
Acabei de criar o tópico sobre esta banda na secção de Bandas e mesmo assim sinto a necessidade de partilhar esta descoberta.
Para quem não viu o outro tópico, esta banda conta com elementos de Agalloch e Estradasphere, contudo o estilo praticado por este quinteto americano está bastante longe das paisagens melancólicas e cinzentas vislumbradas ao ouvir Agalloch. Na verdade o estilo praticado por Sculptured não poderia ser mais diferente. Parece que em Embodiment: Collapsing Under the Weight of God surge uma necessidade de questionar a existência do divino ao invés de contemplar a beleza inerente à mãe natureza, por contraste aos Agalloch. Este 3º álbum já o tinha ouvido muitas vezes desde que saíu mas tinha falhado sempre em captar a minha atenção e de me fazer entender a magia por detrás dele. A mistura aparentemente desiquilibrada de estilos pareceu-me sempre possuir um equilíbrio demasiado precário e mesmo estranho demais para o meu gosto, mas após muito tempo de audição, o álbum finalmente abriu-se aos meus olhos como que o Sol finalmente aparecendo atrás da última nuvem cinzenta depois de uma longa tempestade. Parece que agora todas aquelas vocalizações limpas parecem realmente fazer sentido de modo a coadunarem-se com a anterior raiva demonstrada em growls possantes. Agora, o baixo não deambula livremente independentemente do trabalho de guitarra, mas conduz sim a estranha cacofonia que se faz sentir pelas guitarras e provoca um jogo contrastivo maravilhoso quando comparado com os incríveis teclados de synth e de piano. As faixas evoluem organicamente, com suaves pormenores que se vão alterando e dando origem a novas secções que soam todas interligadas a um único propósito: de fornecer 40 minutos únicos da vida do ouvinte. Estruturalmente, acho este álbum perfeito e cada novo detalhe que descubro após uma e outra audição é algo digno de ser partilhado, mesmo que não seja entendido.
Este é um álbum muito difícil de dissecar e de explicar e mais vale ser ouvido várias vezes seguidas de modo a realmente fazer sentido. Um álbum não para "ouvir" no verdadeiro sentido da palavra, mas para "pensar".
este álbum não o ouvi, mas o primeiro era sem dúvida algo excelente.