Viking Metal
Moderador: GoncaloBCunha
- Brilhando
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Re: Viking Metal
Amorphis nunca teve nad de viking - nem imagem nem letras, tirando a coruja a carregar o martelo de thor na capa do EP da altura do TotTL. As temáticas sempre foram lá os livritos de poemas nacionais finlandeses e mesmo antes disso era só déss metal puro (vulgar necrolatry :awe:). Já Unleashed devem ter usado temas da mitologia norse para letras (só conheço um álbum), mas não é por isso que passam a tocar viking metal em detrimento do déss metal ólscul do que ouvi.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Dizer que os Amorphis não têm nada de Viking é dizer que a Finlândia não tem nada de Viking. Não me parece...
A fonte maior de inspiração são os livritos de poemas nacionais finlandeses , particularmente o Kalevala (sobretudo no Tales from the Thousand Lakes). Este foi escrito no Séc XIX e compila uma série de contos épicos Finlandeses até então transmitidos oralmente.
Acontece porém, que a proximidade geográfica do território finlandês com os restantes países da península escandinava determinou uma imensa influência da cultura de raiz Viking na cultura nacional da Finlândia. Além de ter sido alvo das incursões e da expansão colonial Viking durante os Séculos IX e X, o território finlandês esteve sob dominio da coroa Sueca e posteriormente do Império Russo até ao Séc. XIX (Grão Ducado da Finlândia)tornando-se independente apenas em 1917.
Apesar do Kalevala, à semelhança de um série de outras obras épicas contemporâneas surgidas um pouco por toda a europa, exacerbar os traços distintivos da sociedade e da cultura finlandesa corroborando as reivindicações autonómicas e independentistas da época, a herança Viking é, de todo, irrefutável. Sem muito esforço, reconhecem-se no Kalevala influências óbvias da mitologia, da ética e estética cultural Viking.
Quanto aos Unleashed... o único álbum que dizes conhecer não deve ser o Victory, nem o Warrior, muito menos o Across the Open Sea...

A fonte maior de inspiração são os livritos de poemas nacionais finlandeses , particularmente o Kalevala (sobretudo no Tales from the Thousand Lakes). Este foi escrito no Séc XIX e compila uma série de contos épicos Finlandeses até então transmitidos oralmente.
Acontece porém, que a proximidade geográfica do território finlandês com os restantes países da península escandinava determinou uma imensa influência da cultura de raiz Viking na cultura nacional da Finlândia. Além de ter sido alvo das incursões e da expansão colonial Viking durante os Séculos IX e X, o território finlandês esteve sob dominio da coroa Sueca e posteriormente do Império Russo até ao Séc. XIX (Grão Ducado da Finlândia)tornando-se independente apenas em 1917.
Apesar do Kalevala, à semelhança de um série de outras obras épicas contemporâneas surgidas um pouco por toda a europa, exacerbar os traços distintivos da sociedade e da cultura finlandesa corroborando as reivindicações autonómicas e independentistas da época, a herança Viking é, de todo, irrefutável. Sem muito esforço, reconhecem-se no Kalevala influências óbvias da mitologia, da ética e estética cultural Viking.
Quanto aos Unleashed... o único álbum que dizes conhecer não deve ser o Victory, nem o Warrior, muito menos o Across the Open Sea...

- Sir Sardine
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
Bem, mas afinal falamos de sonoridades ou lirismo? É que se falamos em lirismo lá voltamos à mesma e velha questão dos Amon Amarth...
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
Falamos de opiniões... Como sempre, cada um tem a sua!
Não me parece correcto é dizer que nenhuma das bandas referidas anteriormente têm alguma coisa de Viking! O resto... é conversa
Não me parece correcto é dizer que nenhuma das bandas referidas anteriormente têm alguma coisa de Viking! O resto... é conversa

- Void
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Para mim, tem mais a ver com lirismo do que com a sonoridade.
www.myspace.com/officialtrevas
Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Eu acho o contrário, tem mais a ver com a sonoridade. Por exemplo, sem auxilio das letras, não se percebe uma palavra do que se canta em Windir, mas pela sonoridade percebe-se que são viking/black metal.
"Hate the ones who bring you down"
Por outro lado ha bastantes bandas que soam a BM e quando vais ver as letras sao todas folky
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Brilhando Escreveu:Amorphis nunca teve nad de viking - nem imagem nem letras, tirando a coruja a carregar o martelo de thor na capa do EP da altura do TotTL. As temáticas sempre foram lá os livritos de poemas nacionais finlandeses e mesmo antes disso era só déss metal puro (vulgar necrolatry :awe:). Já Unleashed devem ter usado temas da mitologia norse para letras (só conheço um álbum), mas não é por isso que passam a tocar viking metal em detrimento do déss metal ólscul do que ouvi.
não querendo estar em grandes pormenores, mas há muita temática viking no Karelian Isthmus (embora eu ache que com um nome destes devia ser um álbum sobre a guerra de inverno):
http://www.darklyrics.com/lyrics/amorph ... mus.html#1
god's business, witchfinding!
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Old_Skull Escreveu:Dizer que os Amorphis não têm nada de Viking é dizer que a Finlândia não tem nada de Viking. Não me parece...
Grande parte dos finlandeses não se sentem vikings ou escandinavos...
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
...A maior parte das vezes eu também não me sinto português! 

Old_Skull Escreveu:...não me sinto português!
done

"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
- Void
- Ultra-Metálico(a)
Bem se a banda falar sobre carapaus com arroz de tomate e tendo a sonoridade pode ser viking. 

- Void
- Ultra-Metálico(a)
Inmist Escreveu:Comida e vikings estão relacionados
e mais a

- Calymero
- Participante
- Registado: domingo set 30, 2007 9:36 am
- Contacto:
Eu gosto muito deste tipo de música, se tivesse que fazer um top 3 do puro Viking, Folk, Pagan Metal seria: (Não ponho Amon Amarth porque também tem influência Death Metal, apesar que ser uma das minhas bandas favoritas)
1-TYR (Todos os álbuns são bons!)
2-ENSIFERUM (Como digo, Épico!)
3-MOONSORROW (ao contrário de alguns irmãos aqui do fórum, acho que não tem muito Black Metal )
1-TYR (Todos os álbuns são bons!)
2-ENSIFERUM (Como digo, Épico!)
3-MOONSORROW (ao contrário de alguns irmãos aqui do fórum, acho que não tem muito Black Metal )
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes