Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor JekBanger » segunda set 30, 2013 9:04 am


Imagem
Os Dream Theater estão de volta finalmente com um album que merece ser visto como um sucessor à altura do Octavarium, apesar de não ser um album supreendente como outrora, a nível de composição, consegue deixar esquecer o momentos menos inspirados dos últimos albuns. No entanto tive de ouvir várias vezes porque os segmentos que fazem lembrar composições antigas parecem não deixar o album entrar às primeiras audições, no entanto entranhou-se e tornou-se até viciante.
O album começa com um instrumental a lembrar overture do Scenes From a Memory fundida com Overture do 6 degrees. The enemy inside, o single já avançado tem muita energia no início, um riff ao estilo Petrucci que aqui funciona muito bem, num jeito cavalgado a fazer lembrar megadeth, mas gostava que o sr. petrucci ponderasse deixar estes riffs de molho, pois anda a abusar deste estilo de composição desde o sistematic chaos, se bem que aqui resulta.....
The looking glass, um tema que parece saido do images and words...muito orelhudo o riff!
The enigma machine um isntrumental com a duração ideal para animar um concerto, mas que peca por um solo chorão já muitas vezes escrito por petrucci!!
os próximos 4 temas são temas que alternam peso e melodia, não aborrecem porque não abusam dos solos orgásmicos e desinspirados dos últimos albuns, boas escolhas.
The Illumination Theory é o épico ao estilo dos últimos albuns para finalizar as hostes, mas desta vez conseguiram fazer algo que consegue rivalizar com a In The Name of God pelo menos a nível de riff matador na primeira metade da música, de resto segue a estrutura de temas do género dos últimos albuns com a secção sinfónica, parte relaxante e tal e termina com um solo de piano limpo sentimental e tudo.
Um bom regresso, desde o Octavarium que não faziam algo que eu considerasse viciante, no entanto não entrou nas primeiras audiçõs, pois não traz a frescura de composição que apresentaram até ao Octavarium. Mas como se costuma dizer é um album que vai crescendo à medida que se repetem as audições.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor pafg » segunda set 30, 2013 11:46 am

Gostei essencialmente da produção cheia e pesadona do álbum, mas a maior parte das canções parecem fracas. Tanto em termos de imediatismo como em termos "progressivos". Parece-me que os DT quiseram escrever canções mais directas (a maior parte ronda os 6 minutos de duração) sem sacrificar a complexidade, mas tudo isto sem escreverm boas canções não vale de muito. Este disco faz lembrar o Octavarium, embora com uma produção mais pesada. A disposição das músicas é muito similar e as estruturas das músicas também.
Esta produção também fica algo despersonalizada, quando comparada com todos os álbuns anteriores, que tinham uma preponderância orgânica. O som deste novo soa-me algo plástico.
Temas a destacar: The Looking Glass, de longe a mais imediata com La Brie perfeito e a épica Illumination Theory que mais parece algo saído de um disco de Nevermore, tirando a secção intermediária da música.
Não é dos melhores momentos dos DT, mas sempre é melhor que o Octavarium.
Dou-lhe um 7 em 10.

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor Wolfheart66 » segunda set 30, 2013 9:20 pm

Agora é moda criticar os dois últimos álbuns de DT? xD
Só tenho lido um bashing constante mas aparentemente sem fundamento...
Quanto a este álbum, gostei bastante, é muito complicado os Dream Theater terem ou fazerem um álbum fraco, mesmo quando isso aparentemente acontece consigo gostar da maioria dos temas como é o caso do FII e do Octavarium...
Os temas que destaco são sem dúvida a Enigma Machine, a Enemy Inside, as baladas The Looking Glass e Along For the Ride e a épica Illumination Theory que relembra com boa nostalgia a igualmente genial Count of Tuscany :mrgreen:
Imagem

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor xtr3me » segunda set 30, 2013 10:03 pm

Como já tinha tido comentado noutro tópico, achei fraco.

Demasiado aborrecido para que já fez as obras primas que fez. A proeficiência técnica está lá, como sempre, nunca foi isso que esteve em causa. Está em causa, para mim, o marasmo criativo em que os DT caíram (já desde há uns largos anos para cá). Se calhar habituam-me mal com as obras do início da carreira, mas simplesmente não consigo dizer que este álbum de DT é um álbum ao nível daquilo que já fizeram.

Claramente um álbum que não vai rodar muitas vezes por aqui. Aliás, provavelmente apenas o vou adquirir por uma questão de coleccionismo.

Espero (muito) mais destes senhores há uns anos valentes.

E deixo uma pergunta no ar: DT também já é daquelas bandas que não se pode dizer mal? Qualquer merda que lancem cá para fora vai ser sempre intocável?
Deixem-se disso ;)

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor X-FrEaK » quinta out 03, 2013 12:35 am

Wolfheart66 Escreveu:Agora é moda criticar os dois últimos álbuns de DT? xD
Só tenho lido um bashing constante mas aparentemente sem fundamento...


Concordo lol, pessoalmente o Black Clouds And Silver Linings é dos meus albuns de eleição de DT

xtr3me Escreveu:E deixo uma pergunta no ar: DT também já é daquelas bandas que não se pode dizer mal? Qualquer merda que lancem cá para fora vai ser sempre intocável?
Deixem-se disso ;)


Eu para ser diferente não consigo perceber o rotulo de obra prima do Metropolis Pt. 2 :P

Avatar do Utilizador
JekBanger
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 390
Registado: domingo dez 27, 2009 7:20 pm

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor JekBanger » quinta out 03, 2013 10:55 am

ora bem! eu até tenho todos os originais de estúdio da banda (falta este que já está encomendado), a questão é que o sistematic e o black clouds até rodaram bastante no início, o black clouds nem tanto, porque comecei a "enjoar" um pouco Dream Theater aqui (era a minha banda favorita até ao octavarium)! O sistematic não envelheceu bem, passados uns anitos peguei naquilo e não sei porquê achei aborrecido, o black clouds um pouco parecido, mas mais por começar a lembrar outros albuns de dream theater. O Dramatic turn of events começou a exagerar nos segmentos que fazem lembrar composições antigas, e neste estilo progressivo de dreamtheater com solos longos, com teclado omnipresente e com o estilo de riffs de guitarra cada vez mais repetitivo no meu entender, faz-me cansar os ouvidos... mas todos os 3 têm músicas interessantes, como obras completas acho-os inferiores aos antecessores....
este último como já disse, consegue fazer esquecer os momentos que fazem lembrar outros albuns, pelo menos para já!! Talvez a decisão de escolher temas mais curtos foi sábia, mas mesmo assim, falta frescura nos solos, em alguns riffs, nas baladas e nos teclados que em certas partes deviam estar calados! Como um todo agrada-me mais que os últimos 3 e irei vê-los ao Coliseu sem dúvida!

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor pafg » quinta out 03, 2013 3:03 pm

O Black Couds está no meu top 5 de DT. Não voltam a fazer outro disco assim!
É fácil perceber que o Portnoy era de alguma forma uma força motriz no grupo e tinha uma palavra a dizer na composição. Isso notou-se no anterior, que não achei nada mau, mas tinha um feeling algo "vazio". Mas neste novo é gritante a falta que ele faz. Anyway, não acho que este novo seja mau, mas é dos menos bons deles.

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor X-FrEaK » quinta out 03, 2013 7:01 pm

pafg Escreveu:O Black Couds está no meu top 5 de DT. Não voltam a fazer outro disco assim!
É fácil perceber que o Portnoy era de alguma forma uma força motriz no grupo e tinha uma palavra a dizer na composição. Isso notou-se no anterior, que não achei nada mau, mas tinha um feeling algo "vazio". Mas neste novo é gritante a falta que ele faz. Anyway, não acho que este novo seja mau, mas é dos menos bons deles.


Concordo com tudo o que dizes nesta frase. Este album tá mesmo a custar a entrar, tirando a intro e a The Enemy Inside não há nada que me tenha ficado das audições do album

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor Wolfheart66 » quinta out 03, 2013 10:22 pm

xtr3me Escreveu:Como já tinha tido comentado noutro tópico, achei fraco.

Demasiado aborrecido para que já fez as obras primas que fez. A proeficiência técnica está lá, como sempre, nunca foi isso que esteve em causa. Está em causa, para mim, o marasmo criativo em que os DT caíram (já desde há uns largos anos para cá). Se calhar habituam-me mal com as obras do início da carreira, mas simplesmente não consigo dizer que este álbum de DT é um álbum ao nível daquilo que já fizeram.

Claramente um álbum que não vai rodar muitas vezes por aqui. Aliás, provavelmente apenas o vou adquirir por uma questão de coleccionismo.

Espero (muito) mais destes senhores há uns anos valentes.

E deixo uma pergunta no ar: DT também já é daquelas bandas que não se pode dizer mal? Qualquer merda que lancem cá para fora vai ser sempre intocável?
Deixem-se disso ;)

Bem para responder à tua pergunta camarada progressivo, não é considerar intocável, contudo, acho que a banda tem as ferramentas todas necessárias para o que aprecio na música deles. E como bons músicos que são, coisas más não fazem, imo. Pode é haver algumas oscilações com mais um menos brilhantismo, mas no geral o saldo tem sido positivo, plo menos encaro a carreira deles assim.
Imagem

Avatar do Utilizador
kosh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 267
Registado: sexta mai 17, 2013 9:25 am

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor kosh » sexta out 04, 2013 12:22 am

Eu sou de poucas palavras no que toca a opiniões de álbuns. Apenas digo que desde o Train of Thought que não gostava tanto de um álbum de Dream Theater. Estava farto de ouvir blast beats e mais nu-metal do que prog-metal. Light 9 to a strong 8.

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor xtr3me » sexta out 04, 2013 12:58 am

Wolfheart66 Escreveu:
xtr3me Escreveu:Como já tinha tido comentado noutro tópico, achei fraco.

Demasiado aborrecido para que já fez as obras primas que fez. A proeficiência técnica está lá, como sempre, nunca foi isso que esteve em causa. Está em causa, para mim, o marasmo criativo em que os DT caíram (já desde há uns largos anos para cá). Se calhar habituam-me mal com as obras do início da carreira, mas simplesmente não consigo dizer que este álbum de DT é um álbum ao nível daquilo que já fizeram.

Claramente um álbum que não vai rodar muitas vezes por aqui. Aliás, provavelmente apenas o vou adquirir por uma questão de coleccionismo.

Espero (muito) mais destes senhores há uns anos valentes.

E deixo uma pergunta no ar: DT também já é daquelas bandas que não se pode dizer mal? Qualquer merda que lancem cá para fora vai ser sempre intocável?
Deixem-se disso ;)

Bem para responder à tua pergunta camarada progressivo, não é considerar intocável, contudo, acho que a banda tem as ferramentas todas necessárias para o que aprecio na música deles. E como bons músicos que são, coisas más não fazem, imo. Pode é haver algumas oscilações com mais um menos brilhantismo, mas no geral o saldo tem sido positivo, plo menos encaro a carreira deles assim.


A minha questão foi mais porque eu acho que, toldados pela nossa admiração pelas bandas que gostamos, perdemos imparcialidade muitas vezes. Isso faz-nos aceitar com facilidade o que as bandas lançam cá para fora e parece que temos dificuldade em admitir que, uma banda que gostamos muito, não fez um álbum conseguido (e contra mim falo, que fique claro).

Em relação a este álbum (e outros anteriores) acho honestamente que estão, no aspecto criativo, claramente abaixo dos grandes álbuns que eles já lançaram mais lá para trás. E para isso acho que contribuíram uma série de acontecimentos: a, cada vez maior, importância do Rudess na composição, o afastamento do Portnoy, entre outras coisas.

Na verdade o que eu noto é ausência de coisas novas. Ouvindo os primeiros álbuns, até ao 6DoIT, há sempre coisas novas, em cada álbum. Desde aí, tem sido um "reaproveitar" de sonoridades, riffs, "ambientes".

E como a obra deles é tão boa, eu posso-me dar ao luxo de achar que este álbum não corresponde às MINHAS expectativas e consigo ouvir nas mesma bastante DT sem ter de tocar nos álbuns que não gosto. E este, honestamente, não irá rodar muito cá por casa. Não é por ser mau, é por ser "gasto".

E com tantas bandas a fazerem tanta coisa diferente, não há necessidade. Quando quero ouvir DT quero ouvir o melhor deles ... e claramente este álbum não é isso ;)

Mas, novamente, não foi para picar nem para lancar aqui incêndios. Foi só para manifestar uma opinião. A minha (unica e exclusivamente) :metal:
Última edição por xtr3me em sábado out 05, 2013 11:57 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor Sassequece » sábado out 05, 2013 10:54 am

Comprei ontem o álbum e ainda só o ouvi uma vez. Sinceramente não fiquei com muita vontade de voltar a ouvir, o que acontece pela primeira vez com um álbum de DT... Para já foi uma grande desilusão. Muito provavelmente o pior álbum da banda, ultrapassando o Systematic Chaos que era o álbum que eu menos apreciava até à data. Espero que com novas audições a minha opinião mude mas vejo isso com grande dificuldade. O que mais me incomodou foi mesmo o trabalho do Rudess. Já não há pachorra para tanto floreado de teclado e sonoridades que simplesmente não resultam. O solo na "Along for the ride" é abominável. Parece um solo de pan pipes dos Andes... Uma palavra positiva apenas para a produção/misturas. Gostei do som mais cheio e encorpado.

Não deixa de ser curioso que num ano em que as 3 bandas da troika do metal progressivo (DT, Fates Warning e Queensryche) lançam um álbum, o de DT é, para mim, claramente o menos interessante. O de Queensryche encheu-me as medidas com um regresso à sonoridade que os tornou uma das minhas bandas preferidas e FW é FW, nunca desilude.

Já o disse noutro tópico mas acho que é pertinente dizer aqui: acho que o trabalho a solo do LaBrie está, neste momento, num patamar superior ao de DT.

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6028
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor Vooder » sábado out 05, 2013 2:21 pm

JekBanger Escreveu:Os Dream Theater estão de volta finalmente com um album que merece ser visto como um sucessor à altura do Octavarium,

Bem, isso é a pior apresentação que para mim poderias ter escrito, pois IMO é o disco mais fraco... ou menos bom da banda! Deixaste-me com vontade de não ouvir o disco.
Mas depois escreves:
"consegue deixar esquecer o momentos menos inspirados dos últimos albuns"

O Black Clouds para mim está até no pódio de melhor disco da banda.

Conclusão, como parece que temos os gostos completamente trocados em relação a DT, afinal vou ouvir o disco :o
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
portluis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2965
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Localização: Coimbra/Aveiro
Contacto:

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor portluis » domingo out 06, 2013 12:00 am

The Bigger Picture, provavelmente a melhor coisa que já ouvi dos DT nos últimos 3 ou 4 álbuns. :metal:

Avatar do Utilizador
Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5150
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
Localização: Arbusto

Re: Dream Theater - "Dream Theater" (2013)

Mensagempor Sir Sardine » domingo out 06, 2013 11:21 am

Estou a ver que existem opiniões muito variadas. Eu vou ficar na equipa 'não' e pelas mesmas ideias.
É um álbum que mesmo à primeira audição me pareceu demasiado gasto com ideias recicladas de todos os outros trabalhos. Não é mau e apenas é salvo pela grande mestria técnica de todos.
Pela 1ª vez sinto imensa falta do Portnoy. Bastou-me ir ouvir um álbum antigo e perceber que em composição faz imensa diferença. Nem o Petrucci consegue levar o barco às costas, nem o Mangini tem capacidade para introduzir aquelas linhas brilhantes de bateria.
Para já é o pior álbum de Dream Theater, mesmo pior que o SC.

De qualquer forma vou vê-los em Janeiro!


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes