Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » terça abr 05, 2011 12:39 pm

Em termos de cordas, li que o gauge deve ser mais alto porque senão as cordas ficam bastante soltas. Para um baixo de 4 cordas, existe à venda em Portugal em algum lado cordas de .115 para cima, por exemplo, ou será recomendável pegar num set de 5 cordas e usar as mais grossas?
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » terça abr 05, 2011 4:23 pm

Ou recomendavas uma coisa destas? Presumo que não seja grande espingarda pelo preço para um baixo de 5 cordas, mas...

FENDER SQUIER DELUXE JAZZ V BASS

Opiniões?

Nunca experimentei um baixo de 5 cordas. Aliás, só há dias experimentei um baixo, sequer. No entanto, até com os dedos foi bastante natural e acho que vou gostar de explorar mais o instrumento.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » quinta abr 07, 2011 2:44 pm

Esse também não me parece uma má máquina. Depende muito do que queres fazer. A evolução natural seria começares com um de quatro e depois de te habituares ao instrumento passares para um de 5 cordas já com um investimento maior.

O problema dos baixos de 5 cordas de gama baixa é que não conseguem ser tão bons quanto uma gama baixa de 4 cordas já que o bordão de Si exige hardware de maior qualidade, quer madeiras, pontes e pick ups para que se obtenha todo o seu potencial.

Foi assim que eu fiz mas isto não é uma ciência nem tem de ser canónico. Tudo se resume a orçamento e fazer caber a vontade no orçamento e vice versa. Não sei qual é a diferença de preço entre o Vintage Modified e o Deluxe mas se for substancial a aposta no Modified é mais segura.

Mas se necessitares mesmo de 5 cordas...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo abr 10, 2011 3:04 pm

Peguei pela primeira vez num baixo na semana passada e mesmo estando habituado a tocar guitarra, tocar com os dedos até foi bastante natural. Só uma questão: é normal nos primeiros tempos sentir algum desconforto no pulso e nos dedos da mão direita, certo? Por exemplo, se os riffs forem relativamente dinâmicos até não me cansa muito, mas se tenho que fazer coisas tipo 0 0 0 0 0 0 0 0, 8 8 8 8 8 8 8 8 8, e por aí fora de forma constante e com alguma velocidade, fico um bocado atrofiado.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » domingo abr 10, 2011 11:38 pm

SleepingGiAnT Escreveu:Peguei pela primeira vez num baixo na semana passada e mesmo estando habituado a tocar guitarra, tocar com os dedos até foi bastante natural. Só uma questão: é normal nos primeiros tempos sentir algum desconforto no pulso e nos dedos da mão direita, certo? Por exemplo, se os riffs forem relativamente dinâmicos até não me cansa muito, mas se tenho que fazer coisas tipo 0 0 0 0 0 0 0 0, 8 8 8 8 8 8 8 8 8, e por aí fora de forma constante e com alguma velocidade, fico um bocado atrofiado.


Tens de aquecer bem primeiro, mas sim, é natural. Vai procurando as posições mais confortáveis para a tua mão direita. A altura a que tocas também conta. Mas o mais importante é mesmo fazer exercícios de aquecimento. Massajar os pulsos, fazer extensões, abrir os dedos, deixar a mão bem relaxada.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » quinta abr 21, 2011 9:21 am

Bem, sempre comprei um Squier Vintage Modified Jazz Bass usado, que trazia umas cordas flatwound. Quando o experimentei achei que, ao contrário dos outros baixos que já tinha experimentado, o som parecia "abafado", sem brilho. Depois pesquisei um bocado mais sobre o assunto e vi que muito provavelmente esta diferença que senti pode ser das cordas. Confirmam?

Sabem se estas cordas se vendem em Portugal?

GHS 3045 H Boomers Heavy - electric bass strings set, roundwound, long scale, nickel plated steel. Gauges: 50-070-095-115.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » quinta abr 21, 2011 9:40 am

Sim, sim, confirmo, isso é mesmo das cordas... Que raio... Porque vem um baixo com flatwound de série??

Muda as cordas a isso pá...

GHS? Já comprei GHS na loga de entrecampos, não sei é se é esse modelo....
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » quinta abr 21, 2011 9:49 am

spiegelman Escreveu:Sim, sim, confirmo, isso é mesmo das cordas... Que raio... Porque vem um baixo com flatwound de série??

Muda as cordas a isso pá...

GHS? Já comprei GHS na loga de entrecampos, não sei é se é esse modelo....


O baixo como era usado, o rapaz que me vendeu tinha feito um setup e metido flatwounds.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » quinta abr 21, 2011 12:00 pm

Ah, compraste usado, assim já faz sentido.

Esse modelo de cordas GHS exactamente não conheço, mas já comprei GHS e não gostei. São duras que se fartam... Gosto de Ernie Ball ou Fender ou, se quiseres abrir os cordões à bolsa, Elixir, que são as melhores cordas onde toquei...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 498
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » quinta abr 21, 2011 12:33 pm

spiegelman Escreveu:Ah, compraste usado, assim já faz sentido.

Esse modelo de cordas GHS exactamente não conheço, mas já comprei GHS e não gostei. São duras que se fartam... Gosto de Ernie Ball ou Fender ou, se quiseres abrir os cordões à bolsa, Elixir, que são as melhores cordas onde toquei...


Por um lado preciso de cordas que consigam sacar um som mais "brilhante", porque não me apetece ter os graves todos enrolados e tudo muito abafado como o que acontece agora. Por outro lado, preciso de umas cordas com maior tensão, uma vez que tenciono, como disse uns posts acima, afinar em dó.

Não existem muitos sets de cordas com .115 ou assim. Não tenho a certeza se .110 chegará.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Avatar do Utilizador
hrc_la
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 279
Registado: quarta ago 27, 2008 4:11 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor hrc_la » quinta mai 05, 2011 1:32 pm

SleepingGiAnT Escreveu:
spiegelman Escreveu:Ah, compraste usado, assim já faz sentido.

Esse modelo de cordas GHS exactamente não conheço, mas já comprei GHS e não gostei. São duras que se fartam... Gosto de Ernie Ball ou Fender ou, se quiseres abrir os cordões à bolsa, Elixir, que são as melhores cordas onde toquei...


Por um lado preciso de cordas que consigam sacar um som mais "brilhante", porque não me apetece ter os graves todos enrolados e tudo muito abafado como o que acontece agora. Por outro lado, preciso de umas cordas com maior tensão, uma vez que tenciono, como disse uns posts acima, afinar em dó.

Não existem muitos sets de cordas com .115 ou assim. Não tenho a certeza se .110 chegará.



so por si o facto de afinares isso em DÓ ja vais fazer com que o baixo fiquei com os graves enrolados. sei de pessoal que tem o mesmo baixo afinado nessa afinacao e por muito que mude de cordas o som continua abafado, pelo que penso que esse baixo nao será a melhor escolha para se fazer isso, no entanto ja ouvi um fender precision e um fender aerodyne jazz bass e soavam fantasticos nessa afinacao, mas claro esta o preço desses 2 baixos é muito superior ao squier VM. quanto a esse baixo afinado em standart é muito bom, eu tenho 1 e nao tenho qualquer problema com ele.
as cordas que tenho nele sao as GHS e para ja foram as melhor cordas que eu alguma vez experimentei. so quero experimentar as elixir, mas isso nao é para ja, visto elas custarem quase tanto como o baixo :mrgreen:

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » quinta mai 05, 2011 2:05 pm

O meu Ibanez BTB de 5 cordas vinha com Elixir de série. Ao fim de um ano e 3 meses de ensaios bisemanais soavam ainda como novas.

Novas custam 65 euros :-P
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 149
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor DevilPig » quinta mai 05, 2011 3:22 pm

Qual é a medida mais indicada, ou preferida, de frets para slap?
Imagem

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » segunda mai 09, 2011 1:53 pm

DevilPig Escreveu:Qual é a medida mais indicada, ou preferida, de frets para slap?


Medida de frets? o quê, a distância entre os frets, estás a falar do tamanho da escala?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Wolfheart66 » terça mai 31, 2011 11:01 pm

Bem toco baixo há já quase três anos, começei com um artz, bem podre até ter aulas com um baixista excelente, André Marinho, infelizmente não pude continuar a ter aulas no entanto ele queria comprar um baixo novo e vendeu me dois dos baixos dele, um rbxjm2 e um trb dos antigos. Ponderei antes dos adquirir mas decidi investir porque eram baixos bastante bons, e nunca me entendi com braços de 4 cordas porque eram muito finos, so apos começar a treinar com o Trb comecei a melhorar de verdade.
De baixos estou bem servido, de amp, para o que toco acho que estou bem, tenho um rumble 25, mas quando tocar ao vivo (ando a planear ter um projecto de doom/atmosferic metal) hei de ver de um melhor, sugestions are welcome.
Quanto a Efeitos, tinha o Boss obd 3 e adquiri um Boss DD-3 porque gosto de usar um pouco de delay quando toco. Presentemente tenho uma Boss ME50-B e estou satisfeitissimo com o som que tenho.
Ando agora é com ideia de adquirir um Pod UX1 para modelação de amps e gravação dos meus riffs :P

Peace!
Imagem


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes