Em primeiro porque o cepticismo é de tal ordem à volta do metal, que por vezes não se aceita outros géneros musicais. Contra mim falo também, não consigo tolerar R&B / Rap / Gangsta / Dance Hall. Mas isso é fugir ao tópico. Em segundo porque a "moda" é sempre muito forte, seja ela no que for, musica, vestuário, etc, etc. O que referes a atitude do passado, e ao que se assiste no presente, em nada difere. O sentimento do "follow de leader", ou seja, segue a moda, é estremamente forte e ninguém o para.
Na questão das influências, tudo o que ouvimos é influenciavel, mesmo quando não nos agrada ao ouvido.
Renegar sem ouvir, como dizes Zyklon, isso é uma atitude que nem vou expressar o seu adjectivo para não ofender ninguém, mas tenho que dar-te toda a razão, muito poucos perdem tempo sequer a ir ao "youtube", por exemplo, e ouvir com pretença atenção, aquilo que os outros por vezes sugerem. Estou convencido que 90% das vezes o rótulo de "velho", ou de, já saiu à mais de 1 semana, é simples pretexto para renegar um album. Noutras situações, se for de um sub estilo do metal com o qual não nos identificamos, passamos por completo ao lado. Gostava eu de ter mais tempo útil para ouvir os albums novos e antigos. (então é que a minha carteira ainda ficava mais vazia