O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Avatar do Utilizador
Draconivs ScadinaVvs
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 399
Registado: segunda nov 22, 2010 5:30 pm
Localização: Hellmargem do Bispo, Sintra
Contacto:

O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Mensagempor Draconivs ScadinaVvs » terça jan 29, 2013 9:43 pm

Ora boas, malta da pesada. Resolvi criar este tópico para expor as minhas opiniões sobre os trabalhos musicais que vou ouvindo, por forma a dinamizar um pouco mais o nosso fórum. As reviews não serão necessariamente de álbuns recentemente publicados, mas tentarei seguir os últimos lançamentos e, caso contrário, Indicarei o ano de publicação. Qualquer feedback construtivo e sugestões para audição/revisão será bem vindo! :)

Update: Estou, neste momento, a trabalhar na review de um dos meus álbuns preferidos de sempre: Tales from de Thousand Lakes, dos finlandeses Amorphis. Se não conseguir terminá-la hoje, postarei com certeza amanhã. Conto desde já com o vosso feedback e espero que haja um bom debate, aqui neste tópico, sobre este álbum tão marcante! :metal:

Cheers! :cheers:
Última edição por Draconivs ScadinaVvs em sexta fev 01, 2013 8:51 pm, editado 4 vezes no total.
The light of Artnis shall never dim.
Imagem

Avatar do Utilizador
Draconivs ScadinaVvs
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 399
Registado: segunda nov 22, 2010 5:30 pm
Localização: Hellmargem do Bispo, Sintra
Contacto:

Re: O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Mensagempor Draconivs ScadinaVvs » terça jan 29, 2013 9:55 pm

Imagem
SHADOWSPHERE - INFERNO (2012)

E nada melhor do que começar por um álbum nacional: O último trabalho de Shadowsphere. Esta publicação é fortemente recomendada a quem aprecia Thrash Metal, Death Metal Sueco à là In Flames, ou bandas como Machine Head.

Quanto à qualidade do trabalho em questão, há que dar o devido crédito. Esta malta conseguiu criar um álbum muito consistente e que consegue soar fresco, apesar do género em que se insere estar algo saturado, na minha opinião.

Destaco o excelente trabalho de percursão: variado q.b., apesar de não se deixar levar em demasiados floreados técnicos, conferindo às músicas uma dinâmica capaz de agradar a moshers e headbangers e que resulta muito bem ao vivo.

A nível vocal, temos uma prestação interessante, nomeadamente no que diz respeito ao espectro utilizado. Variando desde um gutural típico do Death metal clássico, a uma voz mais arranhada e aguda, algo reminiscente de um Millie Petrozza, por exemplo. A adição de Vocais femininas está bem conseguida, não destoa com a atmosfera do álbum e empresta-lhe uma graça diferente :)

As guitarras trazem pouco ou nada de novo a nível de riffs. Como já disse, este género encontra-se já algo saturado e não me parece que inovar estivesse nos planos da banda. No entanto, as "leads" e "licks" de guitarra aqui presentes são interessantes o suficiente para manter a atenção do ouvinte, com destaque para os solos executados com exemplar mestria.

No geral, penso que este álbum vale bem os 10€ que dei por ele e recomendo a quem gostar dos géneros acima referidos que o compre ;)
NOTA: 8/10
The light of Artnis shall never dim.
Imagem

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1587
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Mensagempor Soulforged » quarta jan 30, 2013 12:26 am

Concordo com o essencial da crítica que fizeste ao albúm dos Shadowsphere, excelente albúm. Comprei-o à banda quando os vi pela primeira vez e não me arrependo nada. A voz feminina está interessante e muito bem conseguida, e é algo pouco comum neste sub-género do Metal. Já voltei a vê-los ao vivo recentemente e senti a falta disso ao vivo, seria interessante. Apenas consigo apontar um pormenor menos positivo nesta banda, podiam ter uma produção um pouco melhor, mas isso tem melhorado de albúm e neste já se pode considerar boa (com margem para melhorar), quando a do primeiro é má e a do segundo já é muito melhor, mas ainda inferior à deste último.

Um excelente disco de uma das melhores bandas portuguesas de death metal, em disco e ao vivo.

Avatar do Utilizador
Draconivs ScadinaVvs
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 399
Registado: segunda nov 22, 2010 5:30 pm
Localização: Hellmargem do Bispo, Sintra
Contacto:

Re: O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Mensagempor Draconivs ScadinaVvs » quarta jan 30, 2013 1:19 am

A nivel de produção acho que está bom, tá suja qb. O que acho que assenta bastante bem neste estilo.

On: Próxima review planeada, Dementia 13 - Tales For the Carnivorous EP :D
The light of Artnis shall never dim.
Imagem

Avatar do Utilizador
Draconivs ScadinaVvs
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 399
Registado: segunda nov 22, 2010 5:30 pm
Localização: Hellmargem do Bispo, Sintra
Contacto:

Re: O Covil do Dragão - Comentários & Opiniões

Mensagempor Draconivs ScadinaVvs » quarta jan 30, 2013 3:02 am

Imagem
Dementia 13 - Tales For the Carnivorous EP (2013)

Qual híbrido entre uma rebarbadora e um rolo compressor, este trabalho é uma máquina devastadora que esmaga e retalha tudo à sua passagem! Estamos a falar do EP de estreia dos portugas Dementia 13, amantes confessos de Old School Death Metal e de cinema de Terror.

E é precisamente por aí que quero começar esta review: O conceito do EP baseia-se em 4 clássicos desse género cinematográfico. Tema que não é de todo estranho ao Death Metal e do qual, confesso, não sou o maior fã. Porém, esta temática parece ter envelhecido muito bem com o passar dos anos, como demonstra esta magnífica ode á carnificina.

Mas onde este trabalho se destaca é a nível instrumental: Uma sinergia perfeita entre Baixo e Guitarra contribui para a criação de riffs verdadeiramente esmagadores, que ora se arrastam lentamente, ora rolam incansavelmente para dizimar o aparelho auditivo de quem escuta.

A Voz está monstruosa, como o este registo pede, sendo no entanto razoavelmente perceptível para um ouvinte atento. Contribuindo anda mais para a atmosfera asfixiante proporcionada pela secção de cordas.

A precursão está simples, mas competente e eficaz, com uma noção de balanceamento e "groove" notáveis. No entanto, há alturas em que dá a sensação que este departamento poderia ter ido um pouco mais longe, em particular nas secções mais rápidas, parecendo ao ouvinte que a Bateria tem dificuldade em acompanhar a "pedalada" dos riffs.

Outro ponto menos bom é o uso de introduções, (presumo que excertos dos filmes em que cada música se baseia) nas 4 faixas. Percebe-se o seu uso como referência ao conceito do EP mas, num formato tão pequeno, isso acaba por prejudicar um pouco a fluência de faixa para faixa.

Uma nota final para a produção: Soberba. Ainda mais tendo em conta que se trata de uma estreia, permitindo ouvir todos os pormenores na perfeição.

Em suma, temos perante nós uma estreia triunfal. Recomendada a amantes de Death Metal à moda antiga, tal como o que é praticado pelos Carcass, Obituary, Asphyx ou Morbid Angel :)
NOTA: 8/10
The light of Artnis shall never dim.
Imagem


Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes