Wijlen Wij - "Wijlen Wij"

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Wijlen Wij - "Wijlen Wij"

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo abr 12, 2009 8:45 pm

Imagem

Stijn van Cauter, é um artista que talvez seja mais conhecido pelos seus muitos, longos e variados projectos de música, que recorrem regularmente ao rótulo “doom” para ser descritos, muito embora contenham todos diferentes “nuances” que lhe permitam ser descritos também como projectos de “noise”, “ambient”, “drone”, “minimalistic”, “darkwave” et cetera. No meio de Beyond Black Void, Until Death Overtakes Me, Fall of the Grey-Winged One, The Ethereal, In the Mist, Organium, Forbidden Fields, Dreams of Dying Stars, I Dream No More, The Sad Sun e Tear Your Soul Apart (até falta o ar!), todos eles projectos a solo, Stijn foi capaz de participar num colectivo que ao contrário de todos os seus projectos anteriormente mencionados, promete vir a obter reconhecimento unânime e merecido. Wijlen Wij é um quarteto que para além de Stijn, conta também com Kostas Panagiotou, Kris Villez e Lawrence Van Haecke, membros de Pantheist (um colosso do funeral doom)e Solicide, ambas bandas em que Stijn já participou/participa.

Após esta “breve” introdução, passemos ao que realmente interessa, que é a música, elemento esse que em Wijlen Wij se aparece aos nossos ouvidos sob a forma de um funeral doom de qualidade inegável, capaz de fazer frente a titãs como Mournful Congregation, Worship, Tyranny ou Esoteric. Para além da dinâmica abordagem vocal, com grunhidos provenientes das profundezas dos oceanos, Kostas Panagiotou e Stijn van Cauter brindam-nos com uma performance vocal que passa ainda por cantos a fazer lembrar coros eclesiásticos, gritos mais estridentes e cortantes, ainda sobrando espaço para passagens quase faladas, a uma velocidade de fazer o ferro oxidar. Todavia o que mais se destaca neste álbum de estreia de com o mesmo nome da banda é mesmo o tom de guitarra, que banhado a distorção de nível industrial confere um ambiente sepulcral, mas ao nível do fundo do mar, remetendo-nos ao mesmo tempo para tempestades abismais, com ondas de proporções bíblicas que engolem cargueiros inteiros, trazendo-os para o local onde nos encontramos. De facto, Wijlen Wij é um cemitério marinho, local de morte por asfixia, onde embarcações inteiras jazem silenciosas, lentamente devoradas pela vegetação submarina e quando o órgão ou o piano decidem entrar em cena, a sensação de solidão e de abandono eterno adquirem níveis intoleráveis, que induzem o ouvinte ao desespero máximo.

Wijlen Wij pode não ter as brilhantes secções acústicas nem os momentos de grandeza épica de Mournful Congregation; pode também não possuir o dinamismo hipnótico presente em Esoteric; não tem de certeza também o ambiente opressivo e torturante de Wormphlegm; mas consegue sem dúvida criar uma ambiência muito própria que nos transporta para a fossa das Marianas e que nos mantém confinados por tempo indefinido, numa prisão de água salgada, onde a palavra luz não existe e onde parece não haver princípio nem fim. Ainda assim consegue tratar-se de um álbum muitíssimo variado, que aproveita o tema do funeral doom para se fazer acompanhar de vários pormenores interessantíssimos, como por exemplo riffs de guitarra a fazer lembrar um estilo de black metal mais depressivo e melancólico.Aconselhado principalmente aos fãs de funeral doom, mas também aos metaleiros em geral, que procuram uma experiência com os sintomas acima descritos.

PS: Penso que já não há muitas cópias do CD à venda, por isso quem estiver interessado, apresse-se a arranjar a sua, que está disponível no site da NULLL Records.

Site Oficial: http://wijlenwij.nulll-void.com/

Trapped in cold decaying flesh.
There is another world in here.
Another mind in control.

Trapped in dead withering flesh.
I should not be – but still am.
Trapped in this mental hell.

Aware of the emptiness.
Aware of the cold.

Touching the everlasting...
Última edição por Karamazov [RIP 2012/07/27] em segunda abr 13, 2009 9:07 pm, editado 2 vezes no total.

cannibalgo
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 04, 2008 9:31 pm

Re: Wijlen Wij - Wijlen Wij

Mensagempor cannibalgo » domingo abr 12, 2009 8:47 pm

Vou ouvi-lo a seguir :D

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » domingo abr 12, 2009 8:49 pm

Como se lê isso mesmo? :lol:

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo abr 12, 2009 8:52 pm

Dado que se trata de flamengo, que é bastante parecido com o holandês, lês os "j" como se fossem "i" e os "w" como se fossem "v". :)
Última edição por Karamazov [RIP 2012/07/27] em domingo abr 12, 2009 9:00 pm, editado 1 vez no total.

cannibalgo
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor cannibalgo » domingo abr 12, 2009 8:54 pm

Deve ser Uilen Ui :P

cannibalgo
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor cannibalgo » domingo abr 12, 2009 9:08 pm

Começei ao bocado a ouvir e tou a adorar :D

Midgard
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta ago 20, 2008 12:01 pm

Mensagempor Midgard » domingo abr 12, 2009 9:48 pm

Pelo que estou a ouvir da pagina deles no soundclick estou a gostar bastante, os vocais estão perfeitos na minha opinião. Estou a gostar bastante é muitíssimo interessante. Um dia irei também procurar saber mais sobre os outros projectos do Stijn van Cauter.

wasted years
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 06, 2006 12:21 am

Re: Wijlen Wij - "Wijlen Wij"

Mensagempor wasted years » domingo abr 12, 2009 9:59 pm

Heraklyon Escreveu:PS: Penso que já não há muitas cópias do CD à venda, por isso quem estiver interessado, apresse-se a arranjar a sua, que está disponível no site da NULLL Records.

limitado a 1000 cópias, mas este album não é de 2007 ou assim?
"Born to be wild"

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » domingo abr 12, 2009 10:04 pm

Pois,ja tem 2 anos isto.

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo abr 12, 2009 10:06 pm

Bubonic Escreveu:
Memorial Escreveu:Wijlen Wij, ainda vai haver ?

Julgo que WW está já esgotado na Aesthetic Death, era uma edição limitada apenas a 1000 exemplares.

Bubonic
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 29, 2006 2:53 pm
Contacto:

Mensagempor Bubonic » domingo abr 12, 2009 11:40 pm

Em breve na LF#3, uma entrevista extensiva com o Stijn acerca de Wijlen Wij, dos outros projectos em que ele está envolvido, do actual estado da música e outras coisas mais.

-Edges-
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça ago 05, 2003 8:42 pm
Contacto:

Mensagempor -Edges- » segunda abr 13, 2009 6:02 pm

Comprei este album ja ha algum tempo e o que me lembro é do som caracteristico das cenas do Stiijn e os teclados do kostas (se não estou em erro). Mas na minha opinião é de apreoveitar o lançamento das cenas de the Sad Sun num split com Cold Aeon e The ethereal (se não estou em erro.
Os temas de the sad sun são os unicos disponiveis ate hoje ou seja a The parellel seas que estava para download gratuito e seas that swallowed the night da compilação "church of flagelattion". Era muito bom aparecer mais cenas de the sad sun pois na minha opinião foi a melhor cena em que o Stiijn esteve envolvido.
Pleasure = Pain x 2

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes