Heraklyon Escreveu:Acabei de ver no YouTube um filme inteiro, o filme é The Battle of San Pietro, é datado de 1945 e tem aspectos muito interessantes. No filme não há actores, contudo há um narrador em voz over que relata o desenvolvimento da batalha desde a sua preparação a nível estratégico até ao final. Para um filme de 1945 está bastante forte, principalmente por ser um filme que foi feito durante a 2ª Guerra Mundial (apesar de só ter sido lançado no mercado após o final desta). Forte porque contem cenas bastante "agrestes" que obviamente chocaram os espectadores da altura, uma vez que se tratava de um público habituado a filmes como Casablanca e Gone With the Wind... Apesar de muitas das cenas serem encenadas e de muita imagem pertencer a material de "cinejornais" o impacto inicial está lá até porque tem tudo um aspecto de reportagem, dado que a câmara filma quase sempre ao nível do chão e vibra com cada explosão. Curioso também é a batalha específica abordada, que infligiu cerca de mil baixas entre as forças aliadas, dado que os alemães estavam bastante entrincheirados e tudo isso se verifica no filme, apesar de em nenhuma altura se ver um soldado alemão.
Tenho tido sorte com os filmes de guerra que tenho apanhado. Apesar de este não ser um filme normal, gostei bastante de o ver e o 1001 Filmes para Ver antes de Morrer tem-se mostrado um belo guia para isso. O próximo vai ser o Sargento da Força Um, do Samuel Fuller, considerado por muitos como o melhor filme de guerra filmado até hoje e por isso mesmo sendo uma lacuna imperdoável no meu catálogo de filmes vistos. Para já deixo aqui o The Battle of San Pietro na íntegra:
Hmm...bastante interessante mesmo. Assim que for tendo tempo, gostava de dar uma espreitadela.