As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Avatar do Utilizador
tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 835
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm
Localização: Somewhere between here and there.

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor tnganisius » sexta out 25, 2013 8:23 pm

Pegando nas tuas palavras finais, eu diria mesmo que 99% das vezes está todo o pessoal errado.
Em primeiro porque o cepticismo é de tal ordem à volta do metal, que por vezes não se aceita outros géneros musicais. Contra mim falo também, não consigo tolerar R&B / Rap / Gangsta / Dance Hall. Mas isso é fugir ao tópico. Em segundo porque a "moda" é sempre muito forte, seja ela no que for, musica, vestuário, etc, etc. O que referes a atitude do passado, e ao que se assiste no presente, em nada difere. O sentimento do "follow de leader", ou seja, segue a moda, é estremamente forte e ninguém o para.
Na questão das influências, tudo o que ouvimos é influenciavel, mesmo quando não nos agrada ao ouvido.
Renegar sem ouvir, como dizes Zyklon, isso é uma atitude que nem vou expressar o seu adjectivo para não ofender ninguém, mas tenho que dar-te toda a razão, muito poucos perdem tempo sequer a ir ao "youtube", por exemplo, e ouvir com pretença atenção, aquilo que os outros por vezes sugerem. Estou convencido que 90% das vezes o rótulo de "velho", ou de, já saiu à mais de 1 semana, é simples pretexto para renegar um album. Noutras situações, se for de um sub estilo do metal com o qual não nos identificamos, passamos por completo ao lado. Gostava eu de ter mais tempo útil para ouvir os albums novos e antigos. (então é que a minha carteira ainda ficava mais vazia :) ).
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » sábado out 26, 2013 12:10 am

Old_Skull Escreveu:...se é dos últimos X anos é MÁ INFLUÊNCIA de certeza! :grim:


é suposto ser um "X" e não um 10 em numeração romana. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Jorgetime
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1934
Registado: quinta jul 02, 2009 4:42 pm
Localização: Amarante/Gaia

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Jorgetime » sábado out 26, 2013 4:13 pm

Nos últimos dez anos também é necessário referir Slipknot. Qualquer banda de metal mais mexido, que não seja retro-thrash ou black, (estou a referir-me ao boralácaralho-metal :lol: ) acaba por referir os Slipknot como das suas primeiras bandas de metal. E até mesmo Korn, depois da vaga de nu metal ainda se vê alguns "rastos" deles, principalmente em deathcore e hardcore.

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Kustu Rica » sábado out 26, 2013 4:53 pm

Korn influenciou bandas de hardcore??
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » sábado out 26, 2013 5:20 pm

Rólle Stónes! Sem Rólle Stones não haveria Xutos, sem Xutos não haveria vida! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 754
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Riddl3 » sábado out 26, 2013 5:43 pm

Imagem

xD

(chamem-me trve, purista, what so ever.... mas sem este senhor, muito provavelmente, hj n haveria metau para ninguém)
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Avatar do Utilizador
necrodamage
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1071
Registado: quinta out 09, 2008 9:47 pm
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor necrodamage » sábado out 26, 2013 8:43 pm



Indo um pouco mais atrás....sem este gajo é que não havia hevy metau pra ninguém....
"Bang That Head That Doesn't Bang"
Better reign in Hell than serve in Heaven...
https://www.facebook.com/NecrodamageVault

Avatar do Utilizador
tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 835
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm
Localização: Somewhere between here and there.

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor tnganisius » sábado out 26, 2013 9:16 pm

Riddl3 Escreveu:Imagem

xD

(chamem-me trve, purista, what so ever.... mas sem este senhor, muito provavelmente, hj n haveria metau para ninguém)


Esse e mais 3 "avôs" :metal:
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7776
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Zyklon » sábado out 26, 2013 9:20 pm

Mas isso acaba por ir de encontro ao que algumas pessoas pensam, o Heavy Metal enquanto estilo musical se esqueceu que ele proprio é a criação ou junção de varios estilos musicais como já aqui alguns escreveram.

Por isso falar em Musica Extrema nos dias de hoje com a desculpa que se vai buscar influencias a outras coisas completamente diferentes é parvo, porque bandas como Led Zep, Deep Purple, Black Sabbath ou uns Coven não seriam nada ou melhor não teriam feito nada, se não tivessem os ouvidos abertos a outras sonoridades.

Gostar mais de um estilo é uma coisa, agora não entender ou não querer entender só porque sim e com argumentação de deficiente mental é outra.

Eu não sou musico nem nunca quis ser, mas acho que todos os musicos enquanto criadores e digo TODOS MESMO são influenciados por muita coisa que vem fora do sua zona de conforto, senão não teriamos bandas de Black Metal inspiradas por Rock (novo ou velho), não teriamos bandas de Death-Metal a explorar o lado industrial e ambiental de coisas ligadas ao Dark-Ambient, não teriamos bandas de Crust a puxarem para si alguma da melodia do Thrash dos anos 80, não teriamos bandas de Thrash a soar a Motorhead e outras a soar a Pantera ou Lamb of God, não teriamos bandas de Post a entrar vertiginosamente no lado extremo do Black Metal, não teriamos bandas de Metal a usar orquestrações e por ai adiante..

Avatar do Utilizador
miguelsk8
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 445
Registado: sexta abr 02, 2010 3:40 pm
Localização: Lordywood/Paredes

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor miguelsk8 » sábado out 26, 2013 9:40 pm

Posso colocar outra questão? Quais são as bandas atuais que vocês acham que vão ser mais influentes daqui a alguns anos... Tipo as mais irreverentes e refreshing do panorama metal atual (com aquela mentalidade avant-garde)... Não precisam de ser propriamente conhecidas mas que vocês achem que vão ser realmente marcantes no futuro! É que eu tenho de fazer um trabalho sobre a vanguarda na arte e quero abordar o lado musical e tenho de falar de uma banda em concreto... Estava a pensar em falar dos Shining (Noruegueses), porque acho a mistura de jazz com metal uma cena bastante original e que pode vir a ser bastante influente no futuro... Mas mais opiniões eram bem vindas, pode ser que apareça algo mais fixe para falar! :D
phbz Escreveu:Free miguelsk8!

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 835
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm
Localização: Somewhere between here and there.

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor tnganisius » sábado out 26, 2013 9:58 pm

necrodamage Escreveu:

Indo um pouco mais atrás....sem este gajo é que não havia hevy metau pra ninguém....


E junta-lhe mais este amigo:


e mais uns quantos, que nada têem a haver com metau, mas sim música no geral.

Cada musico explora como quer, influencia a sua arte como bem se quer inspirar. Seja a nivel de sonoridade, seja de liricas.
No entanto grande parte apenas copiam a moda, seguem o trend, em cada época passada e presente sempre foi assim, mesmo que digam que não, que digam que estão a inovar/descobrir/explorar. 90% destas novas post qualquer coisa, rock qualquer coisa, black-thrash qualquer coisa, heavy qualquer coisa, não são mais que cópias seguidas sem pingo de originalidade em si. Não estão a criar nada, apenas a repetirem-se para seguirem uma moda temporal. Uns soam um pouco diferentes porque encontraram musica foclore que conseguiram tocar na guitarra em vez da gaita de foles, "e prontos", são originais, são pioneiros ... wowow ... Ou descobriram uns assobios diferentes, ou batuques originarios de africa, ou cymbals do oriente .... weeee.

20-30-40 anos atrás, pelo menos pegavam em géneros e estilos de musica completamente diferentes e criaram algo, tipo o rock, punk, dance, metau, electronica, alternativo.
No que respeita ao estilo metau, para mim é tudo Rock, mais pesado ou menos, consoante o estilo de Rock, mas é tudo Rock. Ouço desde Bon Jovi a Sore Throat, de Alice Cooper a Anal Cunt, de Venom a Blut Aus Nord. O sentido é sempre analisar e ouvir o que em 30 e tal anos de Rock, ainda não conheço :). Sim ainda há muitas bandas que me surpreendem, e acreditem que não são estas dos pós qualquer coisa.
É adoravel por exemplo, ver como Steeler é um pre-Helloween fantástico, ou como riffs de Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, Saxon se repetem vezes sem conta em bandas metau ao longo de 30 e tal anos, mais/menos rápidos ou com mais/menos distorção. Provavelmente alguns dos musicos a reproduzi-los nem fazem ideia a origem dos mesmos.

Mas isto é o meu ponto de vista, rótulem-no como quizerem 8)
Última edição por tnganisius em sábado out 26, 2013 10:01 pm, editado 1 vez no total.
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

Avatar do Utilizador
tnganisius
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 835
Registado: quarta mai 18, 2011 10:04 pm
Localização: Somewhere between here and there.

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor tnganisius » sábado out 26, 2013 9:59 pm

miguelsk8 Escreveu:Posso colocar outra questão? Quais são as bandas atuais que vocês acham que vão ser mais influentes daqui a alguns anos... Tipo as mais irreverentes e refreshing do panorama metal atual (com aquela mentalidade avant-garde)... Não precisam de ser propriamente conhecidas mas que vocês achem que vão ser realmente marcantes no futuro! É que eu tenho de fazer um trabalho sobre a vanguarda na arte e quero abordar o lado musical e tenho de falar de uma banda em concreto... Estava a pensar em falar dos Shining (Noruegueses), porque acho a mistura de jazz com metal uma cena bastante original e que pode vir a ser bastante influente no futuro... Mas mais opiniões eram bem vindas, pode ser que apareça algo mais fixe para falar! :D


Nenhuma ... tudo depende do que será a moda para 2020-2030. :mrgreen:
ALL weekly METAL new releases: LUSITANIAN MUSIC
Se não estiver listado na e-store, enviem email. Todas as novidades disponiveis.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7776
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Zyklon » sábado out 26, 2013 10:02 pm

Impossivel responder a isso e até dou exemplos:
Os Venom ou uns Sarcofago foram considerados nos anos 80 por muito metaleiro como a pior banda do mundo e nunca estiveram no mesmo patamar dos grandes nomes do Thrash tanto europeu como americano, só mais tarde com a malvadez do BM nordico é que as coisas mudaram e faz a pergunta a qualquer um nos dias de hoje para veres o que pensa deles.
Os Neurosis andaram pelo Ozzfest e passaram ao lado de muita gente, os Godflesh tambem ninguem lhe ligou e olha agora.
O proprio BM nordico e toda a sua ramificação provavelmente nunca ninguem pensou que atingiria este patamar fora do Underground..
Etc..

Ás vezes as mais aparentemente banais são as que mais se vão destacar daqui a uns anos..e isso pode-se dever a inumeros fatores que vão do fala-fala dos musicos, a exposição mediatica, os fans sei lá.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pafg » sábado out 26, 2013 10:09 pm

Zyklon Escreveu:O Salvation discordo mas o The Beyond e o Cult of Luna são a base de muita coisa que se ouve nos dias de hoje...na altura poucos entenderam aquela abordagem do "hardcore".


Acho que foi com o Salvation que deram o salto. Até aí eram relativamente desconhecidos imo.

pantufa Escreveu:
pafg Escreveu:O Caldeira falou e bem dos In Flames.


E já agora um Sr. chamado Dan Swano.

pafg Escreveu:Esqueci-me nem sei como de referir os Cult of Luna. Tudo o que tenha o rótulo pós-qualquer coisa deriva do sucesso do «Salvation». Acho que é mesmo o disco de metal mais importante da década 00.


Sim e não.

Spoiler: Mostrar
Acho que Neurosis e ISIS acabam por ocupar as primeiras posições.


Claro que CoL reportam a Neurosis, mas quis evitar esse aspecto regressivo, senão ia buscar as que influenciaram Neurosis e por aí adiante. Isis... o Oceanic (que foi o disco que lhes trouxe reconhecimento) por acaso é anterior ao Salvation, mas por outro lado, parece-me que o Panopticon não teria tido tanto sucesso se os CoL não tivesse metido o pós-metal nas bocas do povo. Diria que ambas as bandas se complementam.

Avatar do Utilizador
miguelsk8
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 445
Registado: sexta abr 02, 2010 3:40 pm
Localização: Lordywood/Paredes

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor miguelsk8 » sábado out 26, 2013 10:18 pm

Zyklon Escreveu:Impossivel responder a isso e até dou exemplos:
Os Venom ou uns Sarcofago foram considerados nos anos 80 por muito metaleiro como a pior banda do mundo e nunca estiveram no mesmo patamar dos grandes nomes do Thrash tanto europeu como americano, só mais tarde com a malvadez do BM nordico é que as coisas mudaram e faz a pergunta a qualquer um nos dias de hoje para veres o que pensa deles.
Os Neurosis andaram pelo Ozzfest e passaram ao lado de muita gente, os Godflesh tambem ninguem lhe ligou e olha agora.
O proprio BM nordico e toda a sua ramificação provavelmente nunca ninguem pensou que atingiria este patamar fora do Underground..
Etc..

Ás vezes as mais aparentemente banais são as que mais se vão destacar daqui a uns anos..e isso pode-se dever a inumeros fatores que vão do fala-fala dos musicos, a exposição mediatica, os fans sei lá.


Sim mas por exemplo os Godflesh ou os Neurosis (e os outros exemplos que deste) começaram a explorar o metal de uma forma diferente e por isso é que as pessoas torciam o nariz, era muito avant-garde para a cabeça do pessoal daquela época... E é mesmo isso que eu quero! Uma banda actual que até pode (não necessariamente) ser criticada/posta de lado/devalorizada pelo publico em geral mas que vocês achem que é irreverente, que traz algo de novo pra mesa e que possa vir a ser influente (nem que seja daqui a 20/30 anos!)! Deem-me lá uma ajudinha! :wink:
phbz Escreveu:Free miguelsk8!

Imagem Imagem


Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes