Viking Metal

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Re: Viking Metal

Mensagempor Brilhando » sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Amorphis nunca teve nad de viking - nem imagem nem letras, tirando a coruja a carregar o martelo de thor na capa do EP da altura do TotTL. As temáticas sempre foram lá os livritos de poemas nacionais finlandeses e mesmo antes disso era só déss metal puro (vulgar necrolatry :awe:). Já Unleashed devem ter usado temas da mitologia norse para letras (só conheço um álbum), mas não é por isso que passam a tocar viking metal em detrimento do déss metal ólscul do que ouvi.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » sexta nov 28, 2008 1:22 pm

Dizer que os Amorphis não têm nada de Viking é dizer que a Finlândia não tem nada de Viking. Não me parece...

A fonte maior de inspiração são os livritos de poemas nacionais finlandeses , particularmente o Kalevala (sobretudo no Tales from the Thousand Lakes). Este foi escrito no Séc XIX e compila uma série de contos épicos Finlandeses até então transmitidos oralmente.
Acontece porém, que a proximidade geográfica do território finlandês com os restantes países da península escandinava determinou uma imensa influência da cultura de raiz Viking na cultura nacional da Finlândia. Além de ter sido alvo das incursões e da expansão colonial Viking durante os Séculos IX e X, o território finlandês esteve sob dominio da coroa Sueca e posteriormente do Império Russo até ao Séc. XIX (Grão Ducado da Finlândia)tornando-se independente apenas em 1917.
Apesar do Kalevala, à semelhança de um série de outras obras épicas contemporâneas surgidas um pouco por toda a europa, exacerbar os traços distintivos da sociedade e da cultura finlandesa corroborando as reivindicações autonómicas e independentistas da época, a herança Viking é, de todo, irrefutável. Sem muito esforço, reconhecem-se no Kalevala influências óbvias da mitologia, da ética e estética cultural Viking.

Quanto aos Unleashed... o único álbum que dizes conhecer não deve ser o Victory, nem o Warrior, muito menos o Across the Open Sea...
:cheers:

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sexta nov 28, 2008 1:26 pm

Bem, mas afinal falamos de sonoridades ou lirismo? É que se falamos em lirismo lá voltamos à mesma e velha questão dos Amon Amarth...

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Old_Skull » sexta nov 28, 2008 1:30 pm

Falamos de opiniões... Como sempre, cada um tem a sua!

Não me parece correcto é dizer que nenhuma das bandas referidas anteriormente têm alguma coisa de Viking! O resto... é conversa :cheers:

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » sexta nov 28, 2008 7:22 pm

Para mim, tem mais a ver com lirismo do que com a sonoridade.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta nov 28, 2008 8:12 pm

Eu acho o contrário, tem mais a ver com a sonoridade. Por exemplo, sem auxilio das letras, não se percebe uma palavra do que se canta em Windir, mas pela sonoridade percebe-se que são viking/black metal.
"Hate the ones who bring you down"

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » sexta nov 28, 2008 9:27 pm

Por outro lado ha bastantes bandas que soam a BM e quando vais ver as letras sao todas folky

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta nov 28, 2008 9:32 pm

Brilhando Escreveu:Amorphis nunca teve nad de viking - nem imagem nem letras, tirando a coruja a carregar o martelo de thor na capa do EP da altura do TotTL. As temáticas sempre foram lá os livritos de poemas nacionais finlandeses e mesmo antes disso era só déss metal puro (vulgar necrolatry :awe:). Já Unleashed devem ter usado temas da mitologia norse para letras (só conheço um álbum), mas não é por isso que passam a tocar viking metal em detrimento do déss metal ólscul do que ouvi.

não querendo estar em grandes pormenores, mas há muita temática viking no Karelian Isthmus (embora eu ache que com um nome destes devia ser um álbum sobre a guerra de inverno):

http://www.darklyrics.com/lyrics/amorph ... mus.html#1
god's business, witchfinding!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta nov 28, 2008 9:46 pm

Old_Skull Escreveu:Dizer que os Amorphis não têm nada de Viking é dizer que a Finlândia não tem nada de Viking. Não me parece...

A fonte maior de inspiração são os livritos de poemas nacionais finlandeses , particularmente o Kalevala (sobretudo no Tales from the Thousand Lakes). Este foi escrito no Séc XIX e compila uma série de contos épicos Finlandeses até então transmitidos oralmente.
Acontece porém, que a proximidade geográfica do território finlandês com os restantes países da península escandinava determinou uma imensa influência da cultura de raiz Viking na cultura nacional da Finlândia. Além de ter sido alvo das incursões e da expansão colonial Viking durante os Séculos IX e X, o território finlandês esteve sob dominio da coroa Sueca e posteriormente do Império Russo até ao Séc. XIX (Grão Ducado da Finlândia)tornando-se independente apenas em 1917.
Apesar do Kalevala, à semelhança de um série de outras obras épicas contemporâneas surgidas um pouco por toda a europa, exacerbar os traços distintivos da sociedade e da cultura finlandesa corroborando as reivindicações autonómicas e independentistas da época, a herança Viking é, de todo, irrefutável. Sem muito esforço, reconhecem-se no Kalevala influências óbvias da mitologia, da ética e estética cultural Viking.

Quanto aos Unleashed... o único álbum que dizes conhecer não deve ser o Victory, nem o Warrior, muito menos o Across the Open Sea...
:cheers:

Grande parte dos finlandeses não se sentem vikings ou escandinavos...

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Old_Skull » sábado nov 29, 2008 12:44 pm

...A maior parte das vezes eu também não me sinto português! :mrgreen:

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sábado nov 29, 2008 3:57 pm

Old_Skull Escreveu:...não me sinto português! :mrgreen:

done :mrgreen:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Void
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Void » sábado nov 29, 2008 6:23 pm

Bem se a banda falar sobre carapaus com arroz de tomate e tendo a sonoridade pode ser viking. :P

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado nov 29, 2008 6:26 pm

Comida e vikings estão relacionados :D
"Hate the ones who bring you down"

Void
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Void » sábado nov 29, 2008 7:12 pm

Inmist Escreveu:Comida e vikings estão relacionados :D

e mais a :beer:

Calymero
Participante
Registado: domingo set 30, 2007 9:36 am
Contacto:

Mensagempor Calymero » quarta dez 03, 2008 8:00 pm

Eu gosto muito deste tipo de música, se tivesse que fazer um top 3 do puro Viking, Folk, Pagan Metal seria: (Não ponho Amon Amarth porque também tem influência Death Metal, apesar que ser uma das minhas bandas favoritas)

1-TYR (Todos os álbuns são bons!)
2-ENSIFERUM (Como digo, Épico!)
3-MOONSORROW (ao contrário de alguns irmãos aqui do fórum, acho que não tem muito Black Metal )

Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes