Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » segunda dez 27, 2010 2:31 pm

Waltheer Escreveu:recomendem-me uma boa distorção para baixo (e que não seja da boss)...


Abrindo os cordões à bolsa...

Imagem

ou

Imagem

ou

Imagem

ou

"Xiii, isso é muita caro"

então...

Imagem

:mrgreen:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça dez 28, 2010 12:58 pm

A Melhor distorção de baixo que conheço e já ouvi é esta:

Imagem

Quem não experimentou é melhor segurar o abono de família antes o fazer.

Preço 165€
Imagem

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Waltheer » terça dez 28, 2010 3:57 pm

não conheço o mxr, mas pela demo no youtube não me parece mau de todo, embora seja mais um fuzz que propriamente uma distorção... tal como o big muff... procuro algo mais agressivo :D
Boss está completamente fora de questão, são bem conhecidos os problemas desse pedal, especialmente o "comer dos graves". Shore, o blackstar é um pedal de guitarra, certo? logo a perda de graves deve ser significativa... além de lhe faltar o "blend"...

Não é algo que planei comprar de imediato, mas ando a estudar as opções existentes, até porque andar com a gt-6b de um lado para o outro para usar só a distorçãoe o pedal de volume torna-se chato...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça dez 28, 2010 7:26 pm

Waltheer Escreveu:não conheço o mxr, mas pela demo no youtube não me parece mau de todo, embora seja mais um fuzz que propriamente uma distorção... tal como o big muff... procuro algo mais agressivo :D
Boss está completamente fora de questão, são bem conhecidos os problemas desse pedal, especialmente o "comer dos graves". Shore, o blackstar é um pedal de guitarra, certo? logo a perda de graves deve ser significativa... além de lhe faltar o "blend"...

Não é algo que planei comprar de imediato, mas ando a estudar as opções existentes, até porque andar com a gt-6b de um lado para o outro para usar só a distorçãoe o pedal de volume torna-se chato...


Wrong, wrong, wrong!!!! 8)

Mas sim falta o blend.

Mas eu explico-te. Mandaram-me um sample de um HT-Dist x para experimentar porque supostamente eu ia adorar. Por ser um pedal todo Heavy e bla bla bla.
Ok levo para o ensaio e detestei (não recomendo e nenhum guitarrista para usar antes de um amp). E soltei um comentário do género "esta merda é tão grave que parece um pedal de baixo". Nisto o Jay que andava à anos à procura de um pedal em condições de distorção para baixo, e como nunca gostou desses fuzz's abelhudos e as coisas mesmo boas custavam 4-5 vezes mais disse-me "já agora deixa-me experimentar". Resultado esse pedal já nunca mais voltou :)
Desde ai já vendi na loja a dezenas de unidades desse pedal. E nem um foi para Guitarra!
O que me importa não é para que foi pensado mas sim como resulta. E isto é um pedal de baixo!

Try it! :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 371
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Localização: Arganil / Hell
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Yazdan » terça dez 28, 2010 10:16 pm

Está a chegar a altura de comprar um baixo novo, ja tenho o dinheiro para ele, e para mais uma coisas...
Recomendaram-me este aqui http://www.thomann.de/pt/espltd_b55blk.htm
e acho que é mesmo esse que vou comprar :P
ImagemImagem
ImagemImagem

Whispering
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 67
Registado: quarta set 20, 2006 11:32 pm
Localização: Porto

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Whispering » sexta dez 31, 2010 11:35 am

Baixo de 5 cordas por esse preço? Sinceramente não te aconselhava, para baixos de 5 cordas convem um melhor baixo, senão a corda de Mi e de Si nunca vão soar tão bem.
Sinceramente aconselhava-te a comprares um de 4 cordas.

Avatar do Utilizador
Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 371
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Localização: Arganil / Hell
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Yazdan » sexta dez 31, 2010 2:35 pm

Whispering Escreveu:Baixo de 5 cordas por esse preço? Sinceramente não te aconselhava, para baixos de 5 cordas convem um melhor baixo, senão a corda de Mi e de Si nunca vão soar tão bem.
Sinceramente aconselhava-te a comprares um de 4 cordas.



Dá-me jeito 5 cordas, por causa das afinações que tocamos, para nao estar sempre a mudar de afinação a meio dos concertos.
Eu também não sou nenhum pro, nem quero ser... toco por gosto, e por hobbie, não preciso de nada de muito bom.
E tenho ouvido falar mto bem deste baixo
ImagemImagem
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
hrc_la
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 279
Registado: quarta ago 27, 2008 4:11 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor hrc_la » sexta dez 31, 2010 5:25 pm

Yazdan Escreveu:
Whispering Escreveu:Baixo de 5 cordas por esse preço? Sinceramente não te aconselhava, para baixos de 5 cordas convem um melhor baixo, senão a corda de Mi e de Si nunca vão soar tão bem.
Sinceramente aconselhava-te a comprares um de 4 cordas.



Dá-me jeito 5 cordas, por causa das afinações que tocamos, para nao estar sempre a mudar de afinação a meio dos concertos.
Eu também não sou nenhum pro, nem quero ser... toco por gosto, e por hobbie, não preciso de nada de muito bom.
E tenho ouvido falar mto bem deste baixo


por esse preço arranjas um RBX 375 usado e ficas muito melhor servido.

Avatar do Utilizador
Yazdan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 371
Registado: quarta nov 28, 2007 8:39 pm
Localização: Arganil / Hell
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Yazdan » sábado jan 01, 2011 8:17 pm

hrc_la Escreveu:
Yazdan Escreveu:
Whispering Escreveu:Baixo de 5 cordas por esse preço? Sinceramente não te aconselhava, para baixos de 5 cordas convem um melhor baixo, senão a corda de Mi e de Si nunca vão soar tão bem.
Sinceramente aconselhava-te a comprares um de 4 cordas.



Dá-me jeito 5 cordas, por causa das afinações que tocamos, para nao estar sempre a mudar de afinação a meio dos concertos.
Eu também não sou nenhum pro, nem quero ser... toco por gosto, e por hobbie, não preciso de nada de muito bom.
E tenho ouvido falar mto bem deste baixo


por esse preço arranjas um RBX 375 usado e ficas muito melhor servido.


Sou o x1co do fórum Baixistas.com :mrgreen:
ImagemImagem
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
Shore
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3427
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Localização: Braga
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » quinta jan 06, 2011 12:37 pm

Para o pessoal interessado em negócios de oportunidade e aqui ficam umas promoções com mais de 50% de desconto em alguns produtos que podem interessar a algum pessoal:
Tec Am, Tune, Hagstrom...

http://www.salaomozart.com/lojaonline/specials.php
Imagem

Avatar do Utilizador
Jay
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 716
Registado: terça dez 21, 2004 8:49 pm
Localização: Barcelos
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Jay » terça jan 18, 2011 7:54 pm

spiegelman Escreveu:
Imagem

:mrgreen:


Os outros nunca experimentei, mas o boss é muito mau, parece um enxame de abelhas. Experimenta o Blackstar que não te arrependes... ah, e graves não é o problema, trust me!
"Death Lives In Us"
Imagem

Avatar do Utilizador
onedayless
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 708
Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm
Localização: space beer

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor onedayless » quarta mar 09, 2011 11:32 pm

Alguém me pode tirar esta curiosidade, ouvi que algs baixistas de grind pegam no conjunto de cordas de baixos de 5 cordas e colocam as 4 mais graves nos seus baixos de 4... É verdade?
Imagem

Avatar do Utilizador
Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 275
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Localização: Desolation
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Waltheer » quinta mar 10, 2011 6:53 pm

Nunca tinha ouvido falar nisso... mas tb depende do gauge das cordas... tens encordoamentos de 5 cordas em que o Si é um 135, outro em que é um 130, 125,... (são os mais comuns). A Warwick tem por exemplo um set de quatro cordas em que o Mi é um 175(!!!), sendo os mais comuns com 100/105... Um baixista que afine um baixo de 4 cordas em Si, poderá ter vantagens em usar um encordoamento mais grosso (tal como nas guitarras). Agora em afinação standart, pode ser só pancada... (ou gosto).
Nunca esquecer é o devido set-up com a referida mudança de gauge/ afinação...
Nail Your God Down

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda abr 04, 2011 6:50 pm

Pois bem.. anda-me a apetecer aventurar no baixo.

Guitarrista frustrado ou não, gostava de poder explorar a sonoridade do baixo num novo projecto que está em vias de começar e gostava de, como muitos aqui, pedir umas opiniões.

Sendo que estamos em época de aperto e não queria despachar todo o meu equipamento de guitarra, o meu orçamento é cerca de 300€, com alguma margem de manobra.

Já mirei as duas propostas feitas atrás para estes valores, nomeadamente o Yamaha RBX 374 e o Squier Vintage Modified Jazz Bass. Gosto especialmente deste último, principalmente pela versatilidade e porque ando à procura de um baixo que consiga penetrar bem no mix e tenha um som bastante limpo. Além disso, é um bixo bonito, apesar de não ser "metal". O que é que isso interessa, certo?

Agora, a minha questão é a seguinte:

Sendo que as músicas que tinha andado a fazer são em drop c, até que ponto é que o Yamaha serviria ou não para esse tipo de afinação? Li que sugerem 5 cordas para down-tunings, mas como estou a começar nisto, um baixo de 4 cordas com um bom setup para estas afinações não fará um bom trabalho?

Sugestões alternativas de baixos também se aceitam, se bem que dentro do preço já vi que a escolha se resume a 2 ou 3.

Obrigado a todos.

Abraço.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » terça abr 05, 2011 11:22 am

Hummm, há para aqui algures nestas páginas uma conversa semelhante. Fazer downtuning em baixos de gama baixa não é grande ideia. As madeiras e o hardware, essencialmente os pick ups, não estão feitos para frequências tão baixas. Sem a história do downtuning apontava directo para o Squier Jazz VM
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes