As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Avatar do Utilizador
Jorgetime
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1934
Registado: quinta jul 02, 2009 4:42 pm
Localização: Amarante/Gaia

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Jorgetime » sábado out 19, 2013 2:08 pm

miguelsk8 Escreveu:
Jorgetime Escreveu:Nos ultimos 10 anos....

Imagem


No Metal moderno/Djent/Prog.Metalcore e até algum Industrial sem duvida que os Meshuggah são a maior influencia! Não há banda que se movam dentro desse gênero que não tenha uns poliritmos ou grooves a emular o que os Meshuggah fizeram no passado (see Vildhjarta, Periphery, Mnemic)! Eles, Fear Factory (mais dentro do Industrial), Sikth e nos ultimos 5 anos talvez Animals As Leaders (pelo menos vê-se uma vaga de instrumental djent a surgir com alguma força)... Até o Deathcore está a começar a cambalear para esse gênero com a inclusão de guitarras de 7 ou 8 cordas, chungs chungs e quebras de ritmo (see, War From A Harlots Mouth, The Acacia Strain, Born Of Osiris )... So trendy! :mrgreen:

Sim, mas foste pegar nos exemplos mais óbvios. Meshuggah para além dos Mathcore's, djent's e afins, influenciou desde ondas progressivas Sikth, AAL, Gojira, Devin Townsend; metalcore After the Burial, BMTH, A Life Once Lost; deathcore Whitechapel, Suicide Silence; death metal de Decapitated e até o metal/rock alternativo de Deftones.

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1529
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
Localização: Santo Tirso

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor JVELHAGUARDA » sábado out 19, 2013 2:48 pm

Foco-me mais no periodo pós ano 2000, deixei de fora os clássicos e óbvios, o sangue novo e que pode perdurar, merece mais destaque.
(senão é óbvio, que estas são mais influentes meshuggah/dimmu borgir/satyricon/entombed/neurosis/hypocrisy, etc)

Em relação a ramp e wc noise, há logo um detalhe que salta à vista, que foi o serviço militar obrigatório, que teve o seu efeito de forma drástica, no periodo ascendente das bandas, quanto a sacred sin, heavenwood, oratory, sirius, etc vendo de fora, fico com a ideia que o talento, não foi suficiente mas, só os próprios podem ter algo mais concreto a dizer, há sempre detalhes, que podem não ser públicos, que fazem diferença.

Avatar do Utilizador
miguelsk8
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 445
Registado: sexta abr 02, 2010 3:40 pm
Localização: Lordywood/Paredes

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor miguelsk8 » sábado out 19, 2013 3:27 pm

Jorgetime Escreveu:
miguelsk8 Escreveu:
Jorgetime Escreveu:Nos ultimos 10 anos....

Imagem


No Metal moderno/Djent/Prog.Metalcore e até algum Industrial sem duvida que os Meshuggah são a maior influencia! Não há banda que se movam dentro desse gênero que não tenha uns poliritmos ou grooves a emular o que os Meshuggah fizeram no passado (see Vildhjarta, Periphery, Mnemic)! Eles, Fear Factory (mais dentro do Industrial), Sikth e nos ultimos 5 anos talvez Animals As Leaders (pelo menos vê-se uma vaga de instrumental djent a surgir com alguma força)... Até o Deathcore está a começar a cambalear para esse gênero com a inclusão de guitarras de 7 ou 8 cordas, chungs chungs e quebras de ritmo (see, War From A Harlots Mouth, The Acacia Strain, Born Of Osiris )... So trendy! :mrgreen:

Sim, mas foste pegar nos exemplos mais óbvios. Meshuggah para além dos Mathcore's, djent's e afins, influenciou desde ondas progressivas Sikth, AAL, Gojira, Devin Townsend; metalcore After the Burial, BMTH, A Life Once Lost; deathcore Whitechapel, Suicide Silence; death metal de Decapitated e até o metal/rock alternativo de Deftones.


Pronto concluindo são a banda mais influente do Metal actual... :mrgreen: Pelo menos não conheço banda que influencie tão vastamente o Metal como eles! Sempre estiveram largos passos à frente da concorrência e com o passar dos anos continuam na linha da frente! Por isso é que vão estar sempre no topo da minha lista! :cheers:
phbz Escreveu:Free miguelsk8!

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6055
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Vooder » sábado out 19, 2013 3:36 pm

E nenhuma das que influenciou chegou ao seu nível, é preciso dizer.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Enigma » quinta out 24, 2013 1:10 pm

Relativamente a bandas portuguesas, reafirmo o que já disseram de Process of Guilt e The Firstborn. Muita pena que estes últimos não obtenham o reconhecimento que bem merecem. É uma banda genial.
No death metal nacional destaco também os Theriomorphic.

Não posso deixar de acrescentar os Midnight Priest. No contexto do heavy metal nacional irromperam completamente num subgénero que estava estagnado e que, volvidos apenas alguns anos do lançamento do "Rainha da Magia Negra", aparecem algumas bandas muito interessantes como Ravensire, Leather Synn, Cruz de Ferro, The Unholy. Não digo que os Midnight Priest sejam uma inspiração musical direta para estas bandas (todas têm mais ou menos as mesmas influências), mas "abriram o caminho" e mostraram que é possível (eu diria desejável) haver mais bandas de heavy metal em Portugal.
Ainda no heavy metal, mas "lá fora", destaco como grandes bandas surgidas nos últimos anos: Enforcer, In Solitude, Steelwing, Witchgrave.

No thrash verdadeiramente old school ou, se preferirem, thrash/black, a grande referência são os Sodom (nos primórdios). Curiosamente, quem melhor pratica esse som atualmente, nem sequer são os próprios Sodom, mas sim Aura Noir, Desaster e Deströyer 666. De bandas mais recentes, destaco Nekromantheon, Antichrist, Vomitor (estes também têm mais influências pelo meio, but still), Infant Death, Terrorhammer, Deathhammer.

No black metal, embora eles próprios - Watain - tenham ido buscar imensas influências aos Dissection, ainda assim têm de se considerar uma das mais importantes e influentes bandas do género.

Edit: No death metal, nas bandas da nova vaga acrescento como uma das melhores (e ainda não referida): Tribulation.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Zyklon » quinta out 24, 2013 1:59 pm

Pelo menos não conheço banda que influencie tão vastamente o Metal como eles!

-Tool (complexidade das musicas)
-Neurosis (ambiente)

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2379
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pafg » quinta out 24, 2013 4:48 pm

Acho que o mais difícil é mesmo traçar uma data de referência. Existem algumas excepções, mas por norma, a influência só se nota passados alguns anos. Por exemplo, o revival do thrash foi, na minha opinião, em muito provocado pelo regresso dos Exodus em 2004 com o «Tempo of the Damned», mas só passado algum tempo é que chegou a enxurrada da bandas do estilo. O mesmo se aplica ao female fronted gothic metal. Os Evanescence deram um empurrão ao estilo, mas já haviam os Within Temptation e os Nightwish. A mesma coisa com o nu metal e afins. Eu diria que nos últimos 7/8 anos, estas foram algumas das que deram um contributo muito decisivo ao metal, sem pegar obviamente nas bandas que as influenciaram em primeiro lugar, senão lá caímos num exercício regressivo até Maiden, Sabbath e afins:

Meshuggah
Mastodon
Amon Amarth
Opeth
Deathspell Omega
Nachtmystium
Enslaved
Kylesa
Sunn O)))
Epica
High on Fire

Assim de repente estas, se me lembrar de mais alguma, edito. :)

P.s. ainda se está para perceber que impacto vão os Ghost ter.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » quinta out 24, 2013 5:03 pm

Enigma Escreveu:Relativamente a bandas portuguesas "...".
mais antigas... Quanto a catrefada de pantera / lamb of god wannabees que andava aí há 3 ou 4 anos, não esquecer talvez uns Painstruck, que já faziam algo parecido, e com potencial para se tornar em algo interessante, há muito tempo. Infelizmente ficaram pelo caminho.

Bandas Portuguesas [de Metal], para mim: Men Eater, Firstborn e PoG (pricipalmente com FAEMIN, mas mesmo o Erosion é uma cena com muita personalidade). Tenho pena que Lobo tenha acabado.

Nunca me dei ao trabalho de ouvir corpus christi com atenção, mas do pouco que ouvi pareceu-me muito capaz, dentro do estilo. Goste-se ou não, e eu não gosto, Moonspell não pode passar despercebido. (o Antidote até se ouve, va)


----------

Recentemente os BESTA, com o disco HEREGE, conseguiram-me meter a ouvir um tipo de sonoridade que quase nunca oiço.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7829
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor Zyklon » quinta out 24, 2013 6:15 pm

Eu tenho uma teoria para este nu-thrash que ai anda nos ultimos anos.
Sinceramente acho que aquele discurso do "isto não tem solos" do nu-metal descambou para o metalcore e no metalcore descambou do isto tem solos mas não é Metal.
Que originou?
Esta recente vaga de Thrash que tanto cai para uns Pantera como para uns Exodus (já que o Figueiredo falou neles) para mim vale tanto como os estilos atras mencionados ou seja existem coisas interessantes mas a grande maioria é parva.

Em relação ao Rock, acho que ninguem ainda falou nuns Queens of the Stone Age (o Songs é para mim O album de Rock n Roll das ultimas decadas) ou The White Stripes que cairam no mercado com albuns bem interessantes e numa altura em que praticamente não se ouvia rock no mainstream e vieram na minha opinião mudar muita coisa.

Outra coisa que ninguem falou são as personagens que ligadas á musica fazem com que pessoas acabem por seguir aquilo que elas dizem/ouvem/fazem e aqui o Mikael Akerfelt, o Fenriz ou o Reznor tambem têm o seu peso, só para escrever estes assim de repente.

Estranho tambem ninguem ter falado de In Flames...

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor flipknot » quinta out 24, 2013 6:22 pm

Diga-se o que se disser, acho que actualmente a banda que mais gente influenciou, seja do Black metal, ao post-qualquer coisa, ao indie, ao experimental, foram os Joy Division, é engraçado como esta banda com apenas dois originais teve uma influencia tão notória e abrangente na música. É certo que não venderam milhões, mas provavelmente 75,5% das pessoas que compraram estes discos, formaram ou teem um gosto especial e mais abrangente pela música. À semelhança do que aconteceu com Velvet Underground nos 60's.

No cenário actual da música em geral acho justo afirmar que os My Bloody Valentine, são uma banda que influenciou muita gente, ora vejam por exemplo a nova vaga de BM em que se usam camadas e camadas de guitarra assim como aquela melodia melancolica não gó gó, característica do shoegaze.A bandas revivalistas de shoegaze, post punk e até algumas de drone que andam por aí.

Na minha opinião ainda antes dos Neurosis, há-que considerar os Swans, Melvins, Godflesh ou até mesmo Killing Joke, que acho são as bases para aquilo a que toda a gente chama de post hoje em dia.
Temos os Slint como principal fonte de inspiração talvez para aquilo que se viria um dia a chamar post rock.

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » quinta out 24, 2013 6:42 pm

flipknot Escreveu:melodia melancolica não gó gó


Pormenor importantíssimo! :beer:

Avatar do Utilizador
miguelsk8
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 445
Registado: sexta abr 02, 2010 3:40 pm
Localização: Lordywood/Paredes

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor miguelsk8 » quinta out 24, 2013 6:50 pm

Zyklon Escreveu:
Pelo menos não conheço banda que influencie tão vastamente o Metal como eles!

-Tool (complexidade das musicas)
-Neurosis (ambiente)


Não me vieram logo essas à cabeça mas sim tens razão! Os Neurosis realmente foram visionários e apesar de não conhecer bem a discografia deles (conheço + ou - o Through Silver In Blood... :mrgreen: ) reconheço a importância deles para a parte mais experimental/post do metal bem como os Tool claro! Outra banda que acho que ainda não foi referenciada foi Converge... Eles quebraram regras dentro do hardcore e são uma referencia incontornável! Arrisco-me a dizer que serão talvez a banda mais influente do estilo da ultima década! Basta irem ao catalogo da Deathwish para encontrar uma carrada de bandas influenciadas diretamente por eles! E são uma das minhas bandas de eleição também...
phbz Escreveu:Free miguelsk8!

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » quinta out 24, 2013 6:56 pm

Os Mastodon, por alturas do Leviathan / Blood Moutain (e mesmo antes), também mudaram um bocado as regras do jogo. Tenho em mim que bandas como Kylesa, Baroness, Intronaut etc. não teriam existido, não da forma como existem hoje, sem a "insanidade mastodontica".

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor flipknot » quinta out 24, 2013 7:09 pm

pantufa Escreveu:
flipknot Escreveu:melodia melancolica não gó gó


Pormenor importantíssimo! :beer:

Achei que tinha de diferenciar, ainda pensavam que andava a falar de anathema ou lacuna coil xD

Avatar do Utilizador
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3795
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: As bandas mais influentes dos últimos X anos.

Mensagempor pantufa » quinta out 24, 2013 7:10 pm

flipknot Escreveu:
pantufa Escreveu:
flipknot Escreveu:melodia melancolica não gó gó


Pormenor importantíssimo! :beer:

Achei que tinha de diferenciar, ainda pensavam que andava a falar de anathema


Na melhor das hipóteses.


Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 76 visitantes