Bem antes de mais ja andam por aqui alguns topicos sobre a questão dos saques ilegais feitos aos musicos por nossa parte a favor ou contra existem muitos outros nem querem saber disso apenas se interessam pela musica seja ele boa ou má.
Mas lá no fundo isto tudo não passa de um meio moderno para promover as bandas/musicos embora muitos não gostem e venham com a lenga lenga dos direitos e não sei que mais,sendo que eles proprios são "explorados" até a tutano pelas editoras e estas a meu ver as que mais poderão ficar lixadas.
Mas diga-se de passagem que isto tudo veio melhorar uma coisa fez as editoras abrirem os olhos e apostarem cada vez mais em "embalagens" mais atractivas ao consumidor final entre outras coisas.
Embora existam nomes que acabam um pouco por estar ao lado dos downloaders como fizeram os Radiohead ou na cada vez maior quantidade de bandas que lançam albuns na net completamente free.
È uma questão complicada que envolve não só a poeira(direitos de autor),mas as enormes perdas financeiras das editoras e que faz tirar o sono a muita gente.
Mas uma coisa é certa é impossivel parar os downloads,os Emules ou outros sistemas de partilha mundial.
Por mim é apenas um excelente meio de divulgação ou promoção.
Mas vamos ao que me levou a criar este topico:
Os noruegueses Enslaved fizeram isto.
E perguntam voces,mas que raio é isto?
Zoofilia?
Rituais Satanicos durante o dia?
Ha andam a caça para o jantar...
Nope respondo eu.
O que se passou foi mais ou menos assim:
Existe um politico noruegues de nome Lars Sponheim que quer legalizar os downloads ilegais e devido a esta proposta de Lei existe ou melhor começou a haver uma enorme contestação entre os artistas que são contra essa proposta porque se consideram lesados e as coisas do costume.
Devido a isto estes dois moços pensaram em algo que fizesse o politico pensar de outra forma.
E o que fizeram foi isto:
Entram na quinta dele e roubaram-lhe umas ovelhas,ou melhor não chegaram a roubar apenas pediram emprestado.
E tudo isto apenas para que o coitado do Lars se sentisse um pouco como se sentem os artistas quando alguem saca um album ou algo deles.
Uma forma de resposta radical digo eu,mas com uma originalidade do caraças
Esta historia veio no ultimo numero da Terrorizer e podem ver mais aqui:
http://www.nettavisen.no/side2/sok/
http://www.side2.no/musikk/article1383424.ece