Orphaned Land - All Is One (2013)

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor pafg » sexta jun 28, 2013 5:05 pm

Imagem

"O primado de unificação de todos os paradigmas religiosos cedo fez dos israelitas Orphaned Land uma banda especial, conseguindo cativar uma vasta legião de fãs com a sua doutrina humanitária e fraterna. Certamente que nenhuma mensagem deste género seria possível dentro da música, se esta não possuísse qualidade assinalável, e ouvindo álbuns como «Mabool» e «The Neverending Way of the ORWarriOR», percebia-se que para além de uma mensagem pertinente, os Orphaned Land também exibiam grande qualidade musical, num metal progressivo de contornos góticos, folk e death metal. O exotismo arábico das suas canções, assim como dinâmica assinalável em composições por norma extensas, compunham o lote de dotes musicais que faziam deles uma das mais carismáticas bandas da actualidade, facto por mim distinguido em 2010, quando coloquei «The Neverending Way of the ORWarriOR» como o melhor álbum desse ano.
A distinção mediática geral veio a confirmar-se mais tarde. As aparições em media um pouco por todo o mundo e abertura de espectáculos para os Metallica por convite destes, trouxe-lhes o nível de reconhecimento que faltava e nem a desnecessária manobra de marketing que pretendia candidatar os Orphaned Land ao prémio Nobel da Paz, abonou em desfavor. «All Is One» é assim naturalmente um álbum extremamente aguardado, para se perceber o caminho que Kobi Farhi e companhia iriam trilhar na sua demanda espiritual.
O primeiro traço a destacar foi adiantado pelo próprio vocalista, que avisou há já algum tempo que este seria um disco mais directo e mais virado para vocalizações limpas. De facto, apenas um tema do álbum tem growls, trata-se de «Fail» que até é dos melhores temas do disco. O outro pormenor também é evidente desde logo no tamanho das músicas, bem menores do que o habitual.
«All Is One» parece assim ter sido composto para ser mais imediato, com níveis de catchiness apurados e menos interessado em explorar as estruturas labirínticas dos álbuns anteriores. Este aspecto fica provado logo nas primeiras duas músicas, «All Is One» e «The Simple Man», temas despidos baseados em riffs minimalistas e complementados com as já habituais ambiências e coros orientais. Este minimalismo só a espaços abre lugar a composições mais elaboradas, como são os casos de «Let the Truce Be Known», uma semi-balada com teclados e violinos sublimes, «Fail» a mais aproximada do universo «Mabool», e «Children» que fecha o disco em tom antémico e melancólico.
Os restantes primam por uma simplicidade que chega a ser confrangedora, sobretudo em comparação com os discos anteriores, que apesar de serem bastante longos, exibiam a tal riqueza de conteúdo que não encontramos aqui. Deste lote, várias músicas podiam até figurar num festival da canção sem problemas, pois aproximam-se mais do world music e do folk rock do que do metal, ouvir «Shama’im», «All Is One» e «Freedom».
Compreendo que a ideia seria aproximar este ideal unificador religioso que os Orphaned Land tão bem representam de uma maior audiência, mas sacrificar a riqueza da sua sonoridade em detrimento de uma maior aceitação geral nunca foi boa solução para ninguém. Quem gostar essencialmente do exotismo dos israelitas patente no passado em «Sapari», deverá certamente adorar esta nova abordagem, mas se como eu preferiam as composições mais progressivas e ricas dos álbuns anteriores, receio que «All Is One» possa ser uma relativa desilusão."

7/10
in http://eventhorizon-space.blogspot.pt/2013/06/orphaned-land-all-is-one.html


Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça jul 02, 2013 11:08 am

A par do último de Amon Amarth, este tem sido o outro álbum que tem andado a rodar aqui para os meus lados.

Não acho que "desapontado" seja um termo necessariamente justo para a primeira audição deste trabalho. Acho que não posso dizer tanto.

No geral, acho que o álbum tem aquele "feeling" a Orphaned Land (independentemente dos growls que, do meu ponto de vista, não são relevantes) e têm um conjunto de boas malhas.

Dou destaque para a "Brother" e a "Fail", sendo que o tema-título também tem o seu interesse e os coros resultam muito, muito bem no caso desta faixa.

O problema maior acaba por ser, acho eu, a combinação da duração das faixas com o facto de o álbum não ser verdadeiramente conceptual à semelhança do ORWarriOR e, julgo que, do Mabool (que está ainda na minha wishlist).

Embora haja toda uma ideia/conceito em torno deste "All is One", não se verifica a mesma fluidez e harmonia(?) que no caso do último trabalho resultava tão bem.

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor X-FrEaK » quarta jul 10, 2013 9:55 pm

Estou a gostar bastante! Andava farto do que andava a ouvir ultimamente!

Avatar do Utilizador
The Clansman
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 249
Registado: segunda mar 31, 2008 9:05 am
Localização: Arouca
Contacto:

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor The Clansman » quarta jul 17, 2013 9:28 pm

Para mim o melhor registo deles, e é sem dúvida um dos melhores de 2013 :metal:
..."I´m a Slave to the power of Death"

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Vooder » quarta jul 17, 2013 9:58 pm

Às primeiras audições, vê-se que é um bom disco, mas acho que não vai chegar ao patamar do anterior. Mas continua a crescer!
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor DREAMASTER » quinta jul 18, 2013 5:49 pm

Já ouvi com atenção o novo album dos Orphaned Land e fiquei maravilhado. Adorei todas as musicas e isto é raro acontecer comigo. Conto pelos dedos das mãos os albuns que eu gostei de todas as musicas e agora este album dos OL entra para a lista dessas excepções.
Com uma produção igualmente perfeita, que transporta uma pessoa para outras paragens e ambientes. Sem duvida um album a comprar :headbanger:

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor HFVM » quinta jul 18, 2013 5:55 pm

Ainda não ouvi isto. A ver se o faço. O Mabool é aquela coisa...
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor DREAMASTER » quinta jul 18, 2013 8:42 pm





:beer:

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor DREAMASTER » sexta jul 19, 2013 2:31 pm





:metal:

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor HFVM » segunda jul 22, 2013 8:51 pm

Ouvi esta cena pela primeira vez este fim de semana. Sou grande apreciador do Mabool, que considero perfeito. Surpreendeu-me a simplicidade deste novo disco. Basicamente concordo com este ponto:

«All Is One» parece assim ter sido composto para ser mais imediato, com níveis de catchiness apurados e menos interessado em explorar as estruturas labirínticas dos álbuns anteriores.


Olha, é daqueles álbuns que o outro podia dar à bicicleta.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Brunhu » segunda jul 22, 2013 10:07 pm

Anda por ali para voltar a pegar um dia destes... a coisa soou-me um bocado amaricada de mais!!

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça jul 23, 2013 8:22 am

Brunhu Escreveu:Anda por ali para voltar a pegar um dia destes... a coisa soou-me um bocado amaricada de mais!!


Demasiado amaricado?

Vai lá pegar nisso outra vez então...

:lol:

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Brunhu » terça jul 23, 2013 9:55 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Brunhu Escreveu:Anda por ali para voltar a pegar um dia destes... a coisa soou-me um bocado amaricada de mais!!


Demasiado amaricado?

Vai lá pegar nisso outra vez então...

:lol:

Num dia em que me sentir mais sensível, trato disso!! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
DREAMASTER
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 630
Registado: segunda abr 13, 2009 12:35 pm
Localização: Lisboa

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor DREAMASTER » sexta jul 26, 2013 11:33 am

Excelente letra dirigida à carneirada e com growling.



No surprise this morning, as usual I woke up again to a world that kills itself repetitively with no shame or fear. The papers were telling me as always in burning red colors that it's everywhere I'll go. An eternal loop of slavery, murder, rape, corruption and wars. Same old story in colored versions of death, death, death. As if we are doomed, sucked and being smoked from far beyond by a dead star, a black hole, an endless appetite that swallows our light and wants nothing but more & more & more.

Yes I am too the fuel that feeds this machine, this vast engine of destruction that takes our lives, our souls and our freedom. And what other choices do I have in a society that educates me to be stupid. I am brainwashed like a sheep, so that every liar with a sip of charisma can easily turn himself into my "shepherd". So, here I am, sitting like a fairy princess, waiting for her Messiah while happiness is everywhere except here and now. And we all keep on hanging onto our hopes, while the storm still rages inside.

Slippery tongues fork from my screen
Spewing such lies in the name of the green
They play the game of thrones till one wins
A rule of one liar ends and another beings

So why do we fail to see
And why in this jail are we
Living our life with the threat of fire
We’re losing again all to this mire

Money tied with power, war and bloodlust
They’ll spend our money until none of it lasts
They will send our sons to war to die for a god
That they use as a coin to barter for blood

“Yes sir, no sir” – can I go home now?
Your thirst for blood has lost me somehow
I was young when they took me;
I am a young man no more
As they used me and threw me like the army’s last whore

A children’s crusade – we are brothers in arms
A multitude of fools like a rain of falling stars
We walk the road to war while they smoke their cigars
Like a serpent forever feed on its tail
This cycle of death goes on forever gain,
and again… and again…










:metal:

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Orphaned Land - All Is One (2013)

Mensagempor Waltheer » segunda ago 05, 2013 11:34 am

O facto do Yossi não ter escrito praticamente nada para este álbum...

não é um mau álbum (de todo), mas se olharmos para trás na carreira de OL, este fica um pedacinho aquém...
Nail Your God Down


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes