Dimmu Borgir - "Death Cult Armageddon"

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta abr 16, 2004 1:13 pm

OK, nao me parece q tenhas compreendido... Eu nao falei em nenhuma dessas bandas estava a falar de dimmu.

A NB vende musica como podia vender bolachas o q nem tem mal nenhum pq tambem nao tenho nada contra quem vende bolachas ou coca-colas. So nao podemos é cair na lenga-lenga q todo o melal é underground e de que as EDs nao têm influencia junto das bandas e do produto final.

Alias plo q ja falei com uma pessoa da qual a banda fez parte do catalogo da NB a ED junto da banda é tudo menos pla arte e liberdade artistica. Dessa banda ate nasceu outra q foi feita na total ideia de vender. E por mim ate digo ainda bem q nao vendeu.

Para mim, embora nao seja maniaco plo underground posso dizer q a maior parte das bandas q gosto vêm do underground. Nao pq nao sabem tocar mas pq nao estao dispostos a sacrificar algo q criaram com muito empenho pessoal. No dia em q dao o pulo espero sempre para ouvir o q vem sem problemas por estarem nesta ou naquela ED.

Por exemplo, gosto muito do Rebel Extrvaganza de satyricon mas ja nao posso com o volcano e ambos sairam por EDs main-stream.

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta abr 16, 2004 2:04 pm

KonigLowe Escreveu:A meu ver a música é uma forma de arte, concordam? E a meu ver também, o artista deve viver da arte e não se limitar a fazê-la para si ..... (...) Façam aquilo de que gostem, toquem com qualidade e sejam profissionais e se muita gente gostar melhor! É sinal que a vossa arte é contemplada e compreendida por muita gente que se sente identificada com a vossa música ou com as líricas das vossas composições....

Já reparaste na incoerência daquilo que escreveste? Por um lado dizes que o artista deve viver da sua arte e não se limitar a fazê-la para si, ou seja, deve haver uma preocupação em agradar aos outros, certo? Por outro, dizes que devem fazer aquilo de que gostam e SE muita gente gostar, melhor... mas se não gostar, o que prevalece, fazerem o que gostam de fazer ou fazer o que os outros gostam de ouvir? A grande questão é mesmo essa. Não existe, da minha parte, uma aversão a vendas ou sucesso de bandas (é verdade que algumas pessoas são fundamentalistas a esse ponto...). Mas há uma diferença entre o que é arte e o que é comercial. Uma coisa é fazeres aquilo de que gostas e venderes muito porque as pessoas gostam ou se identificam com isso, outra é fazeres algo intencionalmente para agradar a um grande número de pessoas e vender. E o que acontece a alguma bandas, é que deixam de fazer aquilo de que realmente gostam, para fazerem prioritariamente algo que vende muito. É difícil estabelecer uma fronteira entre o que é arte e o que é um produto comercial, mas ela existe...

Eu tenho uma banda e é claro que gostaria de vender bastante e viver disso. Isso até poderia significar que as pessoas gostam e se identificam com a nossa arte. Mas sabemos todos que, à partida, uma banda de Death Metal não entra nos tops, que estão carregados de produtos e raramente têm arte. Então, qual a opção? Fazermos aquilo que nos dá prazer e que é aquilo que expressamos, ou fazer algo para agradar aos outros?

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta abr 16, 2004 4:27 pm

Acho que um músico profissional poder-se-á dar ao luxo de fazer ambas as coisas. Um projecto menos "verdadeiro" que lhe permita viver da música e depois a sua verdadeira banda onde exprime tudo o que deseja. No meu caso, enquanto pessoa com outras actividades, fico-me pela 2ª via.... O problema é os que optam apenas pela 1ª.

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » sexta abr 16, 2004 5:01 pm

do bronco em arte para todos vcs:

Arte é algo perfeitamente abstracto e eu resumo em tudo aquilo que é criado que nos suscita emoções (em particular positivas) e que não estão dependentes de uma necessidade imediata ou latente.

Assim sendo o underground não é nenhuma treta, no entanto não deve ser visto como um fim mas como um meio.

Na sociedade de hoje os movimentos "underground" são importantes porque permitem a divulgação do que é feito mais ou menos fora do mainstream e aqui está para mim a principal razão para que o mesmo seja apoiado e que exista. Mas natural é também que pelo menos alguns consigam passar deste meio para o mainstream porque significa que a "sua arte" conseguiu ter impacto numa quantidade consideravel de pessoas. Isto por si só não pode ser razao para apedrejamentos colectivos ou desprezos perante quem o conseguiu, deveria antes ser motivo de regojizo para quem teve o privilégio de estar nos primeiros a apreciar essa manifestação artistica.
Depois nem tudo o que popula os meios underground tem qualidade.

Por fim mesmo que, no caso de bandas, alguns mudem a sua arte de forma a, com êxito, conseguir agradar a muiita gente, isso demonstra também a sua qualidade, porque afinal quantos será que conseguiriam ter a mestria de o fazer com êxito?
Não se esqueça que por cada HIT seja lá de que estilo for há uma brutalidade deles que tentaram e nao conseguiram nada independentemente de terem ou não muito dinheiro a apoia-los...
No fim é o processo criativo que conta.

\00/

Beastlike
Administrador
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta abr 16, 2004 6:49 pm

Vento:

Concordo contigo até um certo ponto! A partir do momento em que dizes "Por fim mesmo que, no caso de bandas, alguns mudem a sua arte...", estragas tudo! :twisted:

Acho que estás a confundir aqui coisas bastante diferentes, também. Estás a confundir qualidade artística com qualidade comercial. Quando uma banda toca música para vender, muitas vezes, limita-se a seguir fórmulas de sucesso, que nem foram criadas por eles. Ou entregam-se nas mãos de um produtor que, por vezes, lhes adultera aquilo que realmente criaram. Muitos dos hits de estilos que aparecem frequentemente nos tops, nem são compostos por quem os interpreta. E desses hits, quantos deles fazem furor durante algum tempo e depois nunca os ouves, nem na rádio, nem na televisão? E quantos deles ajudam a vender bastantes álbuns, em que os restantes temas nunca fazem sucesso? Ou quantos artistas tiveram um hit e nunca mais voltaste a ouvir falar deles, depois disso? Quantas bandas já viste que, ao fim de anos a tocarem e a lançarem álbuns, quando passam numa rádio ou na televisão é com o mesmo hit de há 10 ou 20 anos? E quantas bandas vão à televisão fazer aqueles playbacks ranhosos do velho hit e nunca fazem playbacks de outros mais recentes ou do álbum que andam a promover na altura? E quantos hits só o são, porque estão nas playlists obrigatórias e passam de hora a hora, fazendo com que as pessoas fiquem com eles no ouvido e dêm por si a cantar e compram discos, só porque "é aquela música que dá sempre na rádio"? É claro que há alguma criação, mas olha que não são assim tantos os hits que triunfam sem dinheiro por trás.

Sei do caso de uma banda (fora do Metal) que apresentou uma maqueta a uma editora e a em resposta, disseram-lhes que se mudassem de nome e trocassem alguns dos elementos e modificassem isto ou aquilo, poderiam assinar um contrato. Ou seja, não seria a banda a assinar contrato, mas sim um novo "produto" que lhes poderia render alguma coisa...

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta abr 16, 2004 9:12 pm

Beast,

Para mim estás a falar dos Excesso ou da Ana Malhoa. :P

Hits no Metal sinceramente conheço os dos SCORPIONS, DEF LEPPARD e pouco mais. :)

Já agora para quem considera os CRADLE OF FILTH e os DIMMU BORGIR uns vendidos digam-me lá um tema deles que possa ser considerado um hit. :shock:

Para me contrariar => parece que a nova editora dos STRATOVARIUS não aceita a Miss K como vocalista da banda :lol:

Beastlike
Administrador
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta abr 16, 2004 10:11 pm

"HIT seja lá de que estilo for" não restringe as coisas ao campo do Metal. E se falamos em tops, obviamente que muito dificilmente falamos de Metal.
Scorpions e Def Leppard não são Metal, são Hard Rock, por isso, nem esses contam. Depois há outros como o "Fear of the Dark", "Enter Sandman" (este, também o descartava do Metal... :twisted:), "Symphony of Destruction"... e há-de haver mais, mas agora nem tenho vagar pra pensar nisso.

Dimmu Borgir tem o "Mourning Palace" e COF também há-de ter qualquer coisa, mas nem estou muito por dentro do assunto...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta abr 16, 2004 11:33 pm

As pessoas tem q compreender uma coisa. Quando se fala q dimmu e COF sao bandas "pop" ou de mainstream nao se pode comparar a uma madona ou outra coisa assim. uma banda é comercial quando faz musica para um determinado target.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sábado abr 17, 2004 9:15 am

Beastlike:
Se me permites, não fui nada incoerente! Repara, o que eu quis dizer com "não se limitar a fazê-la para si" não tem nada a ver com limitar a criação musical, não tem nada a ver com as bandas à priori pensarem em fazer algo que julguem que vá vender bem! O queria dizer era, não toquem só para os amigos e para as namoradas e para os amigos das namoradas!!....Exponham-se....mostrem a vossa música e sejam profissionais, e não como em montes de sítios que tenho visto em que parece que os membros das bandas mais parecem estar interessados em impressionar o pouco mulherio!
Eu não tenho nenhuma banda, sou simplemente mais uma pessoa a ouvir Metal. Mas ao longo dos tempos deu para me aperceber de situações que nada favorecem o movimento. Quando as próprias pessoas do movimento se censuram umas ás outras,quando se criticam géneros tipo "o meu metal é melhor que o teu!" "eu sou verdadeiro e tu és um falso", quando deixam de gostar de bandas só porque venderam muitos discos ....
...E Lord_Phobos já conheci várias pessoas que deixaram de ouvir determinadas bandas só porque se tornaram, por este ou aquele motivo, muito conhecidas.....Quando os System of a Down vieram tocar com os Slayer e os Sepultura a Portugal ......só óptimas reações que banda com som potente!! Quem são estes gajos?!! Depois já não é politicamente correcto gostar deles!! Metaleiro que se preze não gosta de bandas para putos!!
.....Eu quero lá saber se os Dimmu Borgir ganham Grammys na Noruega !! Eu gosto e pronto, mesmo que venham a passar na Rádio Renascença!!....Abram a vossa mente, limpem todas as teias de aranha(preconceitos) e deixem de enterrar a cabeça na areia......porque com isso todos ficamos a perder.....

Strigoiul
Metálico(a)
Registado: quarta abr 14, 2004 11:30 am
Contacto:

Mensagempor Strigoiul » sábado abr 17, 2004 10:39 am

Epah, quer queiram quer não Dimmu Borgir e Cradle Of Filth são black metal, mas um black metal melódico (é tipo um sub-género dentro do black metal) e existem pessoas que gostam e veneram estas duas bandas, agora se não gostam não oiçam. Gostos não se discutem.

Dimmu Borgir 4ver \m/ :jam: :metal:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sábado abr 17, 2004 10:44 am

Strigoiul,

O site oficial dos DB em portugal está mesmo muito bom.

Apenas um reparo - eliminem o "guestbook" pois aquilo é só caralhadas e não acrescenta nada de positivo, bem pelo contrário.

Tenham também um pouco mais de cuidado com o portugues. :wink:

Strigoiul
Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Strigoiul » sábado abr 17, 2004 10:53 am

Bronze tks :twisted:
O guestbook foi a unica coisa que eu não fiz e manteve-se do site "antigo". Por um lado também acho que se devia colocar outro porque é só "asneiras" mas também já tem bastantes opiniões... lol

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sábado abr 17, 2004 11:40 am

Francamente acho q teias de aranha tem quem tem problemas com o underground. Nao tenho problema nenhum q uma banda toque so para amigos ou q tenha os seus lançamentos limitados a 300 copias ou ao q seja. Nem tenho tambem problema se uma banda q eu gosto venda 100000000000 copias. Ja foi aqui dito por varias pessoas q o q esta em causa é o facto dessa banda se tornar comercial, e de deixar de fazer musica para vender musica. Nao compreendo qual é a confusao.

Os proprios dimmu dizem q mudaram para alcançar outros patamares musicais q entre outras coisas lhes desse para viver da musica. Por mim é ok, podem gostar á vontade do q seja. Podem chamar akilo BM ou Nu-BM mas para mim aquilo é apenas uma febre.

É-me um tanto complicado compreender como é q um puto pode gostar de dimmu sem gostar de qualquer outra banda de BM para mim isto diz muito.

Strigoiul
Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Strigoiul » sábado abr 17, 2004 11:45 am

Lord_Phobos se te estavas a referir a mim eu não gosto de uma banda de BM apenas, gosto de várias e BM é um dos meus estilos de musica predilectos, em relação ao nome que estavas a chamar ("puto") acho que é melhor teres cuidado com o que dizes. Se queres fazer uma disputa "cultural" estou ao teu dispor, pensa antes de falares.

Guimallish [RIP]

Mensagempor Guimallish [RIP] » sábado abr 17, 2004 12:43 pm

Lord_Phobos:

Ainda não percebi o teu problema contra dimmu borgir e as bandas que cairam na comercialidade, de todo.
Que tal se começásses a ouvir as bandas pelo que são e não pelo que podiam ser? Se eles cairam na comercialidade é problema deles, ganham mais uns fãs, perdem outros.
Pessoalmente não acho este album nada de especial, dimmu borgir deixou de ser o que era, os momentos nostálgicos que sentíamos ao ouvir o stormblast e outros anteriores, deixaram simplesmente de existir. A essência existente previamente na sua música deixou tb se estar presente, no entanto, não me fico a lamentar por isso, as coisas são boas enquanto duram, apesar de eu achar que comercialidade não é antagonismo de boa música.

Uma última pergunta:

Será que tb pões algum rótulo nas palavras que escreves..."seija" ?
É que no meio de tantas palavras erúditas, ver "seija" deturpa os olhos.
Mania que o pessoal tem de se preocupar com futilidades, como os rótulos, eles são necessários, mas não determianm por vezes se uma coisa é de qualidade ou não.
De mim não parte qualquer censura para ti, tenho mais que fazer que me andar a preocupar sobre a música que ouves e as etiquetas que pões na mesma, isto, claro, quando desnecessário, que por vezes os rótulos fazem falta, not too much...
Nem todo o feijão da Compal vem em plenas condições :p

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes