In Vain - Aenigma

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

In Vain - Aenigma

Mensagempor Count Raven » sexta mar 15, 2013 10:35 pm

Não tenho feito outra coisa que não tenha sido ouvir esta brincadeira o dia todo, auto-repeat é qualquer coisa de bom num álbum como este. Andava farto de ouvir falar de álbuns que crescem e tal, e acho que este é um desses. Andava curioso para saber o que é que iria suceder ao Mantra, que me deixou um tudo nada indiferente, mas com este Aenigma elevam-se barreiras em vários sentidos: instrumental, lírico, produção,... o que mais me cativa até ver são os solos à la Satriani (passe a expressão) e a epicidade de todo e qualquer tema deste álbum. Entra muito rapidamente e sem grandes rodeios, e sente-se aqui e ali um feeling muito próprio, onde se encontram riffs bluesy seguidos de um double-bass quase mecânico, quase nos limites homem/máquina. É o registo que até ver mais me deixou aparvalhized em 2013, porque este cena destila pureza, tem a tal alma que falta a muita banda nos dias de hoje. Ainda não encontrei um tema ímpar, mas votaria certamente no Culmination of the Aenigma. Mais alguém já ouviu?

Imagem
Última edição por Count Raven em sexta mar 15, 2013 10:51 pm, editado 1 vez no total.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Brunhu » sexta mar 15, 2013 10:48 pm

Ouvi sem grandes expectativas, já que o anterior não foi tão bom quanto esperava (é o problema de terem entrado a matar com o The Latter Rain), mas acabei por levar uma valente patada no focinho.
É um álbum muito forte e, uma vez mais, muito bem construído. O que mais me saltou ao ouvido foi o terem deixado a fórmula base dos anteriores, ou seja, entrar a abrir, amansar pelo meio e terminar com melodias amaricadas de grande qualidade.

Estes gajos regressaram em força e voltaram a ganhar a minha atenção. Recomenda-se!!

Fica a faixa de abertura.


Count, adiciona a capa do álbum ao primeiro post.
Última edição por Brunhu em sexta mar 15, 2013 11:02 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Count Raven » sexta mar 15, 2013 10:52 pm

Brunhu Escreveu:
Count, adiciona a capa do álbum ao primeiro post.


Fixed :wink:

Acho que a tal cena "amaricada" de que falas tem tudo a ver com a produção e com os Solefald lá pelo meio. Valente win.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
Luís Pedro Coutinho
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 60
Registado: terça mar 12, 2013 7:58 am
Localização: Rio Tinto

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Luís Pedro Coutinho » sexta mar 15, 2013 11:33 pm

Ainda não ouvi e acho que não vai ser este ano que oiço esta banda, mas já ouvi uma música e gostei.

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 703
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor BlackwaterPark » sábado mar 16, 2013 12:16 am

A banda entrou com tudo com The Latter Vain, que gostei muito, mas desde aí tem vindo a descer na minha consideração sucessivamente, e este álbum não é excepção.

Acho que é um dos piores trabalhos de guitarra + bateria que ouvi este ano, senão mesmo o pior. Os riffs flutuam entre o desagradável, o incoerente e o bom, o baterista para não borrar mais o quadro mete piloto automático do principio ao fim...boring. A única pessoa a exibir talento neste álbum é o teclista/vocalista clean na minha opinião, quando entra de vez em quando com algum momento vocal inspirado ou alguma melodia bem calculada consegue tornar a cena pelo menos momentaneamente semi-tolerável para mim.

As músicas individualmente não me soam particularmente interessantes ou com grande personalidade própria, mas acho piada à primeira faixa Against The Grain, encontro um certo potencial na composição dela que não encontro na vaguidão do melodicismo-épico-heróico dos 40 minutos seguintes.

Avatar do Utilizador
Luís Pedro Coutinho
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 60
Registado: terça mar 12, 2013 7:58 am
Localização: Rio Tinto

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Luís Pedro Coutinho » sábado mar 16, 2013 12:39 am

BlackwaterPark tenta dar mais uma hipótese ao álbum normalmente isso acontece quando não nos dedicamos 100% a um, por exemplo quando ouvi na primeira semana de 2013 o álbum de Mors Principium Est todos os dias eu cheguei a um ponto em que não queria mudar de cd...Faz um esforço porque dizem que o cd não é assim tão mau.

Avatar do Utilizador
Toretto
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1068
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm
Localização: Leiria

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Toretto » sábado mar 16, 2013 11:37 am

Para mim é o disco do ano até ao momento. O Mantra afastou-se um pouco do The Latter Rain mas esta Aenima voltou a aproximar-se. O ponto forte destes tipo é a melodia e peso que conseguem dar aos álbuns, sempre em doses bem distribuídas e, mais que isso, bem colocadas.
Imagem

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Count Raven » domingo mar 17, 2013 5:36 pm

Toretto Escreveu:Para mim é o disco do ano até ao momento. O Mantra afastou-se um pouco do The Latter Rain mas esta Aenima voltou a aproximar-se. O ponto forte destes tipo é a melodia e peso que conseguem dar aos álbuns, sempre em doses bem distribuídas e, mais que isso, bem colocadas.


Pois, até ver é o meu também. Ouvi sem expectativas algumas, graças ao Mantra, e ainda bem. verdade seja dita: é o tipo de som que me faz querer ouvir mais música, fazendo lembrar Arcturus com facilidade, bem como muito boa banda de metal progressivo Norueguesa, e claro que teria que me fazer lembrar muito Solefald, por motivos mais que óbvios. Não percebi bem o dislike do Blackwater Park em relação aos solos, acho que são sem margem para dúvida o ponto alto do álbum.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 703
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor BlackwaterPark » domingo mar 17, 2013 7:12 pm

Não mencionei solos especificamente, mas gosto de alguns pormenores, outros nem por isso, não tenho nada em especial contra eles.

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2223
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Matusalem » segunda mar 18, 2013 3:08 pm

A primeira vez que ouvi o album a semana passada pensei:
-"Que puta de album. Está do camandro!"
(até pensei abrir um tópico, mas como o meu anterior de Hate não teve grande feedback passei)
Depois o Conde Corvo abriu o tópico e li algumas opiniões menos positivas e pensei:
-"Humm, será que preciso limpar os ouvidos, ou será que agora toda a porra é benvinda?"
Hoje ouvi pela segunda vez o album e depois de o ouvir pensei:
-"Que puta de album. Está do camandro!"

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Count Raven » terça mar 19, 2013 3:34 pm

Matusalem Escreveu:ou será que agora toda a porra é benvinda?


Na minha opinião isto é tudo menos "qualquer porra", sem dúvida. :lol:

Ainda não parei de o ouvir, descobrem-se detalhes a cada audição, é ridículo.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2223
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Matusalem » terça mar 19, 2013 6:03 pm

Off topic:
Count Raven: quando puderes ouve o novo de Tribulation –> The Formulas of Death e depois dá-me o teu feedback.

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Count Raven » quarta mar 20, 2013 3:31 pm

Matusalem Escreveu:Off topic:
Count Raven: quando puderes ouve o novo de Tribulation –> The Formulas of Death e depois dá-me o teu feedback.


Nem sequer conhecia a banda, o meu tempo infelizmente já não é o mesmo que era para o poder dedicar à causa. :(

Sem sequer ter pesquisado pela mesma falta de tempo, o que me parece é que é uma banda que trilha os mesmos caminhos de bandas suecas (faz-me lembrar Unleashed, Dismember e Amon Amarth facilmente, com trabalhos de guitarra longos e propositadamente simples mas muito musculados, por vezes épicos até). Ouve-se também uns toques de black que não aborrecem, mas o que mais me agrada no álbum são as partes instrumentais longas, acho que é uma aproximação algo incomum e bem fixe. Tenho que ouvir com mais atenção porém, porque tenho a certeza que isto vai fazer mais sentido daqui a umas audições. Obrigado pela dica, se não é o pessoal a falar-me de cenas novas, chapéu. :?
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor X-FrEaK » quarta mar 20, 2013 11:55 pm

Só perde para o de Cult of Luna para o album do ano so far. Bastante bom este album, nao ia ouvir com grande espectativas mas adorei ;) tem andado em repeat constante

Avatar do Utilizador
Speed Merchant
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 138
Registado: sábado nov 17, 2012 10:40 pm
Localização: Porto

Re: In Vain - Aenigma

Mensagempor Speed Merchant » quinta mar 21, 2013 8:02 pm

Não conhecia nada desta banda, mas depois de ver tantas referências a eles aqui no fórum decidi experimentar e não me arrependo nada, isto está bem bom, fiquei com vontade de investigar o resto da discoografia. Não será o meu álbum favorito do ano, mas agradou-me sobremaneira, tem melodias fantásticas e é bem variado.
Boa recomendação daqui do pessoal. :metal:


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes