Cinema - "Troy"

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça jun 01, 2004 2:44 am

E o Titanic? hum?



:mrgreen:

Avatar do Utilizador
Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 376
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm
Localização: Lx

Mensagempor Vento_Nocturno » terça jun 01, 2004 10:05 am

Vi o Troia este fds e gostei bastante.

Acho este filme particularmente delicioso para quem aprecia as grandes produções épicas da década de sessenta tipo Ben Hur, Quo Vadis etc.

Não sei se intencional, e apesar de em termos de diálogos o argumento ser um pouco mais superficial (?) do que os de então, o aspecto limpinho do filme dá um toque de "romantismo" e "nostalgia" de que gostei.

Não sei se se deram conta mas, por exemplo, nem uma vez aparece uma exibição deliberada de mulher com mamas à mostra e as referencias à nudez são insinuatórias e não explicitas.

Isto numa altura em que este tipo de filmes tendem a procurar ser realistas em termos de feios porcos e sujos este para mim valeu também por isso.

Também gostei dos pormenores técnicos da forma de lutar do aquiles.

Avatar do Utilizador
Khold
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 405
Registado: segunda out 13, 2003 10:21 pm
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagempor Khold » segunda jul 26, 2004 9:03 pm

O filme não segue bem o livro, onde estão os Deuses gregos tão interventivos no livro?
"O estado é aquela grande ficção em que toda a gente tenta viver à custa de toda a gente.” ~ Frédéric Bastiat

http://www.myspace.com/insaniae

Avatar do Utilizador
Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 648
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am
Localização: BDS

Mensagempor Legião » segunda jul 26, 2004 9:16 pm

Este é fraquito, agora o Patriota, que o Amphion referiu, é mesmo uma nódoa!!!
Vão ver é o Spider Man e o Shrek 2!

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça jul 27, 2004 3:10 am

omg... eu já tinha lido umas quantas referencias ao "livro" e a alterações da historia e isto e aquilo e sinceramente acho que tem limites.

Antes de mais - e este argumento só por si devia servir - quem é que referiu que este filme era uma rendição, réplica ou versão cénica da Ilíada? Nunca vi isso anunciado oficialmente em lado algum, o maximo que li foi que era inspirado :roll:

Depois existem mais uns 5 relatos relevantes da mesma guerra, (Eneida de Virgílio anyone? 8) ) acontece que o de Homero é o mais famoso, mas a nível histórico e entre as varias versões, sabe-se que há contradições até dizer "chega" e ainda hoje não se sabe exactamente como as coisas aconteceram, ou até a certeza de qual das Tróias foi a invadida.

Depois é o (não) papel dos Deuses , o não deixar espaço para a possível relação homosexual entre Aquiles e Pátroclo, entre outras coisas mais obvias.
Se querem criticar a sério, que tal pegar no facto de Menelau no fim até ficar com Helena (como relatado na Odisseia pela visita de Ulisses ;)), ou de Aquiles ter morrido muito antes do Ulisses se lembrar do cavalo, ou a morte de Ajax ou de Agamémnon, entre outros factos com tanta ou mais relevancia histórica.
Nota Pessoal, ia gostar pessoalmente (como fã da personagem do Ulisses) de ver a luta entre ele e o Ajax pela armadura do Aquiles. Ulisses rula muito :P

O que é facto é que estarão sempre a esquecer-se de uma coisa... o objectivo! O objectivo aqui era pegar numa história e fazer dela o típico épico de "Aqui têm o herói. Mas que heroi! Adoramos o heroi! O heroi tem de ganhar! Heroi apaixona-se. Anti-heroi morre! Heroi também morre e vamos todos para casa a pensar na nobreza de alguem que perdeu a vida pela amada."
Guess what... teve sucesso, fez dinheiro, lucro, entreteu as pessoas. Eles queriam, eles conseguiram... Será que se no filme a guerra durasse 2387628736 (10 :P) anos e Aquiles morresse antes sequer da ideia do Cavalo existir o filme puxava as pessoas? Heh.

Sim, o filme falha em partes críticas que iriam agradar mais a pessoas que preferissem uma fuga ao circuito mais comercial (como eu por exemplo) mas não se pode ter tudo e lembrem-se que «isto» é Hollywood e o objectivo é fazer dinheiro.

Resumindo, critiquem mas larguem lá os clichés :wink:


Já agora preparem-se os que , como eu , leram a Odisseia , já que o filme que aí vem até é dito que tem como personagem principal Telémaco em detrimento de Ulisses :D
Já estou a imaginar... "aposto que nem leram o livro antes de fazer o filme" , "deviam mudar o nome do filme" , ... 8)

StormCrow [RIP]

Mensagempor StormCrow [RIP] » quinta set 02, 2004 12:02 pm

Eu vi o filme e gostei.
Os efeitos estão bons, as personagens estão lá todas, a estética da época está bem reproduzida ( só não sei onde é que eles foram buscar a ideia do escudo dos gregos :roll: ) e é dificil ficar do lado dos gregos ou dos troianos sendo, por isso, um filme que nos faz pensar em muita coisa.
Já não vou é criticar a história porque ainda não li nenhum dos épicos em que ela é baseada.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta set 02, 2004 12:31 pm

Eu li tanto a Eneida como a Iliada, e pra completar li tb a Odissei, já fui uma Ulisse-fanatica, já me passou. Sinceramente na Iliada eu até nem achei q o Ulisses fosse de tanta relevancia assim, daí a minha desilusão com o livro. Mas se querem ler algo mesmo aberrante e ofensivo á inteligencia acerca da Guerra de Troia, o livro chama-se Pressagio de fogo e é escrito por Marion Zimmer Bradley...

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda set 06, 2004 11:08 am

Curiosamente tb é da Zimmer Bradley a obra mais gay de sempre relacionada com lendas arturianas :lol:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda set 06, 2004 12:05 pm

Curiosamente tens toda a razão... mas se eu me pusesse a falar de lendas arturianas nunca mais daki saía...

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » segunda set 06, 2004 1:01 pm

otnemeM Escreveu:Curiosamente tb é da Zimmer Bradley a obra mais gay de sempre relacionada com lendas arturianas :lol:


Falas n' "As Brumas de Avalon"? É natural que aches gay, aquilo é mesmo a visão no feminino do mito arturiano, a ideia é mesmo essa.
Não cheguei a ler os volumes todos, não tive a paciência necessária... :?

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda set 06, 2004 1:30 pm

YX Escreveu:
otnemeM Escreveu:Curiosamente tb é da Zimmer Bradley a obra mais gay de sempre relacionada com lendas arturianas :lol:


Falas n' "As Brumas de Avalon"? É natural que aches gay, aquilo é mesmo a visão no feminino do mito arturiano, a ideia é mesmo essa.
Não cheguei a ler os volumes todos, não tive a paciência necessária... :?

:mrgreen:

Feminino, feminista, tudo isto exacerbado a um nível tão cor-de-rosa, mas tão cor-de-rosa que já nem parece que estamos a falar do mesmo assunto :roll:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça set 07, 2004 7:40 am

Vejo-me forçada a concordar... é tãoooo trágico, tãaooooo romantico, tãooooo feminista que me dá sono.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça set 07, 2004 8:50 am

eu acho q parei de ler as brumas de avalon no final do primeiro capitulo (aquilo tinha capitulos?), não sei, só sei q li muito pouco, o pouco q li deu-me muito sono... e eu nem sou de ficar muito anestesiado com livros...

either way, uma boa obra (apesar de ter um final no minimo estranho) sobre a guerra de Tróia é também "Troilus And Cressida", de Shakespeare, o autor de que todos falam bem, mas q parece q nunca ninguém leu. a caracterização dos personagens da guerra de troia é fantastica, coisa em q o shakespeare sempre foi genial.

Avatar do Utilizador
Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 648
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am
Localização: BDS

Mensagempor Legião » terça set 07, 2004 11:50 am

Svandis Escreveu:Vejo-me forçada a concordar... é tãoooo trágico, tãaooooo romantico, tãooooo feminista que me dá sono.


O livro que eu desisti de ler foi o "Azrael" da Anne Rice. Tambem é assim muito apaneleirado!
E o "Naked Lunch" do William S. Burroughs! Que paneleiragem!!! Não tem ponta por onde se pegue! (Desculpem lá não ter nada a ver com o tópico!)

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça set 07, 2004 12:11 pm

IIIHHHHH n digas isso!!! Nunca li Burroughs, a minha irmã é q o leu e mo aconselhou (never got round to it myself...), ela disse-me q era tipo Kerouac, q é um dos meus autores preferids, agora dizes-me que é panascada... oooohhhhhh
back to topic, eu já li Shakespeare, ahahah, o meu preferido dele é Midsummer's night dream e Julius Ceasar. Troilus and Cressida ainda não li, mas a proxima Shakespeareada da minha lista vai ser o Cymbelline. Se bem que quanto ao bardo eu curto mm é os poemas. Falando em panascadas, poesia rules!!! Lord Byron, William Blake, Yates, Elizabeth Browning, Christina Rossetti, e as Bronte sisters... é o culminar da panascada, mas eu adoro!!!


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes