Bandas Sonoras

Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 249
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Bandas Sonoras

Mensagempor Unexpect3D » quinta jan 22, 2009 4:54 pm

A banda sonora em união com a imagem, sempre teve, desde os tempos do cinema mudo, em que os espectadores iam ao cinema, e em que a musica do filme ficava a cargo de uma orquestra que a tocava em tempo real, como acontece quando vamos assistir a uma ópera. Essa mesma música permite-nos também a descoberta de outros campos musicais, e até de virmos a gostar deles, se por vezes paramos um album por não gostar do som, o mesmo não se sucede quando ouvimos música no cinema.
Obviamente, que na grande maioria das vezes os chamados grandes filmes, possuem uma banda sonora poderosissima. Sempre existiram bons compositores, de Nino Rota a Enio Morricone, de Bernard Herrman a Howard Shore, de Georges Ligeti a Angelo Badalementi passando por Henry Mancini.
O som que provém da flauta de um índegena em A Missão para grande pasmo de Mendonza. A música que acompanha a leitura de o diário de Foster Kane, som sinistro, impondo respeito perante a vida de alguém tão imponente, complexa, que se vem a desvendar singela afinal, tal é também a musica que acompanha a sua infancia. A evergadura e traje de Guido em 8 & 1/2, de chicote em punho rodeado de donzelas ao som de A Cavalgada das Valquirias. A escolha de Michael em O Caçador, de dormir num motel a quando o seu regresso do Vietnam, enquanto esperam por ele na festa de recepção...Sem esquecer a versão que David Lynch escolheu de o Adagio de Samuel Barber para acompanhar os últimos dias Mr Treves em O Homem Elefante.
Por vezes, dá-se também o caso contrário, de a inspiração provir de músicos. Os realiadores neste caso optam, dando continuidade a um conceipto, ideia, que lhes surigiu escolhendo a banda sonora previamente. Como Tarantino por ex. Deixando de ser esta uma encomenda.
Um bom filme tem de ter obgrigatoriamente uma boa banda sonora? Não. Há até bastantes que a sua b. sonora é quase, e até mesmo, nula. Sendo ela funcional, quando o fio entre som e imagem é ténue podem surgir pequenas grandes maravilhas.
A música é a sua própria explicação, o seu argumento, a sua linguagem. Tudo o que uma banda sonora pode fazer é exortar-nos a ver/sentir as imagens de forma diferente, ou que pelo menos não fiquemos indiferentes, o resto é connosco.

Tagarelices à parte, quais são para vós, as bandas sonoras imprescindíveis ou de eleição?


edit: Tópico(s) anteriores sobre o assunto: viewtopic.php?f=2&t=14851

Avatar do Utilizador
JanickGers
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 832
Registado: quinta ago 23, 2007 10:00 pm

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor JanickGers » quinta jan 22, 2009 5:07 pm

Ontem vi pela primeira vez o Bom o Mau e o Vilão, mas já conhecia grande parte da banda sonora. Das melhores de sempre sem dúvida. Adora também a dos Star Wars, penso que são do John Williams (penso que é este o nome). Da triologia do Senhor dos Aneis também acho fantástica, assim como a do musical Phantom of the Opera. São as minhas preferidas sem dúvida.

Avatar do Utilizador
Caxias
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1122
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Localização: Linda-a-Velha
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Caxias » quinta jan 22, 2009 5:10 pm

Uma que eu gostei imenso foi a do 28 Weeks Later

Avatar do Utilizador
Sobral
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2209
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Localização: Death, in its arms
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Sobral » quinta jan 22, 2009 5:47 pm

Uma das coisas que me fascina nos filmes antigos é a musica, precisamente. Mesmo sem gostar de musica classica (ou orquestral), isso é que se adequa a um filme. Detesto esta moda de porem rock/nu-metal nos filmes de terror, destroi o ambiente por completo.

Caxias: estás a falar do 28 Weeks Later ou Days? Lembro-me do Days ter uma boa banda sonora, mas o Weeks nem por isso, mas posos ser só eu...
O Bom, O Mau E O Vilão é talvez A banda sonora, tanto que inclui a tal musica que quase toda a gente conhece, mesmo sem saber der onde é.


Gostaria de destacar:
CONAN THE BARBARIAN - Basil Poledouris
Imagem

NOSFERATU - Popol Vuh
Imagem

TOMBS OF THE BLIND DEAD
Imagem
não me lembro de quem é, mas é uma mistura de canto gregoriano com efeitos cavernosos, 100% eficaz.


Quando, nos 70's, todos os realizadores europeus de filmes de baixo custo usavam musica de arquivo, muitas vezes sem se aplicar ao filme, Jess Franco usava musica jazz (por ele próprio ser musico de jazz tambem), o que dava um toque distinto aos seus filmes.
Imagem
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quinta jan 22, 2009 5:55 pm

Caxias Escreveu:Uma que eu gostei imenso foi a do 28 Weeks Later


Há uma faixa que é a mesma do 28 days later, tb curto bastanto essa.

Curti a banda sonora de RocknRolla e curti uma musica de the Departed, aquela que é tipo punk misturado com folk :mrgreen:

Por acaso foram todos filmes que vi há bem pouco tempo :D

Avatar do Utilizador
Sobral
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2209
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Localização: Death, in its arms
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Sobral » quinta jan 22, 2009 5:55 pm

Unexpect3D Escreveu:Um bom filme tem de ter obgrigatoriamente uma boa banda sonora? Não. Há até bastantes que a sua b. sonora é quase, e até mesmo, nula.

Exactamente. Assim de repente lembro-me da cena da morte no Funny Games (só a cena, não o filme), em que se aquilo tivesse musica teria estragado o efeito todo. (Estou a falar do original, não vi o remake, não sei se fizeram igual.)

Neste, a banda sonora é quase essencial:
HALLOWEEN
Imagem
Façam a experiencia de ver o filme sem som, torna-se um filme banal, mas com a banda sonora (do próprio Carpenter) o filme parece que ganha vida.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Avatar do Utilizador
Caxias
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1122
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Localização: Linda-a-Velha
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Caxias » quinta jan 22, 2009 5:58 pm

Sobral Escreveu:
Caxias: estás a falar do 28 Weeks Later ou Days? Lembro-me do Days ter uma boa banda sonora, mas o Weeks nem por isso, mas posos ser só eu...


pa..eu vi os dois filmes, e as duas bandas sonoras e oiço as acasionalmente de seguida qnd estudo. Pa..gosto das duas, mas acho que foi a do weeks que mais gostei.

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor diabox » quinta jan 22, 2009 6:16 pm

"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Avatar do Utilizador
JanickGers
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 832
Registado: quinta ago 23, 2007 10:00 pm

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor JanickGers » quinta jan 22, 2009 6:31 pm

diabox Escreveu:



Vinha aqui mesmo referir que me esqueci desse filme :D

Avatar do Utilizador
Sobral
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2209
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Localização: Death, in its arms
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Sobral » quinta jan 22, 2009 6:52 pm

^^^
SINGING IN THE RAIN...

Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Avatar do Utilizador
Indigente
Moderador
Mensagens: 2821
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Indigente » quinta jan 22, 2009 7:02 pm

requiem for a dream. a banda sonora deste filme já foi usada em n filmes mas é original deste título. autoria de Clint Mansell e Kronos Quartet. já agora, o filme é muito bom.

Wine, women and song.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7279
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Wisdoom » quinta jan 22, 2009 8:11 pm

Mega re-post.

- Imagem

- Imagem

- Imagem

- Imagem

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Inmist » quinta jan 22, 2009 9:42 pm

Principalmente estas duas:

Braveheart
Lord of the rings

Esta músca é épica... quem não conhece?



Acho que a banda sonora é o que faz dos bons filmes, grandes épicos.
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Inmist » quinta jan 22, 2009 9:52 pm

Claro que também há pérolas que nunca chegaram a formar filmes 8)

Diabolical Masquerade - Death's Design
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
Grimner
Administrador
Mensagens: 4290
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bandas Sonoras

Mensagempor Grimner » quinta jan 22, 2009 11:42 pm

Sobral Escreveu:

Gostaria de destacar:
CONAN THE BARBARIAN - Basil Poledouris
Imagem




Para mim A banda Sonora. Consegue elevar tremendamente todo o filme, e aliar-se à imagem para contar uma história que dispensava palavras, quase.


Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage


Voltar para “Arquivo 2014”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes