HEAD:STONED • "Present Inexistence"

Avatar do Utilizador
irondoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1608
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Localização: Porto - Portugal
Contacto:

HEAD:STONED • "Present Inexistence"

Mensagempor irondoom » domingo mar 03, 2013 12:09 am

HEAD:STONED - Present Inexistence / 2013

Imagem

Num mercado pequeno e densamente povoado, é com alguma dificuldade que um projecto de música mais pesada, à custa de concertos mais cirúrgicos e lançamentos espaçados no tempo, consegue ir mantendo cativada uma razoável audiência. No caso dos Head:Stoned essa tarefa torna-se mais facilitada graças ao reconhecimento que alguns dos seus componentes já vão tendo no meio, pelo som menos habitual quando comparado com a miríade de bandas de estilos mais vulgares e repetitivos e seguramente pela concentração artística com que "embrulham" os seus trabalhos.
«Present Inexistence» é um registo com 6 temas, sucessor do álbum «I Am All» de 2011, lançado neste momento para colmatar hiatos desaconselháveis e ir mantendo o colectivo do Porto bem no activo. Com uma cadência progressiva desde o seu inicio mas com uma faceta bem ríspida e rasgada, o EP conta com uma série de convidados, todos especiais é certo, mas cujo destaque mais peculiar vai para a participação do vocalista dos Genocide num dos temas deste disco. Instrumentalmente o quinteto apresenta uma excelente forma, não só na dupla de guitarras bem como na sua competente secção rítmica. Palavra final para a amplitude vocal de Vítor Franco, talvez o elemento em maior destaque neste pequeno / grande registo. Mar-13 [ 78 / 100 ]

by http://www.thebr11age.com
Última edição por irondoom em quinta set 26, 2013 2:41 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
irondoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1608
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Localização: Porto - Portugal
Contacto:

Re: HEAD:STONED • "Present Inexistence"

Mensagempor irondoom » domingo jun 09, 2013 10:56 am

Crítica na LOUD! 147
[ 7,5 / 10 ]

Imagem

Avatar do Utilizador
irondoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1608
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Localização: Porto - Portugal
Contacto:

Re: HEAD:STONED • "Present Inexistence"

Mensagempor irondoom » sexta jun 21, 2013 12:12 am

Crítica na HEMATOMA Zine por Joel Costa
http://hematomazine.com/review-headstoned-present-inexistence-2013/

HEAD:STONED
«Present Inexistence»
Edição de Autor
Lançamento: 2012
[5/5]

A maioria das bandas tem um elemento que é visto aos olhos do público como o líder. É aquela pessoa que associamos imediatamente quando pensamos na sua banda e também aquele (ou aquela) que merece um olhar mais atento da nossa parte nos concertos ao vivo. Não porque é a pessoa que dá a voz nas entrevistas, mas sim porque influi respeito e autoridade. Mas já chego onde queria chegar…

Foi em 2009 que ouvi HEAD:STONED pela primeira vez. A banda apresentava o seu EP de estreia «Within the Dark» e era na altura conhecida como Headstone. Ao ouvir tive uma reacção bipolar, pois enquanto fiquei (extremamente) contente por constatar que tal sonoridade era proveniente de uma banda portuguesa, ao mesmo tempo realizava que se calhar era por serem portugueses que não tinham as suas edições discográficas sob a responsabilidade de uma grande editora da Europa.

Nesse tempo, dizia eu, que pensar em HEAD:STONED era pensar em Augusto Peixoto, que exercia (e exerce!) um domínio implacável na bateria (e também na imagem da banda) fazendo das composições dos HEAD:STONED algo de extraordinário. Tínhamos então aqui o tal líder, que qual maestro, conduzia a sua banda por caminhos raramente percorridos na cena Metal do nosso país e criava assim uma sonoridade que era (e é!) sinónimo de grandeza.

Ao ouvir o EP «Present Inexistence», e ao fazer a comparação com a sonoridade de 2009, uma coisa mantém-se e outra não. O que se mantém é a dúvida: Porque raio é este EP uma edição de autor? Estará a indústria discográfica assim tão má que já não se pode fazer um pequeno investimento em produtos de qualidade? Mas a surpresa vem no que não se mantém, que é a tal questão da liderança. Os HEAD:STONED, ao contrário do que me pareciam ser há 4 anos atrás, são agora todos eles líderes natos. Há um sentimento de compromisso e de empenho da parte de todos os membros em fazer deste EP não apenas mais um título mas sim O título que lhes poderá proporcionar o tão aguardado (pelo menos pelos fãs) salto para um panorama mais digno e competitivo para uma banda deste calibre. Temos agora 5 elementos tão indispensáveis como os 4 elementos da natureza, pois um completa o outro. A baixista Vera Sá e o baterista Augusto Peixoto apresentam-se neste EP com uma química formidável no que respeita à construção rítmica dos temas, com as guitarras de Pedro Vieira e Nuno Silva a fazerem um trabalho para além do moderado e a assumirem-se agora como as forças axiomáticas que têm que ser. E claro, o incomparável Vítor Franco com uma das melhores vozes que a nossa cena Metal nos pode oferecer, a provar uma vez mais que há lugar seja em que lado for para o tradicional Heavy / Power Metal, especialmente se vier bem acompanhado de um delicioso Thrash com uma pitada de Doom à mistura!

O futuro dos HEAD:STONED é promissor e se tiverem oportunidades, porque as merecem, temos candidatos para se assumirem como a nova força do underground nacional.

NOTA: É claro que um 5/5 de um EP não é o mesmo que um 5/5 de um full-length, mas quero julgar este registo por aquilo que é e não julgar comparativamente ao que podia ter sido se tivesse mais 4 ou 5 músicas desta envergadura (acho que ninguém se importava, certo?). Venha o próximo!

Avatar do Utilizador
irondoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1608
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Localização: Porto - Portugal
Contacto:

Re: HEAD:STONED • "Present Inexistence"

Mensagempor irondoom » quinta set 26, 2013 2:43 pm

Crítica ao E.P. "Present Inexistence" na METAL IMPERIUM por Pedro Bento
[ 8,3 / 10 ]

http://www.metalimperium.com/2013/09/he ... eview.html


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes