Bateria - Tópico Oficial

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6028
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Vooder » sexta jan 08, 2016 1:45 pm

duplo bombo :beer:
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » sexta jan 08, 2016 2:50 pm

Isso não é um pouco redundante a não ser que se queiram bombos com afinações diferentes?

Pergunta de leigo.

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6028
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Vooder » sexta jan 08, 2016 4:00 pm

Primeiro que tudo 2 bombos manda muito mais estilo 8)
Musicalmente e se não tiveres de os carregar, se tocares bem (ou razoável) com 2 bombos, tocas sempre bem (ou razoável) com pedal duplo, o contrário já não é bem assim!
Já para não falar do power que se sente... não sei, é diferente.... experimenta.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » sexta jan 08, 2016 6:05 pm

Calma. Primeiro quero saber marcas fixes para uma bateria. O que é recomendável em termos de qualidade/preço? (Marcas e isso). O meu profe disse que entre 400/600 euros já se arranja qualquer coisinha.

Avatar do Utilizador
devilzerpia
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 783
Registado: domingo jan 15, 2012 10:04 pm
Localização: AMAtaDORA
Contacto:

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor devilzerpia » quinta mar 10, 2016 6:16 pm

Pedal duplo manda claramente mais estilo e é mais "fácil" mandar os blastbeats (pelo menos para mim) mas também é possível mandar blastbeats sem necessitar de pedal duplo.
Quanto à bateria: Pearl é definitivamente a marca de eleição com preços mais acessíveis!
I'm not your friend, buddy! :twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=zuQK6t2Esng

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » segunda mar 14, 2016 5:51 am

Sim. Será sem dúvida uma pearl.
Vai ser com pedal duplo para poupar espaço e para não espantar os gatos e pássaros que passam aqui pelo quintal.
O meu objectivo também, pelo menos durante uns largos anos, não é aperfeiçoar-me tanto no metal mais pesado, portanto vou light.
Ainda há muitos rudimentos para praticar. :D

Avatar do Utilizador
devilzerpia
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 783
Registado: domingo jan 15, 2012 10:04 pm
Localização: AMAtaDORA
Contacto:

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor devilzerpia » segunda mar 14, 2016 10:14 pm

Venøm Escreveu:Sim. Será sem dúvida uma pearl.
Vai ser com pedal duplo para poupar espaço e para não espantar os gatos e pássaros que passam aqui pelo quintal.
O meu objectivo também, pelo menos durante uns largos anos, não é aperfeiçoar-me tanto no metal mais pesado, portanto vou light.
Ainda há muitos rudimentos para praticar. :D

Singles, Doubles e Paradidles sempre a bater forte e feio! Sempre com o metrónomo! :wink:
I'm not your friend, buddy! :twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=zuQK6t2Esng

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » quarta mar 23, 2016 8:10 pm

devilzerpia Escreveu:
Venøm Escreveu:Sim. Será sem dúvida uma pearl.
Vai ser com pedal duplo para poupar espaço e para não espantar os gatos e pássaros que passam aqui pelo quintal.
O meu objectivo também, pelo menos durante uns largos anos, não é aperfeiçoar-me tanto no metal mais pesado, portanto vou light.
Ainda há muitos rudimentos para praticar. :D

Singles, Doubles e Paradidles sempre a bater forte e feio! Sempre com o metrónomo! :wink:

O paradiddle tá fortíssimo :beer:

Avatar do Utilizador
devilzerpia
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 783
Registado: domingo jan 15, 2012 10:04 pm
Localização: AMAtaDORA
Contacto:

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor devilzerpia » quarta mar 23, 2016 9:38 pm

Agora é sempre a aumentar o metrónomo! :D
I'm not your friend, buddy! :twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=zuQK6t2Esng

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » domingo jun 17, 2018 12:39 pm

Amigos, ao fim deste tempo todo finalmente consegui juntar uns tustos para comprar uma bateria.

Arranjei uma Pearl Roadshow de 5 peças mais 2 crashes Paiste PST3 14'' e 16''

Pa o problema é mesmo a afinar esta cena. Está-me a dar cabo da paciência e precisava de alguma ajuda ou algumas referências.

Segui as instruções de montagem à risca (as únicas disponíveis) do site da Pearl, os tom toms de cima do bombo e a tarola já vinham montadas, portanto afinar aí foi relativamente fácil (assim eu pensava). Apenas o bombo e o timbalão do chão vieram desmontados para eu montar.

Segui minuciosamente o que explicavam no site.

1) apertar os parafusos das cabeças em padrão criss cross
2) pressionar um pouco a cabeça
3) verificar se a nota é igual em todos os parafusos e ir apertando ou desapertando a 1/8 conforme esteja mais baixo ou mais alto.

O meu problema é perceber a referência. Afino em direcção a que nota no geral? Se é que há uma nota ideal a afinar para cada peça... Toda a gente diz na net que é para afinar mais ou menos a gosto e que se vai aprendendo com a experiência, mas isso não me ensina a lidar com o facto de as coisas soarem mal no fim, o que fazer em relação às ressonâncias indesejadas que estou a ter, etc etc... Não me importo de afinar a meu gosto, mas preciso de ter um ponto de começo e uma direcção para me orientar a partir daí.

Quanto ao problema específico que estou a ter com a bateria, é o seguinte:

A melodia no geral soa bem quando vou desde a tarola, até ir progressivamente ao tom tom mais baixo até ao bombo. No entanto a tarola, apesar de estar bem, tem um som um bocado fundo e baixo, e ressoa pa carai. Mesmo quando toco no bombo a tarola ressoa e faz ruido. Andei a mexer um bocado agora nas cabeças de cima e de baixo e ficou um pouco melhor mas não está lá bem, talvez seja a cabeça de baixo que está apertada demais(?). Outra coisa que sinto é que apesar da cabeça de cima estar lisa, tensa e uniforme não sinto que tenho o mesmo ressalto que tenho nos outros tom toms e isso dificulta-me um pouco os rudimentos.
De resto a sensação é que, embora o ressalto dos sticks nos tomtoms esteja com um feel muito natural, os tom toms de cima estão muito altos na cabeça de cima.
Um amigo a quem mandei uma gravação concordou e sugeriu afinar os tomtoms de cima um pouco abaixo e os de baixo um pouquinho de nada.

Enfim, queria soluções e referências mais concretas. Posso enviar clips de som para vos mostrar.

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6028
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Vooder » segunda jun 18, 2018 11:40 am

Se usares 3 toms afina pelas primeiras 3 notas do hino dos EUA (estou a falar a sério).
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Bateria - Tópico Oficial

Mensagempor Venøm » segunda jun 18, 2018 8:16 pm

Vooder Escreveu:Se usares 3 toms afina pelas primeiras 3 notas do hino dos EUA (estou a falar a sério).

Hahaha,

Estou aqui a tirar e a por as cabeças para ver o que me soa melhor e estou cada vez mais perto. Já descobri umas técnicas de como eliminar os overtones irritantes da tarola e pelo menos essa está a fazer um *paf* seco mas encorpado como eu gosto. O bombo também não tem muita ciência, agora o tom tom mais pequeno esta a fazer uns overtones estranhos que não faço ideia de onde vêem e a estrutura toda faz um vibrar metálico. Já ouvi dizer que isso era ressonancia dos pitches estarem muito próximos. Mas de ouvido estou a chegar lá :D

para já tenho estado a seguir este senhor:


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes