Valvulas - escolha

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
dislike47
Turista
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 24, 2008 4:03 pm

Valvulas - escolha

Mensagempor dislike47 » domingo dez 27, 2009 11:17 am

Boas,

Adquiri um amplificador a valvulas Bugera 333XL mas o som das valvulas com que ele vem parece um bocado british...podem me indicar as valvulas mais adequadas para tocar metal?
e já agora existe algum site onde possa ouvir os sons dos diferentes tipos de valvulas?

Avatar do Utilizador
guilherme
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 65
Registado: quarta ago 22, 2007 1:30 am

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor guilherme » domingo dez 27, 2009 5:07 pm

o teu amp, como todos os Bugera só funcionam com EL34 ou 6L6. Como tal, podes meter 6L6 na secção de power do teu amp. Acontece que esta funcionalidade se destina justamente a optar por uma sonoridade mais "British" ou um som mais moderno e mais cru (na minha opinião), rspectivamente, EL34 e 6L6. Eu tenho um 6262, que vem com 6L6 e julgo que estas sejam mais indicadas para o que queres, em comparação às EL34.
Espero ter esclarecido.

PS: Há sempre modificações que podes fazer para que o amp funcione com outros tipos de vávulas, mas custam mais €€€. Mas para o som que procuras, acho que o que queres é mesmo 6L6. Há videos no youtube de pessoal que eperimentou os dois tipos de válvulas em Bugeras, se quiseres ver......

:headbanger:
Imagem

dislike47
Turista
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 24, 2008 4:03 pm

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor dislike47 » segunda dez 28, 2009 12:25 pm

obg pla resposta, ja agora, é normal que passado algumas horas de uso (ensaio) o amplificador começe a fazer algum barulho no canal lead? isto é, quando não tenho som na guitarra, houve se ruido. que no inicio do ensaio é quase nulo mas vai aumentando cada vez mais. se mudar para o canal clean já não existe ruido.alguem me sabe dizer o que sera?

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta dez 30, 2009 1:26 am

Todas as válvulas servem para tocar MEtal. O que pode variar é o tipo de válvulas, e a sua quantidade.

Num Bugera 333XL tens 4 EL34 de power, e 4 ECC83 (ou 12AX7, para os americanos). As válvulas EL34 distorcem mais cedo, e são associadas a um timbre mais vintage, enquanto que as 6L6, distorcem mais tarde e são normalmente associadas a um som mais americano.

Para ouvires as diferenças só mesmo puxando pelo volume de cabeças de 100W, pois a distorção de poweramp não se nota a volumes baixos. Para experimentares, e se tiveres alguns Euros de lado, podes comprar 4 6L6 e instalá-las no teu amp, penso que tens um Bias fixo com switch na parte traseira do teu amp.

Quanto ao barulho no canal lead, que tipo de barulho é? Ah, e isto deveria estar no tópico de amplificadores...
Última edição por SYNAPSYS666 em quarta dez 30, 2009 2:54 pm, editado 1 vez no total.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
Sayer
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 51
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am
Localização: Lisboa

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Sayer » quarta dez 30, 2009 10:47 am

Gostei particularmente de: "(...)As válvulas EL34 distorçem mais cedo (...) enquanto que as 6L6, distorcem mais cedo (...)"

Esclarecedor..... :)

Quanto ao barulho do canal lead, parece-me que se trata de não haver ligação de terra ou esta ser má, mas pela descrição não deve haver. Nesse caso é só garantir que o amp tem ligação de terra.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Shore » quarta dez 30, 2009 11:53 am

só para dizer que nos Bugera tudo parece ser normal.

Vai à loja onde compraste e pede a garantia, costumam substituir isso rápido ou dar-te um novo.
O problema normalmente é mesmo das valvulas que vêm com o Bugera que são uma ...

Btw pensei que o tópico fosse sobre modelos de válvulas.
Imagem

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta dez 30, 2009 2:55 pm

Sayer Escreveu:Gostei particularmente de: "(...)As válvulas EL34 distorçem mais cedo (...) enquanto que as 6L6, distorcem mais cedo (...)"

Esclarecedor..... :)


Logo te digo como elas mordem. Post editado.

E aquele barulho não será feedback? ;)
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Avatar do Utilizador
Sayer
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 51
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am
Localização: Lisboa

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Sayer » quarta dez 30, 2009 4:21 pm

Penso que se fosse feedback não aumentaria com o tempo de ensaio, talvez seja o que o Shore diz das válvulas, ou então o que eu mencionei da ligação terra.

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Shore » quarta dez 30, 2009 7:11 pm

Sayer Escreveu:Penso que se fosse feedback não aumentaria com o tempo de ensaio, talvez seja o que o Shore diz das válvulas, ou então o que eu mencionei da ligação terra.


Depois de uma infindavel lista de ocorrências com os Bugera, posso dizer que 99% dos problemas são de válvulas. Alguns clientes optaram por trocar as válvulas por umas novas da Groove Tubes e nunca mais tiveram problemas. Outros foram passando o periodo de garantia com o amp a viajar entra a loja e casa.
Também houve os que não deram problemas... não muitos! :\
Pena, porque o som/preço faz os amps bem interessantes.
Imagem

Avatar do Utilizador
necros
Participante
Mensagens: 18
Registado: quinta ago 13, 2009 2:33 pm

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor necros » quarta dez 30, 2009 9:42 pm

e os novos bugera ainda dão probs? ando pa comprar um 6262 mas 540e ainda é puxadote...

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Shore » quinta dez 31, 2009 11:36 am

necros Escreveu:e os novos bugera ainda dão probs? ando pa comprar um 6262 mas 540e ainda é puxadote...


Há algum tempo que deixei de aconselhar aos meus clientes e consequentemente há algum tempo que não vendo nenhum.
Mas tanto quanto sei está tudo na mesma.
Imagem

Avatar do Utilizador
SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 681
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Localização: Lisboa/Portugal
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor SYNAPSYS666 » quinta dez 31, 2009 5:12 pm

Shore Escreveu:
necros Escreveu:e os novos bugera ainda dão probs? ando pa comprar um 6262 mas 540e ainda é puxadote...


Há algum tempo que deixei de aconselhar aos meus clientes e consequentemente há algum tempo que não vendo nenhum.
Mas tanto quanto sei está tudo na mesma.


O meu V55HD bule há cerca de um mês em problemas. 8)
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

dislike47
Turista
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 24, 2008 4:03 pm

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor dislike47 » sexta jan 01, 2010 6:06 pm

não é nenhum feedback...é msm do amp...
o que acham das valvulas da electro harmonix.são mais em conta...são bom som?
obrigado

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor Shore » sábado jan 02, 2010 12:57 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:
Shore Escreveu:
necros Escreveu:e os novos bugera ainda dão probs? ando pa comprar um 6262 mas 540e ainda é puxadote...


Há algum tempo que deixei de aconselhar aos meus clientes e consequentemente há algum tempo que não vendo nenhum.
Mas tanto quanto sei está tudo na mesma.


O meu V55HD bule há cerca de um mês em problemas. 8)


1 mês...

Espero bem que não tenhas problemas. :)
Imagem

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Valvulas - escolha

Mensagempor SleepingGiAnT » sábado jan 02, 2010 4:21 pm

Eu comprei um Bugera 6260 e a única coisa que me incomoda é um som tipo "ffffffffffffffffffffffffffff" (tipo "chuva", nao sei bem explicar) quando a guitarra está com o knob do volume desligado. Só se ouve mesmo quando não estou a tocar. Será das válvulas?
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes