eriçaram-se e a espinha esteve constantemente arrepiada e raios me partam se não dei por mim de lágrimas nos olhos sem razão nenhuma: o álbum não me entristeceu, não me deu razão alguma para lamentar o que quer que seja,
mas tocou-me de tal modo que as lágrimas vertiam involuntariamente apenas pela força emocional de música atrás de música, de coro atrás de coro, de piano atrás de piano. Tamanha carga e libertação emocional não têm preço e no fim, ”Catharsis” é uma música cujo título não poderia ser mais adequado: toda a vossa alma está à flor da pele, tocada, apaixonada e limpa.
Em termos de letras, é preciso lê-las para compreender a sua poesia e a sua qualidade. Creditadas a Grigori Petrenko e John Dowland, fico em extase por se tratar do mesmo John Dowland, compositor barroco do século XVII conhecido pela sua música soturna e emocional. Todas as músicas do álbum creditadas a Dowland são de facto poemas de 400 anos. Por exemplo, a letra de "Mistrust" é o poema "My thoughts are wingd'd with hopes" Ouvindo este álbum repetidamente, não acredito que o propósito de Protector fosse outro senão este mesmo: puxar-vos o coração até à garganta, extrair todo o sentimento da vossa alma e deixar-vos de rastos no momento em que o álbum acabar. E conseguiu-o, oh como o conseguiu, e não sendo capaz de vos explicar o quanto ansiei por este álbum, ouvindo-o uma e outra vez, não sei agora explicar o que me faz a cada audição. "

Ai como gostava de ter sido eu a escrever esta critica... :)

Para quem ouvir o álbum gostaria que comentassem qualquer coisa... nem precisam de ler esta critica tão extensiva, mas que ao mesmo tempo reflete bem tudo aquilo que o disco me transmitiu a mim e a quem fez esta magnifica critica...
Cumprimentos a todos...

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » sábado jan 20, 2007 5:01 pm

Por acaso ainda não tive oportunidade de o ouvir mas não gostei dos anteriores....
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Malleus » sábado jan 20, 2007 5:02 pm

eu também não posso dizer nada quanto aos anteriores porque não os ouvi, mas este está mesmo divinal...mas não deve ser um cd para qualquer pessoa na minha opinião...

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » sábado jan 20, 2007 5:08 pm

É evidente que o som desta banda não é de fácil "digestão" mas achei que nos registos anteriores faltava algo.....quando este chegar deixo a minha opinião ;)
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » domingo jan 21, 2007 12:11 pm

Nhec Escreveu:É evidente que o som desta banda não é de fácil "digestão" mas achei que nos registos anteriores faltava algo.....quando este chegar deixo a minha opinião ;)

Os anteriores não ouvi, mas ouvi dizer que parecem um pouco artificiais principalmente ao nivel dos sintetizadores. As criticas a este ja são melhores, ha por ai muito pessoal que vai adorar isto.

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » domingo jan 21, 2007 2:52 pm

É um grande disco, um daqueles discos a descobrir...Muito mais do que simples musica... :wink:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo jan 21, 2007 4:51 pm

Gostei, mas é algo para deixar fluir, na onde de Nebelhexe, Hagalaz Runedance, etc...

Gosto mais de ouvir Summoning, embora não possa comparar.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pazuzu
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta fev 25, 2005 9:19 pm

Mensagempor Pazuzu » domingo jan 21, 2007 6:30 pm

Tb ja o ouvi..segue a mm onda,talves se note uma melhor produçao neste album,de resto tt a melodia como o ambiente continuam lá.
Para quem gosta de apreciar momentos calmos..nao vai ficar desapontado.

é facil reconhecer alguns momentos "ala summoning" em algumas passagens
Darkzone Martyrium..
......which never gave me peace in
earthly life...

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Malleus » domingo jan 21, 2007 11:14 pm

Funeral Wind Escreveu:Tb ja o ouvi..segue a mm onda,talves se note uma melhor produçao neste album,de resto tt a melodia como o ambiente continuam lá.
Para quem gosta de apreciar momentos calmos..nao vai ficar desapontado.

é facil reconhecer alguns momentos "ala summoning" em algumas passagens

sim, uma audição atenta dá para perceber isso... mas também é normal que assim seja... o material foi 100% escrito pelo Protector...

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes