Carpe Noctem - In Terra Profugus

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor pafg » terça set 24, 2013 12:09 pm

Imagem

Apesar de ser "apenas" mais uma fusão de estilos, este é dos melhores álbuns que ouvi este ano. Quando digo apenas, é porque os Carpe Noctem não oferecem nada de inovador. Promovem uma mistura de black metal progressivo e atmosférico (entre Deathspell Omega e Secrets of the Moon), que choca com o death metal torturante dos aussies Portal, e adicionam aqui e ali passagens melancólicas («Odium Somniferum» a partir dos 7:50, «Ars Moriendi» a partir dos 15:20 e o início de VITRIOL, por exemplo) que remetem para o doom depressivo de uns Dolorian.
O melhor de vários mundos, portanto. E quando assim é não se pode pedir muito mais.


Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Brunhu » terça set 24, 2013 12:22 pm

Este álbum está fenomenal... é daqueles que bate à primeira e entra logo no lote dos que mais surpreendem... Já com o de Stomach Earth aconteceu o mesmo.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor pafg » terça set 24, 2013 12:27 pm

Esse de Stomach Earth foi outro que caiu aqui quem nem uma bomba. Bastou a «Prolong The Death Watch» para ficar colado. :)

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Zyklon » terça set 24, 2013 12:29 pm

Excelente mesmo e em alta rotação nas ultimas semanas nas beiras tambem!
Mais a fundo:

Islandia.
Sinceramente não sei o que se passa atualmente naquele pequeno país, mas cada vez surpreendem mais dentro da musica extrema, já não bastavam os casos de The Wormlust, Svartidaudi, Gone Postal etc, etc e ainda temos que ser violentamente massacrados por uns aparentemente desconhecidos Carpe Noctem que surgem com um dos mais grandiosos/majestosos albuns de Black Metal deste ano.
A genese da banda remonta a 2008 e a distancia que nos separa até lá resume-se a varias demos e eps o que até aqui poderia parecer banal e o caminho basico para o crescimento de mais uma banda do Underground tornou-se a meu ver num dos mais espantosos casos de metamorfose musical num estilo que aparentemente está a viver alguma falta de ideias como o é o caso do BM de tendencia morbida e viajante..
O album de Svartidaudi (que esteve presente no top 3 aqui no Asilo no ano transato), parece que veio abrir novamente as portas e janelas aparentemente enferrujadas num estilo onde os clones de DsO e BaN vão surgindo e ressurgindo sem o minimo de sentido ou algo para dizer nos dias de hoje.
No caso de Carpe Noctem essas influencias tambem estão presentes, mais de DsO antigo sejamos corretos, mas a formula usada é quase um perfeito update de um SMRC com o Flesh Cathedral misturado com um estranhíssimo sentido estético que em muito deve a algumas estruturas colossais vindas do Post, principalmente nas partes mais atmosfericas do album trazendo a memoria os efeitos melodia vs horror de uns Cult of Erinyes (por ex), o resultado é completamente delicioso e brilhante transformando as cinco faixas que compoem o album numa autentica viagem nocturna onde somos completamente enfeitiçados para "aproveitar a noite" em todo o seu esplendor..
Black Metal inteligente feito para ser apreciado ao de leve na sua vertente mais "religiosa", onde o lado liturgico aparente não vive do imediatismo lirico mas do lado mais sonoro e musical, pode parecer cliché este tipo de frase mas creio que neste "In Terra Profugus" isto é bem real e leva-nos até lá a baixo sem ser necessario muito teatro ou invocações estereis..
Na minha opinião é um album perfeito, que funde muita coisa as transforma e pede ao ouvinte que se deixe levar, alias nem mesmo a aparente longa duração de algumas faixas se faz notar o que nestes casos é sem duvida um bom sinal.
Resumindo é um dos albuns mais marcantes para já deste ano e um trabalho obrigatorio para quem gosta de BM cheio de carisma e inteligencia nestes tempos onde se copia tudo ela por ela por vezes sem resultados praticos.
Obrigatorio!!

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Zyklon » terça set 24, 2013 12:39 pm

Não vejo onde encontras influencias de Portal ou Dolorian aqui...eu trocaria isso por momentos vindos Árstíðir Lífsins antes.

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor abyssum » terça set 24, 2013 6:29 pm

Nestes últimos anos a cena islandesa têm vindo a revelar boas bandas, e os Carpe Noctem são mais uma a colocar a Islândia no mapa da cena mais extrema do Metal. Uma vez que a cena escandinava já não é o que era, lá para aqueles lados dos mares do Norte os islandeses estão a tomar as rédeas do BM, que outrora era dominada exclusivamente por os seus compadres noruegueses e suecos.
"In Terra Profugus" é mais uma prova do bom BM islandês, um albúm carregado de obscuridade, e que teve impacto logo na primeira audição, é um bom disco que merece a atenção dos apreciadores de BM e não só.

Avatar do Utilizador
Haxan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 456
Registado: terça mar 01, 2011 1:00 am
Localização: Sxl
Contacto:

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Haxan » terça set 24, 2013 11:10 pm

"Nada de Inovador?"

Desculpa mas vou ter de discordar.

Isto para mim não é "mais do mesmo". A meu ver, Carpe Noctem pertencem a uma nova estirpe de bandas dentro do género que, enquanto muitos andam ocupados a tentar ser "the next big thing" (agora vou atirar as bandas cliché) tipo DsO e BaN, arriscaram e criaram algo bastante... inovador, rico e que acima de tudo os diferencia de muita bandola que aí anda e que não fazem cá falta nenhuma! Após uma 1ª audição a este álbum, fiquei imediatamente seduzido pela sua excentricidade. Portal? Não sinto. Dolorian? Também não. Mas entendo o que queres +- dizer quando citas estes nomes. Há ali em alguns acordes alguns momentos que nos podem trazer à cabeça esta ou aquela faixa deles. Como talvez, TALVEZ... os acordes iniciais da "Vitriol" façam lembrar a "Nyx" dos SoTM. Talvez. Se eu acreditar muito.. acredito que sim.

Eu pessoalmente, sinto ali mais aquela demência (já típica dos islandeses) de uns Svartidauði ou até mesmo Wormlust, embora Wormlust esteja já assim noutro nível.

Enfim, estamos aqui a discutir de uma forma saudavél o álbum, certo?

Para mim, uma das boas surpresas do ano. Grande evolução da Demo para este álbum, excelente produção e artwork.
Tomara houvesse mais bm assim... é só o que eu peço este Natal.
forevercursed.blogspot.com

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor pafg » quarta set 25, 2013 10:34 am

Zyklon Escreveu:Não vejo onde encontras influencias de Portal ou Dolorian aqui...eu trocaria isso por momentos vindos Árstíðir Lífsins antes.


Não conheço Árstíðir Lífsins, nem me parece muito eficiente comparar os dotes de uma banda recente com outra (também recente) que ninguém conhece. Mas como até reconheço o teu bom gosto, talvez dê uma chance a esses Árstíðir Lífsins. :lol:

Os momentos que destaquei soam-me a Dolorian. Em outras partes soa-me a Portal.

@Haxan:

Se encontras inovação aqui, ainda bem! Eu não. É certo que o álbum é fenomenal, mas basta ouvir este disco logo a seguir ao Paracletus para se perceber onde é que os Carpe Noctem foram "roubar". :wink:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Enigma » quarta set 25, 2013 11:28 am

pafg Escreveu:Não conheço Árstíðir Lífsins, nem me parece muito eficiente comparar os dotes de uma banda recente com outra (também recente) que ninguém conhece. Mas como até reconheço o teu bom gosto, talvez dê uma chance a esses Árstíðir Lífsins. :lol:


Deves dar uma escutadela a essa banda, vale bem a pena. :)
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta set 25, 2013 12:12 pm

Estou a fazer disto a minha banda sonora para a hora de almoço.

E é assustadoramente bom...

Avatar do Utilizador
Pest
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1021
Registado: domingo abr 25, 2010 9:42 pm
Localização: Sintra

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor Pest » quinta set 26, 2013 9:22 pm

Uma das boas surpresas deste ano! Filho bastardo de uns DsO e irmão mais novo do um Flesh Cathedral, este cd é assustadoramente devastador e obscuro. Riffs maliciosos acompanhados de ambientes hipnotizantes, chegando por vezes a momentos de puro terror. O resultado é fantástico!!
"...so I drag these rusty chains. Across these burning fields of Nothingness. Struggle through the swamps of mental darkness I seek and I wait... Wait for the day to come. The day when these chains no longer pierces my flesh and limit my soul."

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Carpe Noctem - In Terra Profugus

Mensagempor HFVM » sexta set 27, 2013 8:00 am

Dies ist sehr gut
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes