Tracklist:
1 The Parting
2 The One You Are Looking for Is Not Here
3 Hypnone
4 The Racing Heart
5 Buildings
6 Leech
7 Ambitions
8 Undo You
9 Lethean
10 First Prayer
11 Dead Letters
Line-up:
Jonas Renkse – voz
Anders Nyström – guitarra
Daniel Liljekvist – bateria
Per Eriksson – guitarra
Niklas Sandin – baixo
Estava há espera que alguem abrisse para nao me dar ao trabalho mas pronto, dado que me apetecia bastante trocar impressões sobre o mesmo lá abri.
Antes de ouvir este album vinha muito mas mesmo muito na espectativa. O Night is the New Day(NITND) tinha sido uma das maiores desilusoes de sempre em termos musicais e eu nem nunca soube porquê, simplesmente nunca me entrou, parecia-me apenas mais um album de Katatonia. Depois de ouvir a primeira música lançada para o album, Dead Letters, as minhas espectativas subiram um bocado, mas sempre mornas. Depois de ouvir o album bastantes vezes, é para mim, e até este ponto, o album do ano.
O grande problema aqui é explicar o porque, quando se calhar nem consigo dizer se é assim tao diferente do NITND, a verdade é que as músicas entraram, consigo perfeitamente discernir um conjunto de músicas fortes que gostaria de ver ao vivo (Dead Letters, Undo You, Lethean, Hypnone e The Racing Heart). Estes meninos, desde o Discouraged Ones que não arriscam por ai alem, e não posso dizer que é mau (O NITND é audivel, ao contrario do Heritage :p), dado que a música que fazem vem sempre carregada duma atmosfera e duma melancolia absolutamente fenomenais. Eu apesar de não estar, a nivel pessoal, numa grande fase e sabendo que ouvir o album nao me ia ajudar, caguei completamente, dada a qualidade do mesmo.
Pareceu-me também que o Anders desta vez sacou uma maior quantidade de solos do que o normal ou se calhar nunca reparei muito neles em albuns anteriores. Nota-se também que a saída dos irmãos Norrman não influenciou em nada o som da banda. Conclusão, não chega ao nivel do Viva Emptiness, que é a par do Dance of December Souls (mas num contexto musical completamente diferente), o melhor album da banda e um dos meus top 3 de sempre, mas penso que estará logo a seguir.