Escola de Música

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
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Elaryad
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Re: Escola de Música

Mensagempor Elaryad » domingo ago 10, 2008 11:00 am

Shore Escreveu:2º Há outro tipo de codificações alternativas mais actuais e eficazes.

3º De todos os músicos de sessão que conheço não me lembro de nenhum que precise de uma pauta para gravar algo.

4º A música erudita não passa pelos meus horizontes e como o universo "clássico" é quadrado e retrogado continuam a recusar adoptar novas metodologias. Bem ou mal...

5º O exemplo da escala para mim é perfeito, se precisas de uma pauta para ver ou sentir uma menor... :?

6º Estudas vários estilos é excelente e enriquece um músico. É preciso partituras? Para quem quer...

7º Há vários e bons professores de Metal, pelo menos aqui no norte. Conheço em Braga, Guimarães, Barcelos, e Porto e não ando propriamente à procura...


2º Quais? Para que instrumentos? Que codificação alternativa arranjas para violoncelos, p. ex.? Tipo: "mede a partir do nut 6 cm na corda mais à esquerda e estas a tocar um Si". E já para não falar em mais instrumentos. A pauta serve também para uma comunicação directa entre ti e o instrumento e por isso é tão flexível.

4º Como a música erudita não passa pelos teus horizontes, compreendo o que dizes em relação às pautas e à musica clássica. Não percebo como é que alguém com a tua formação musical (pelo que li, ouvi, etc.) pensa assim. Não percebo mesmo. E sabes porque é que o pessoal "clássico" recusa em adoptar novas metodologias? Porque realmente as pautas funcionam, para todos, e não só para o zé da guitarra que tem ali umas linhas com uns números. Mas as metodologias de ensino evoluíram para tornar essa aprendizagem mais simples.

MoonShadowForest
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Re: Escola de Música

Mensagempor MoonShadowForest » domingo ago 10, 2008 12:56 pm

Elaryad Escreveu:Que codificação alternativa arranjas para violoncelos, p. ex.? Tipo: "mede a partir do nut 6 cm na corda mais à esquerda e estas a tocar um Si". E já para não falar em mais instrumentos. A pauta serve também para uma comunicação directa entre ti e o instrumento e por isso é tão flexível.


Tavam a falar de :jam: e sim é mt mais rápido e actual ler uma tab que uma pauta, é mais fácil passares algo que componhas na guitarra/baixo para tab do que para pauta, é obvio que n vais contar os centímetros no violoncelo ou então as teclas do piano era interessante tb teres dado esse exemplo, tens umas piadas mt fixes :evillol: keep smiling


Elaryad Escreveu:4º Como a música erudita não passa pelos teus horizontes, compreendo o que dizes em relação às pautas e à musica clássica. Não percebo como é que alguém com a tua formação musical (pelo que li, ouvi, etc.) pensa assim. Não percebo mesmo. E sabes porque é que o pessoal "clássico" recusa em adoptar novas metodologias? Porque realmente as pautas funcionam, para todos, e não só para o zé da guitarra que tem ali umas linhas com uns números. Mas as metodologias de ensino evoluíram para tornar essa aprendizagem mais simples.


ya e o zé do tacho e do violoncelo tem umas linhas com umas bolinhas e uns traços :evillol: mais uma vez keep smiling podias criar as "notas soltas"..... na pauta

ah e se calhar tb é preferível escrita egípcia como tem os animaizinhos e tal em vez de caracteres numas linhas, não deves gostar mt do darwin.

Elaryad
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Re: Escola de Música

Mensagempor Elaryad » domingo ago 10, 2008 1:25 pm

Por isso é que eu disse que as tabs não eram flexíveis, não se aplicam a todos os instrumentos como as partituras. Keep bitching and moaning :evillol:

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Shore
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Re: Escola de Música

Mensagempor Shore » domingo ago 10, 2008 2:08 pm

Elaryad Escreveu:Por isso é que eu disse que as tabs não eram flexíveis, não se aplicam a todos os instrumentos como as partituras. Keep bitching and moaning :evillol:


Eu não puxei as tabs como alternativa.

Eu desenrasco-me a ler pautas como disse o Rui. Simplesmente não acho que isso me faça melhor ou pior músico por isso.

Basicamente o que vejo aqui é o que via no conservatório muita teoria e pouca prática ou em português comum "muita parra e pouca uva".

Lembro-me de nos limites de um debate coma a prof de Formação Musical a levar a admitir que demasiada teorização da música pode condicionar a criatividade quando se compõe.

Falei como guitarrista, como não toco Violoncelo nem nunca gravei nada com Cellos não faço a minima. Gravamos umas faixas de Violino fizemos uns arranjos de cordas e ninguém usou pautas, mas isso não é para aqui chamado anyway.

Quanto ao resto usem o Google.

Só queria deixar aqui a minha ideia de que ler pauta não torna ninguém melhor músico como alguém sugeriu. Já vi que muitos discordam.

Case closed.
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Elaryad
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Re: Escola de Música

Mensagempor Elaryad » domingo ago 10, 2008 2:28 pm

Mau músico ou bom músico não tem nada a ver com saber ler música. Senão havia muita malta do rock/metal e outros estilos a ficar de fora.
Sim, o conservatório é teoria a mais, pelos menos no meu tempo era (e também tínhamos o coro, que eu detestava). Só acho que tem uma aprendizagem mais completa o aluno que tanto lê tab como pauta. Fica melhor preparado.
Case closed, sim senhor.

E já agora se souberem de escolas de música em que se dê aulas individuais de guitarra na zona de Lisboa...

Demoniac
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Re: Escola de Música

Mensagempor Demoniac » terça ago 12, 2008 2:31 am

Shore Escreveu:
Só queria deixar aqui a minha ideia de que ler pauta não torna ninguém melhor músico como alguém sugeriu. Já vi que muitos discordam.

Case closed.


Por acaso falamos a mesma linguagem! Eu sou completamente contra (em todas as formas de expressão/arte) do condicionamento de
pensamento e isso é o que é teoria musical. Mas tu falas mais de pautas, eu falo mesmo de teoria avançada musical, que admito ter curiosidade em ler muitas vezes, mas honestamente quando tento seguir as "regras" sinto-me tão limitado! Mas ao mesmo tento acredito que o subconsciente retém alguns conhecimentos e quando vier a "inspiração" é capaz de condicionar o resultado final.....para o bem ou para o mal.
Logo para mim a lógica é existir meio termo.....

Agora todos dizem "mas ajuda" claro que ajuda! quando não se sabe o que fazer e um gajo tem que se desenrascar, inspiração não vem sempre, nem pouco mais ou menos.

Mas li isto num myspace à pouco tempo e adorei "Na música sou um amador, porque amo o que faço." ( acho que foi no espaço do guitarrista de The Firstborn, após eu ter ouvido aquele projecto ultra kvlt e interessante D.O.M. -> http://www.myspace.com/defacementofmalfunction aconselho!)

PS: Eu gosto de musica clássica e jazz, mas odeio cromos elitistas da teoria musical, como aquele cromo do velho que ja me esqueci do nome dele que é o Maestro que esbarrava o sorriso nas mamas de uma das gajas que apresentava o chuva de estrelas e disse que os GNR só conheciam as teclas brancas do teclado. Eu respondia-lhe que ao menos os GNR fazem algo decente ao contrário da merda erudita dele.

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Re: Escola de Música

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça ago 12, 2008 2:56 am

Vitorino d'Almeida
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
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Jay
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Re: Escola de Música

Mensagempor Jay » terça ago 12, 2008 3:21 am

Vou deixar a minha posta tb...
As parituras sao importantes para os interpretes, mas não fundamentais para ser bom musico, aliás, e pegando no que o Shore disse á cerca dos métodos ultrapassados do ensino clássico, sou da opinão que os Concervátorios formam bons interpretes mas não bons musicos já que limitam a criatividade para previlegiar a rígidez as vezes pouco lógica da teoria.

Resumindo, quem é bom, é bom pq tem algum talento e principalmente por trabalha tenha muita formação teorica ou não...
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theHorde
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Re: Escola de Música

Mensagempor theHorde » terça ago 12, 2008 10:45 am

Quem tem talento, é porque se esforçou para tal; não por ter nascido com ele...

O Metal não é um estilo; é uma "equalização". Não vejo, portanto, qualquer razão para alguém abandonar uma escola em que não lhe ensinam "Metal"; O que é que se esperaria aprender aqui que não existisse já noutros estilos? técnica é técnica... pode é ser utilizada com diferentes expressões. Agora, se não têm pachorra e perseverança para aprender, esse já é outro problema...

A ideia de que o conhecimento teórico, incluindo a prática de leitura, é uma perda de tempo, isso sim, é uma visão quadrada e impressionantemente retrógrada. É evidente que saber interpretar uma partitura, por si só, de nada serve. Para já, isso não é um traço unilateral em que, ou se sabe ou não se sabe. Não, tem vários níveis; é como ler um lilvro do paulo coelho e outro de José Saramago.
O conhecimento teórico deve obviamente ser acompanhado da evolução prática.
É claro que a utilidade da leitura se torna obsoleta quando as pretensões de composição se mantêm a um nível que não o justifique. E depois, para quê chegar ao ensaio com as partes distribuidas em partitura se mais ninguém sabe ler? Mas, por outro lado, se tivermos um conhecimento mais sólido, talvez possamos fazer coisas mais interessantes. De outra forma, não é preciso dizer que aprendemos música; basta simplesmente usar os instintos naturais e inerentes do Homem em relação à música. E é essa a diferença entre o pop e o erudito; nada tem a ver com estilos.

Se uma aprendizagem demasiado teórica condiciona a criatividade, alguém me saberá dizer porque é que ao longo da História da Música existiram Bachs, Mozarts, Wagners e Stravinskys?

Fico curioso...

Sade
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Re: Escola de Música

Mensagempor Sade » terça ago 12, 2008 11:21 am

Nunca andei numa escola de música, nem vejo a necessidade de gastar dinheiro em aulas para termos um tipo a dizer o que temos de fazer e que coisas tocar, sempre aprendi sozinho a tocar guitarra já vão 2 anos. Não digo com isto que é uma coisa má (ter aulas de música) grandes músicos tiveram aulas de música, assim como grandes músicos nunca foram a nenhuma.
Eu prefiro a filosofia " Do it yourself", no meu ponto de vista traz melhores resultados, e para evoluir mesmo na guitarra o melhor que se pode fazer é arranjar uma banda com outro pessoal mais ou menos no mesmo nível que e todos aprenderem em conjunto evoluindo.
"La vie sans plaisir est une mort hideuse" ™

theHorde
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Re: Escola de Música

Mensagempor theHorde » quarta ago 13, 2008 11:32 am

Falar com um conjunto de bestas deve ser bastante mais interessante... :cry:

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tomas_almeida93
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Re: Escola de Música

Mensagempor tomas_almeida93 » quarta ago 13, 2008 11:47 am

theHorde Escreveu:
Se uma aprendizagem demasiado teórica condiciona a criatividade, alguém me saberá dizer porque é que ao longo da História da Música existiram Bachs, Mozarts, Wagners e Stravinskys?

Fico curioso...


+1

E quem disse que a música clássica é retrógrada e já não evolui mais fiquem a saber que a música clássica é das que mais evolui hoje em dia! Vocês já ouviram a música clássica contemporânea? A música clássica é a pioneira ocidental a explorar o atonalismo.

Na maioria do metal (leia-se MAIORIA, não totalidade, há sempre aquelas bandas fenomenais que nos satisfazem a todos os níveis sempre que as ouvimos) é que tens mentes mais fechadas que não saem do powerchord.

E quero que fique bem explicito que não sou de maneira nenhuma um fan boy de música clássica, mas desprezarem o estilo desta maneira é inaceitável a meu ver.
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Surtr
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Re: Escola de Música

Mensagempor Surtr » quarta ago 13, 2008 1:24 pm

There you go... :wink:

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Kronos Agony
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Re: Escola de Música

Mensagempor Kronos Agony » quarta ago 13, 2008 1:27 pm

tá bem, tá bem. Mas o ke eu queria mesmo saber era de uma boa escola de múcica em Lisboa. Alguém conhece alguma ???
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theHorde
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Re: Escola de Música

Mensagempor theHorde » quarta ago 13, 2008 2:26 pm

A tua questão é paradoxal. Aparentemente queres uma escola que te ensine "metal", ou seja, a experiência empírica leva-me a crer que apenas te interessa saber fazer uns acordes e uns ritmos rasgados. No entanto dizes que precisas de uma escola melhor para isso; se já não tens vontade de aprender naquela em que andas, qual é a lógica de ingressares numa cujo grau de exigência seria maior?

Respondendo à tua pergunta: continua na tua e esforça-te para aprender :wink:


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