
OS FILHOS QUE A LUA DÁ
Todas as edições da LOUD! são especiais, modéstia à parte. Mas umas são ainda mais especiais, e esta é uma delas. A decisão de assinalar a passagem dos IRON MAIDEN pelo Pavilhão Atlântico no próximo dia 29 de Maio com mais uma presença na nossa capa da maior banda de heavy metal de sempre foi fácil. Óbvia, até. Mas a grandiosidade e a influência dos britânicos é de tal ordem, e o período da sua carreira que vêm celebrar - a digressão do inesquecível e emblemático «Seventh Son Of A Seventh Son» - é tão relevante que resolvemos, nós também, inovar e deixar uma marca que seja lembrada. Assim sendo, como artigo de capa, temos um conto absolutamente inédito e exclusivo da autoria do aclamado escritor DAVID SOARES - já conhecido dos nossos leitores pela sua participação bimestral no Consultor Funerário - intitulado «Os Filhos Que a Lua Dá; ou, Problemas de Um Projeccionista de Pornografia», inspirado no riquíssimo imaginário do «Seventh Son Of A Seventh Son» e recheado de referências que não passarão despercebidas a qualquer fã do disco. Como se não bastasse, ainda compomos esta invulgar e impactante homenagem aos Iron Maiden com outra, que tanto se direcciona à banda como aos seus apaixonados adeptos - em parceria com o blogue 33rpm, que recomendamos avidamente a qualquer leitor da LOUD!, fomos à descoberta de alguns dos coleccionadores mais dedicados de discos e parafernália diversa dos Iron Maiden que se encontram espalhados por esse país fora, provando que a banda inglesa é de facto inspiradora de paixões bastante fortes.
O golaço literário do David Soares já vale por si só o preço do "bilhete", mas a goleada de Maio compõe-se ainda com muitos outros floreados artísticos. Temos outro clássico do metal em entrevista, os ANTHRAX, que lançam um disco de covers surpreendente, os ICED EARTH de Jon Schaffer que assinalam o excelente momento de forma que atravessam com um épico DVD ao vivo gravado num antigo teatro cipriota, e o pilar do death metal, IMMOLATION, cujo frontman Ross Dolan mantém excelente conversa connosco acerca do novo disco.
Entrando em territórios mais inóspitos e de maior estranheza, a genialidade dos ALTAR OF PLAGUES continua em crescendo absoluto, e o novo «Teethed Glory & Injury» promete confundir e fascinar muita cabeça em igual medida, pelo que se torna essencial a leitura das três páginas de entrevista que temos com os irlandeses. Tal como as duas páginas dedicadas aos sempre misteriosos ARCKANUM, black metal "cósmico" fruto de uma só muito especial mente. Também os THE OCEAN, os TOXIC HOLOCAUST, os HEAVEN SHALL BURN e a nova e sublime revelação que são os PURSON têm todos lugar marcado nas páginas do #146.
Em termos de produção nacional, os HEAD:STONED proporcionam uma excelente conversa acerca do seu novo trabalho, e ainda recuamos dezassete anos para trazer à superfície o marcante «Strange Desire», dos INHUMAN, no nosso habitual Quadro de Honra.
Falando de rubricas habituais, o TESOURINHO PERTINENTE recupera uma obra de arte fortíssima coberta pelas areias do tempo, um disco bombástico dos suecos TAETRE. Jà o LOUD! DJ abateu-se desta vez sobre os LIFEDECEIVER, que estavam a ter um dia maravilhoso até termos decidido integrá-los também a eles no espírito Maidenesco deste número...
Com as edições deste ano do MOITA METAL FEST e do EXTREME METAL ATTACK em análise pormenorizada, as secções habituais RUÍNAS DO APOCALIPSE, GAZETA DO CAGAÇO e CURTAS (com IMPERIUM DEKADENZ, ENTRAILS, NAILS e THE MONOLITH DEATHCULT em destaque) a pleno gás e a montanha de críticas a discos do costume, é mais uma LOUD! que urge juntar à vossa colecção.
À venda a partir de dia 2 de Maio, quinta-feira.