LOUD! #106 NA GRÁFICA

Loud! Magazine

Moderador: Loud! staff

Enkil
Participante
Registado: segunda mai 05, 2008 10:39 pm

Re: LOUD! #106 NA GRÁFICA

Mensagempor Enkil » segunda dez 28, 2009 9:30 pm

(retirei a citação do meu post para este não ficar muito extenso)
Pedro Lopes Escreveu:
Aqui não te posso dar qualquer razão. O conceito de qualidade depende de cada um pelo que é naturalmente subjectivo. Eu sou um grande apreciador de Hammerfall e considero que o "Glory To The Brave" deu novo folego ao Heavy/Power Metal no final dos anos 90. No entanto, este último álbum é absolutamente irrelevante para mim.

O facto de uma critica não corresponder ao meu gosto é perfeitamente normal. Aliás, o que eu procuro numa critica não é a pontuação nem sequer se o critico gostou ou não pois não é por causa disso que eu vou comprar um disco. O que me interessa saber é um historial e enquadramento do disco, dados sobre a sonoridade apresentada, influências, produção, etc, etc.

Por exemplo o álbum dos Savage Circus foi avaliado com 7.2 tendo sido salientado pelo Ricardo a falta de originalidade e personalidade por ser demasiado colado a Blnd Guardian. Eu concordo em absoluto com a critica mas eu adoro Blind Guardian por isso, para mim, este álbum dos Savage Circus vale pelo menos 9,5 e já está na minha colecção.

Da mesma forma, a distinção de disco do mês não tem necessariamente de ser atribuída ao disco mais pontuado pois essa pontuação é definida por cada critico.

O disco do mês tem de ser necessariamente escolhido de forma consensual entre os colaboradores da revista.

Se eu trabalhasse na Loud o disco do mês este ano seria o de Savage Circus. Com a minha pontuação ninguém me ganhava.

Já agora, não me leves a mal mas acho que te faltaram aqueles tempos em que apenas tinhas para ler fanzines fotocopiadas escritas em máquina de escrever.

Eu não critiquei o facto de a critica não ser aquela que eu achava que o album deveria ter. Critiquei a falta de profissionalismo do critico que não avaliou o album mas usou o preconceito que tinha contra o estilo de musica, facto pelo que depois foi chamado à atenção pelo director da revista.

Quem fez a critica ao album dos Hammerfall só gostava e só ouve black metal e quando muito outras facetas mais extremas do metal. Sei que nem gosta de power metal, tanto que raramente avalia albuns desse tipo de metal. Ali teve de o fazer e não soube ser objectivo/imparcial. Simplesmente não gostava do género por isso dá uma critica má. Também disse que o album não era um 10, mas não seria de certeza um 3.5, como ele deu.

Para saber o historial das bandas não leio as criticas. Agora um critico que não sabe ser parcial na sua avaliação então sejam os dados da sonoridade, os da produção, as influencias, etc, etc, não serão imparciais, por isso é-me difícil acreditar nelas. Por vezes perde-se muitas linhas de texto a falar da história da banda para ficar uma linha ou duas a falar do album. A isto dá-me ideia de que o critico nem sequer ouviu o album, mas como tinha de fazer a critica, foi buscar a história ao site da banda, os nomes das musicas ao encarte e fez um zapping pelas musicas.

Faltaram-me os anos das zines? tens certeza disso? digamos "been there, done that". E se hoje critico é porque sei a dificuldade que havia há 20 anos atrás de contactar bandas e acima de tudo, que elas respondessem, e acima de tudo de levar essas zines às pessoas, os custos, as horas sem dormir para que tudo estivesse pronto. O andar às voltas para descobrir notícias. Hoje em dia digamos que é muito mais simples, com a internet e afins...

Não me leves a mal, mas não sou um puto que começou a ouvir metal há uns dias.

Enquanto cliente que compra a revista há muitos anos (desde que foi lançada), tenho de fazer ouvir a minha voz. Essa politica dos coitadinhos, do comer e calar, isto é assim e nada se pode fazer, esta politica é que faz com que a revista esteja no estado em que está, porque deixa-se andar e é melhor não criticar, porque eles já fazem o melhor que podem.

O que eles deveriam tentar fazer era criar um processo de melhoria constante, em que o rigor fosse uma opção. Definir prazos e cumpri-los. Não vir aqui dizer que a revista Nº### foi para a gráfica, mas sim anunciar que no dia x o próximo nº ia para a gráfica, e depois vir aqui e confirmar que esse prazo foi cumprido.

Mas eu compreendo o que estão a tentar fazer. Cada mês está pior, mais atrasado, com menos apoios. o que vai acontecer é que daqui a uns números volta o editorial de que a vida está muito complicada e se não houver mais leitores ou mais apoios que vão ponderar acabar com a revista (da última vez que apareceu um editorial desses, eu comentei neste mesmo fórum as mesmas coisas que tenho estado a dizer, que enquanto não forem mais rigorosos a cumprir prazos, mais rigorosos e profissionais no trabalho, dificilmente conseguiriam mais leitores/apoios). Posso até dizer que devido aos atrasos há muitos amigos meus que desistiram de comprar a revista, que quando sai já eles conhecem as notícias que estão nela, só esporadicamente dependendo das entrevistas (claro que as mais roqueiras, ou as que fogem mais ao universo do metal ficam normalmente nas bancas)

Enkil
Participante

Mensagempor Enkil » segunda dez 28, 2009 9:40 pm

Pedro Lopes Escreveu:
Enkil Escreveu:Uma solução seria fazerem uma edição Bimensal e a partir dessa altura a revista sair no fim do mês anterior (como acontececom a maioria das revistas). Assim por exemplo esta que saiu a 24 de Dezembro seria a de Janeiro e não a de Dezembro.

Acima de tudo é definir deadlines e respeitar esses mesmos deadlines

Acho que te estás a perder com pormenores. E em relação aos deadlines o que te posso dizer é que sou assinante de 10 revistas e apenas uma chega a minha casa antes de ir para as bancas (e mesmo assim nem sempre acontece).

Só para te dar um exemplo, este mês a Premiere chegou a minha casa no dia 16 de Dezembro - cerca de 15 dias depois de já estar nas bancas!

Existem factores que nem sempre se podem controlar: distribuição, correios, impressão, etc.

E em relação aos apoios de onde podem eles surgir? Lojas de discos, instrumentos, editoras e pouco mais.

Com a crise que grassa no sector, não tenho dúvidas que a Loud muito em breve passará a ser distribuída em formato digital através de download pago. Tal como o Blitz está a fazer neste momento.

Em termos de assinaturas não posso dizer nada porque não costumo assinar revistas. Acredito que por causa dos correios/distribuidores seja possível que as assinaturas cheguem mais tarde.

No entanto o que eu disse foi que no mesmo dia que comprei (que saiu) a Loud de Dezembro (24/12) já havia algumas revistas de Janeiro à venda nas bancas.

Quanto aos prazos, as gráficas indicam quanto tempo demoram a imprimir as revistas, por isso se a entrega for feita na data indicada, não é aqui que haverá atrasos. As distribuidoras a mesma coisa. O que falha é mesmo o que eles podem controlar: O prazo dos colaboradores entregarem os seus textos, dos paginadores de os comporem, acima de tudo o prazo para a revista ser dada como terminada.

Para o próximo mês deve ser ainda pior. Tendo em conta que esta saiu no dia 24/12, provavelmente os colaboradores esta semana não deverão ter estado lá a preparar os textos para o próximo mês... no dia 6/1 é dia de reis em Espanha, logo a gráfica está fechada, também seria muito cedo para entregar a revista, por isso provavelmente só lá para o final da segunda semana é que será enviado para a gráfica. Depois a impressão, e distribuição, digamos que lá para o fim da terceira semana, ou meados da quarta semana de Janeiro é que estará pronta

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda dez 28, 2009 11:13 pm

Enkil Escreveu:Eu não critiquei o facto de a critica não ser aquela que eu achava que o album deveria ter. Critiquei a falta de profissionalismo do critico que não avaliou o album mas usou o preconceito que tinha contra o estilo de musica, facto pelo que depois foi chamado à atenção pelo director da revista.

Quem fez a critica ao album dos Hammerfall só gostava e só ouve black metal e quando muito outras facetas mais extremas do metal. Sei que nem gosta de power metal, tanto que raramente avalia albuns desse tipo de metal. Ali teve de o fazer e não soube ser objectivo/imparcial. Simplesmente não gostava do género por isso dá uma critica má. Também disse que o album não era um 10, mas não seria de certeza um 3.5, como ele deu.

Para saber o historial das bandas não leio as criticas. Agora um critico que não sabe ser parcial na sua avaliação então sejam os dados da sonoridade, os da produção, as influencias, etc, etc, não serão imparciais, por isso é-me difícil acreditar nelas. Por vezes perde-se muitas linhas de texto a falar da história da banda para ficar uma linha ou duas a falar do album. A isto dá-me ideia de que o critico nem sequer ouviu o album, mas como tinha de fazer a critica, foi buscar a história ao site da banda, os nomes das musicas ao encarte e fez um zapping pelas musicas.

Faltaram-me os anos das zines? tens certeza disso? digamos "been there, done that". E se hoje critico é porque sei a dificuldade que havia há 20 anos atrás de contactar bandas e acima de tudo, que elas respondessem, e acima de tudo de levar essas zines às pessoas, os custos, as horas sem dormir para que tudo estivesse pronto. O andar às voltas para descobrir notícias. Hoje em dia digamos que é muito mais simples, com a internet e afins...

Não me leves a mal, mas não sou um puto que começou a ouvir metal há uns dias.

Enquanto cliente que compra a revista há muitos anos (desde que foi lançada), tenho de fazer ouvir a minha voz. Essa politica dos coitadinhos, do comer e calar, isto é assim e nada se pode fazer, esta politica é que faz com que a revista esteja no estado em que está, porque deixa-se andar e é melhor não criticar, porque eles já fazem o melhor que podem.

O que eles deveriam tentar fazer era criar um processo de melhoria constante, em que o rigor fosse uma opção. Definir prazos e cumpri-los. Não vir aqui dizer que a revista Nº### foi para a gráfica, mas sim anunciar que no dia x o próximo nº ia para a gráfica, e depois vir aqui e confirmar que esse prazo foi cumprido.

Mas eu compreendo o que estão a tentar fazer. Cada mês está pior, mais atrasado, com menos apoios. o que vai acontecer é que daqui a uns números volta o editorial de que a vida está muito complicada e se não houver mais leitores ou mais apoios que vão ponderar acabar com a revista (da última vez que apareceu um editorial desses, eu comentei neste mesmo fórum as mesmas coisas que tenho estado a dizer, que enquanto não forem mais rigorosos a cumprir prazos, mais rigorosos e profissionais no trabalho, dificilmente conseguiriam mais leitores/apoios). Posso até dizer que devido aos atrasos há muitos amigos meus que desistiram de comprar a revista, que quando sai já eles conhecem as notícias que estão nela, só esporadicamente dependendo das entrevistas (claro que as mais roqueiras, ou as que fogem mais ao universo do metal ficam normalmente nas bancas)

Eu não falei em historial da banda mas do disco. Os atrasos são naturais e eu que sou assinante sei que mesmo as revistas chamadas de profissionais falham com os seus "prazos".

O facto é que uma revista como a Loud não pode naturalmente estar actualizada nas noticias. Para isso serve a internet. Agora, já há muitos meses que a revista sai na segunda ou terceira semana de cada mês. Portanto, o espaço de tempo que decorre entre as revistas chegarem às bancas é de um mês que corresponde à periodicidade da revista.

A questão do profissionalismo é interessante mas, quem é que lhes paga? Se não fossem outras actividades estavam bem tramados.

Não os estou a defender mas a compreender que nos dias que correm uma revista dificilmente consegue sobreviver não porque se atrasou uma semana mas porque a internet é um concorrente terrível.

Ainda assim, quer em termos de entrevistas quer ao nível das criticas aos discos acho que a Loud está bastante bem e actualizada (mas isto sou eu que só tenho acesso aos discos quando eles saem nas editoras).
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda dez 28, 2009 11:27 pm

Enkil Escreveu:No entanto o que eu disse foi que no mesmo dia que comprei (que saiu) a Loud de Dezembro (24/12) já havia algumas revistas de Janeiro à venda nas bancas.

É natural! Podes sempre por optar em compras essas revistas de Janeiro já à venda em Dezembro! No entanto, posso dar-te o exemplo da Terrorizer que não tem uma data de lançamento exacta para as suas revistas, que tanto o faz no inicio como a meados de cada mês e que normalmente só recebo na terceira ou quarta semana do mês de lançamento.

Enkil Escreveu:
Quanto aos prazos, as gráficas indicam quanto tempo demoram a imprimir as revistas, por isso se a entrega for feita na data indicada, não é aqui que haverá atrasos. As distribuidoras a mesma coisa. O que falha é mesmo o que eles podem controlar: O prazo dos colaboradores entregarem os seus textos, dos paginadores de os comporem, acima de tudo o prazo para a revista ser dada como terminada.

Para o próximo mês deve ser ainda pior. Tendo em conta que esta saiu no dia 24/12, provavelmente os colaboradores esta semana não deverão ter estado lá a preparar os textos para o próximo mês... no dia 6/1 é dia de reis em Espanha, logo a gráfica está fechada, também seria muito cedo para entregar a revista, por isso provavelmente só lá para o final da segunda semana é que será enviado para a gráfica. Depois a impressão, e distribuição, digamos que lá para o fim da terceira semana, ou meados da quarta semana de Janeiro é que estará pronta

E se a gráfica ou a distribuidora se atrasarem? Ou achas que não é possível atrasarem-se? Em relação à próxima revista, ainda que saia na quarta semana de Janeiro não deixa de ser uma revista de Janeiro!
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Enkil
Participante

Mensagempor Enkil » terça dez 29, 2009 1:25 am

Pedro Lopes Escreveu:
Enkil Escreveu:No entanto o que eu disse foi que no mesmo dia que comprei (que saiu) a Loud de Dezembro (24/12) já havia algumas revistas de Janeiro à venda nas bancas.

É natural! Podes sempre por optar em compras essas revistas de Janeiro já à venda em Dezembro! No entanto, posso dar-te o exemplo da Terrorizer que não tem uma data de lançamento exacta para as suas revistas, que tanto o faz no inicio como a meados de cada mês e que normalmente só recebo na terceira ou quarta semana do mês de lançamento.

Enkil Escreveu:

E se a gráfica ou a distribuidora se atrasarem? Ou achas que não é possível atrasarem-se? Em relação à próxima revista, ainda que saia na quarta semana de Janeiro não deixa de ser uma revista de Janeiro!

Quer a distribuidora quer a gráfica podem perfeitamente atrasar-se. Mas por experiência própria posso dizer-te que 90% dos atrasos nesta área são da responsabilidade dos editores. Quer as gráficas quer os distribuidores não trabalham em exclusividade com um revista, mas sim com várias. E ajustam o seu trabalho em conformidade com isso. Se a revista definir o seu prazo e o respeitar, as gráficas e distribuidores sabem que naquele dia têm aquela revista para imprimir/distribuir e ajustam o seu trabalho a isso. Se a editora envia a revista numa data aleatória, então arrisca-se a que a gráfica/distribuidora redefina as prioridades (porque achas que as revistas dos grandes grupos não saem todas no mesmo dia?)

Em lado nenhum eu disse que deveria haver uma data fixa para a revista sair. Apenas que deveria haver um deadline para enviar para a gráfica (para ter a revista finalizada). O que se tem visto a verificar é que a saída da revista está a ser cada vez mais tarde. Inicialmente a loud saia até ao dia 8 de cada mês, depois começou a sair até ao dia 12, depois até ao dia 15, depois até ao dia 20, neste momento já estamos até ao dia 25, daqui a bocado a revista sai até ao fim do mês...

Isto é um sinal de que o material é entregue pelos colaboradores cada vez mais tarde (será coincidência Dezembro ter tido dois feriados no inicio do mês com respectivas pontes?). É sinal de que não há respeito pelos prazos definidos (se é que eles estão definidos).

É muito bonito agora estar-mo-nos a queixar de que não há condições, que há crise, que por causa da crise há menos investimento. Isso são desculpas. No editorial eles mesmos dizem que cada vez há mais cds a serem lançados. Isso quer dizer mais bandas à procura de divulgação, mais editoras a quererem vender o produto, ou seja mais matéria prima para a revista. Claro que também quer dizer mais trabalho, mais responsabilidade, mais profissionalismo.

Uma revista como a loud já tem um entrave grande para essa publicidade: o publico alvo, é uma revista que se dedica quase exclusivamente ao mercado português. Não tendo uma periodicidade mais regular (e volto a dizer que não me refiro a um dia específico, mas pelo menos a uma semana no mês) muita da publicidade acaba por perder-se...

A loud tem a concorrência da internet? concordo perfeitamente. Não só a loud mas qualquer outra revista. E qual foi a resposta da Loud? criou um site que esteve a ser anunciado ao longo de 3 ou 4 revistas (3 ou 4 meses) que provavelmente eu teria feito um com um design ligeiramente melhor em 2 ou 3 semanas... (Ok acredito que ainda esteja no inicio, mas mesmo assim). Por exemplo: a agenda... eu espero que não esteja a ser feita da forma como penso que está a ser feita. Porque se está... então o site está 10 anos atrasado!

Uma coisa que eles poderia ter aproveitado para o site? Uma rubrica que eles tiveram há uns tempos na revista, onde apresentavam as várias bandas por região. De certeza que tiveram muitas mais bandas que as que colocaram nas revistas. porque não um mini metal-archives com esses dados? Eu sei dá muito trabalho.

As minhas criticas não são com o objectivo de deitar abaixo. Seria uma perda muito grande para todos nós que a Loud termine. Mas como leitor assíduo tenho o direito de a criticar e esperar que pelo menos eles tentem mudar as coisas. Bastariam 6 meses de rigor e provavelmente iriam confirmar que as coisas iriam mudar significativamente. Se os colaboradores iriam gostar de estarem a ser mais controlados? provavelmente não.

JMR
Metálico(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 10:45 am

Mensagempor JMR » terça dez 29, 2009 11:24 am

Raen Yrtham Escreveu:Mas, até que data é que se pode participar com o questionário no sorteio dos Cabazes de Metal?
É que não vem referido na revista, nem na página 11 nem na 25.

O ideal seria estarem todos os votos aqui deste lado até ao próximo dia 03/01/2010.
Obrigado a todos os que já participaram e... boas entradinhas!

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » terça dez 29, 2009 9:30 pm

Quem já comprou: há review a Jodis e Abandon? /preguiça de sair de casa :mrgreen:
Assez lent, si vous le voulez bien.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » terça dez 29, 2009 10:11 pm

Déjà loin Escreveu:Quem já comprou: há review a Jodis e Abandon? /preguiça de sair de casa :mrgreen:

Não há reviews a esses discos. Tb estava curioso quanto a uma review ao de Abandon, quanto a mim o disco de doom (e derivados) do ano.

Raen Yrtham
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça ago 04, 2009 9:13 pm

Mensagempor Raen Yrtham » terça dez 29, 2009 10:18 pm

JMR Escreveu:O ideal seria estarem todos os votos aqui deste lado até ao próximo dia 03/01/2010.

Ok então, obrigado ;)
É que com isto de a revista sair mais tarde, algumas coisas anunciadas na mesma já passaram da data, por isso nunca se sabe...

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » quarta dez 30, 2009 9:23 pm

JMR Escreveu:
Raen Yrtham Escreveu:Mas, até que data é que se pode participar com o questionário no sorteio dos Cabazes de Metal?
É que não vem referido na revista, nem na página 11 nem na 25.

O ideal seria estarem todos os votos aqui deste lado até ao próximo dia 03/01/2010.
Obrigado a todos os que já participaram e... boas entradinhas!

Na revista está escrito que os votos podem ser enviados por e-mail, deste modo também estamos a participar no passatempo dos Cabazes de Metal? A nossa participação por e-mail é válida? Eu não tenho scanner para enviar o cupão. :|
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

JMR
Metálico(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 10:45 am

Mensagempor JMR » quinta dez 31, 2009 11:41 am

Serão aceites todos os cupões TOTALMENTE preenchidos (morada e questionário incluídos), sejam enviados por correio ou e-mail.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Kustu Rica » quinta dez 31, 2009 11:49 am

JMR Escreveu:Serão aceites todos os cupões TOTALMENTE preenchidos (morada e questionário incluídos), sejam enviados por correio ou e-mail.

Sim, mas a minha questão prende-se com o facto se é necessário um scan da página com o cupão preenchido manualmente no caso se participar por e-mail (pois não possuo scanner), ou se posso enviar o cupão preenchido versão "word/txt"?

Sim, eu sei que é uma dúvida parva. :lol:
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

FMR
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 11:11 am

Mensagempor FMR » quinta dez 31, 2009 11:57 am

Não é necessário um scan do cupão. Basta a informação, escrita no corpo do e-mail, ou em anexo num documento de word, excel ou whatever. É preciso é estar lá toda e, permitam-me que seja chato, não se esqueçam da morada COMPLETA, senão somos obrigados a, caso seja sorteado um participante que coloca apenas a localidade e não o código postal por exemplo, dar o seu Cabaz de Metal a outro participante.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Kustu Rica » quinta dez 31, 2009 12:54 pm

Obrigado, dúvida esclarecida. :cheers:

Aproveito e deixo aqui um voto de bom ano ao staff da LOUD!, e que a vossa/nossa revista esteja para durar por muitos e bons anos.

:beer:

pluribus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta dez 07, 2007 4:19 pm
Localização: From the Land of the living to the Land of the dead

Mensagempor pluribus » sexta jan 01, 2010 9:23 pm

JMR Escreveu:Serão aceites todos os cupões TOTALMENTE preenchidos (morada e questionário incluídos), sejam enviados por correio ou e-mail.

Eu até gostava de participar mas não consigo preencher o cupão totalmente
I KNEEL TO NO ONE, EXCEPT THE LORD AND MY LORD IS STEEL

Voltar para “Loud!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes