Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor c[fal] » sexta mai 09, 2008 7:10 pm

Não encontrei, infelizmente, nenhum topico similar a este... estou a pensar integrar um projecto (entre amigos) enquanto baixista... e qual é o meu espanto quando chego ao forum e encontro muito pouca informação sobre um intrumento que assume um papel tao importante no metal (bem como em muitos outros estilos musicais)... à semelhança de outros foruns (diga-se de passagem)... como o baixo... qual o melhor baixo (para quem estiver a começar)?; quais os vossos baixistas preferidos?... etc etc... perguntas para as quais quem se inicia, e não só, no intrumento em questao gostaria de ter resposta... para alimentar a vontade de tocar guitarra baixo... baixistas revelem-se... :metal:

Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor c[fal] » sábado mai 10, 2008 7:14 pm

É com muita pena minha que verifico que o baixo é um dos instrumentos menos debatidos e mais marginalizados, por assim dizer... É pena que os baixistas ca do fórum não tenham vontade de discutir sobre o instrumento que tocam, que, supostamente, amam... o número de baixistas já é por si só bastante reduzido, são cada vez menos aqueles que pretendem ser baixistas e, juntando a isso a falta de discussão e de informação, os principiantes em baixo serao ainda menos... É pena...

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » domingo mai 11, 2008 2:44 pm

Calma lá rapaz. Já tinha visto o teu post e até já tinha pensado numa resposta. Mas aqui o baixista, depois de passar 3 horas em estúdio o que lhe deu para fazer foi ir enfrascar-se para o Bairro Alto e depois ir dormir à casa de uma amiga :mrgreen: e não vir para aqui deixar a posta.

O meu primeiro baixo foi um Vester preto que comprei ao baixista de Capela das Almas. Era uma cópia de um Precision mas todo preto por isso era bué metal. Embora a minha primeira banda fosse de grunge (90's... o que fazer...) Mudei-lhe os pickups e ainda me serviu uns anitos valentes. Cheguei a tocar e a gravar uns tempos depois com um baixo Alvarez, mas não era meu.

Depois adquiri um Aria IGB 40 que vendi aqui no forum e hoje tenho um Ibanez BTB 555 de 5 cordas activo.

O primeiro baixo vai depender sempre do orçamento que tiveres e o que quiseres fazer com ele. Tem sempre em atenção que quanto mais versátil quiseres que seja o teu som, mais caro irás pagar pelo baixo. O mesmo se aplica à qualidade e durabilidade, as madeiras, o hardware, os pickups

Fender não engana e se não quiseres gastar dinheiro um Squier faz bem o trabalho, embora para teres um som minimamente com qualidade fica-te pelos Vintage Modified Jazz Bass da Squier.

Se o aspecto é coisa com que te preocupas os Aria têm preços baratos e baixos bonitos e um som razoável. Se quiseres esticar mais a carteira podes adquirir um BC Rich Eagle ou Mockingbird, mais metal não há, mas ficas limitado em termos de som.

Um Ibanez SGR é a escolha óbvia para iniciante. Bom, barato, braço macio, versátil.

Parece-me que os Yamaha RBX 374 e 375 são boas máquinas. Podes comprar ainda, relativamente barato, os Rockbass da Warick, cópias dos topo de gama Streamer e Corvette.

Na escolha de um baixo deves ter sempre em atenção o tipo de som que queres fazer com o baixo. Deves escolher entre pick ups activos, passivos, single coil, soap bar, bouble coil, Hambucker, dependendo do som que pretendes. A qualidade de som, tonalidade e sustain ressentem-se também nas madeiras e no hardware. Uma boa ponte leva a que desafine menos, umas boas madeiras dão-lhe um som mais encorpado, mais sustain, etc, etc. o mesmo se passa com as cordas que usas. Eu uso cordas Elixir... mas quando as for substituir tenho de desembolsar 60 euros...

Isto fará a diferença entre pagares 200 euros por um Squier Precision ou 4500 por um Human Base com electrónica Glockenlag
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 241
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Localização: Around Europe

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor c[fal] » domingo mai 11, 2008 4:06 pm

spiegelman Escreveu:aqui o baixista, depois de passar 3 horas em estúdio o que lhe deu para fazer foi ir enfrascar-se para o Bairro Alto e depois ir dormir à casa de uma amiga :mrgreen: e não vir para aqui deixar a posta.

Entao foi por uma boa causa... lol

Já tinha pensado nesse Yamaha RBX 374, squier nao sei, sempre me desaconselharam squier, quer em baixos, quer em guitarras... para mim, o mais importante é defenitivamente, o som e, só depois, a estética... a ideia era adquirir um baixo até 300€, que desse para aprender, para dar uns toques com uns amigos e, se possivel, que desse para o desenrasca num ou noutro concertozito... sinceramente, nao percebo muito sobre pickups (qual a diferença entre cada tipo de pickups, no que toca à sonoridade final) muito menos sobre madeiras... o que requer uma intensa pesquisa (que estou a iniciar)... quando o orçamento é reduzido, as coisas tornam-se complicadas...

take care :metal:

Avatar do Utilizador
FUZZ
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 379
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm
Localização: Barcelos

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor FUZZ » domingo mai 11, 2008 4:13 pm

Eu também comecei a tocar baixo à relativamente pouco tempo (2 meses?) mas já davas umas palhetadas na guitarra. Depois é que "herdei" um baixo do meu pai, um precision de pickup's activos, e desde aí é sempre em frente. Muitas e muitas covers, só agora começo a compor um ou dois temas... Continuo um begginer, mas estou no bom caminho! (Digo eu ^^)
Cheers! :metal:

Magic Ownz [RIP 2016/07/04]

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Magic Ownz [RIP 2016/07/04] » domingo mai 11, 2008 8:03 pm

Comecei a tocar à um ano e poucos. Arranjei um Squier Precission Bass todo manhoso mas é muita porreiro para quem está a começar nas lides do baixo. :D Acho importante para quem está a começar alem de apenas a desenvolver uma técnica correcta logo desde o início para não ganhar maus hábitos que depois só serão dificilmente eliminados como também aprender alguma dose de teoria musical que faz muita falta a pessoal nas áreas do Metal e no Rock em geral. E por fim algumas das minhas influencias são entre outros, Cliff Burton, Steve Harris, Geddy Lee, Jaco Pastorius, James Jamerson, John Entwistle, Alex Webster, David Ellefson, Tim Commerford, Frank Bello e John Myung.

Avatar do Utilizador
Judy Chicago
Participante
Mensagens: 49
Registado: quarta out 10, 2007 7:47 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Judy Chicago » sexta mai 16, 2008 10:35 am

Já agora, e aproveitando a vossa perícia, heh, alguém que me explique a diferença entre baixo activo e passivo. Eu toco num Warwick Dolphin Pro há p'raí 5 ou 6 anos e só no outro dia me apercebi que é passivo e activo, quando me lembrei de puxar a 'cena que roda' do volume para fora. Tirando o facto de aumentar o volume do som, não consigo perceber o sentido destes dois modos de funcionamento. Alguém com muita paciência e tempo livre que me explique, por favor. Obrigada.

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » sexta mai 16, 2008 5:30 pm

Judy Chicago Escreveu:Já agora, e aproveitando a vossa perícia, heh, alguém que me explique a diferença entre baixo activo e passivo. Eu toco num Warwick Dolphin Pro há p'raí 5 ou 6 anos e só no outro dia me apercebi que é passivo e activo, quando me lembrei de puxar a 'cena que roda' do volume para fora. Tirando o facto de aumentar o volume do som, não consigo perceber o sentido destes dois modos de funcionamento. Alguém com muita paciência e tempo livre que me explique, por favor. Obrigada.
:shock:

Dá Deus nozes a quem não tem dentes... :cry: (tou a brincar, se calhar tocas nas horas ;))

Um baixo activo é um baixo a pilhas... Ou seja, se abrires a parte de trás do baixo há-de haver lá um compartimento para uma pilha de 9 volts (ou duas se a electrónica for activa também).

Um baixo activo significa que a electrónica (pick ups e equalização ou pré amplificação - volume/tom) são alimentados com uma fonte de energia externa à que vem no cabo do amp. Ou seja, a forma de captar as vibrações não é passiva, em que os pick ups só transmitem sinal se houver vibração das cordas e depois transmitem o sinal ao amp.

Com os pick ups activos já existe um estado de pré captação - os pick ups estão pré activados antes de haver vibração das cordas - o que dá mais ganho ao sinal quando há vibração, tornando-o mais encorpado, ou neste caso como dizes, com mais volume.

Não é só volume, é ataque. A grande diferença sente-se na slaparia. Um baixo activo tem, por norma, mais corpo é é mais agressivo, além de captar frequencias que não capta em passivo, ou capta menos em passivo. É claro que se os pick ups forem bons, mas mesmo muito bons, não precisam de pilhas para nada. Tens de ter também atenção em alguns amps, que têm dois canais de entrada (um activo e outro passivo). Pode ser por isso que não sentes grande diferença. Equalizar de maneira diferente um passivo e o activo também ajuda a sentir a diferença.

O mesmo se aplica com a equalização e pré amp do baixo. Há baixos com pick ups activos e equalização passiva, com pick ups passivos e equalização activa e há-os todos activos (o meu é e chupa com 2 pilhas de 9 volts) e o mais habitual é o baixo ser todo passivo.

Há depois baixos que são activos e passivos ao mesmo tempo e os outros que são só activos. O meu BTB 555 é só activo, quer dizer que quando as pilhas se acabarem fico sem som :P

Mas não confies em tudo o que digo... A wikipedia é nossas amiga ;)
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Judy Chicago
Participante
Mensagens: 49
Registado: quarta out 10, 2007 7:47 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Judy Chicago » sexta mai 16, 2008 6:57 pm

Muito agradecida. :)

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor otnemeM » sexta mai 16, 2008 9:21 pm

spiegelman Escreveu:Um baixo activo é um baixo a pilhas... Ou seja, se abrires a parte de trás do baixo há-de haver lá um compartimento para uma pilha de 9 volts (ou duas se a electrónica for activa também).

Num baixo com pups activos, como é o Dolphin Pro, a electrónica é sempre activa (MEC/MEC, IIRC), embora possa ter controlos passivos. Se não fosse activa, os "micros" dos pups não seriam capazes de gerar output suficiente e não se ouvia nada. Mais ou menos como quando a pilha está fraca :)
Duas pilhas significa apenas que a electrónica funciona a 18V, ou seja, dois circuitos de 9V em série (e há algumas a 27V, mas os ganhos de headroom são irrisórios por isso nunca colou muito).

A grande diferença prática entre pups activos e passivos é a gama de frequências que capta, ainda que isso varie imenso de pup para pup e que depois no resultado final variará ainda mais com a electrónica/EQ por onde o som há-de passar.
Regra geral, passivo: mais médios, cut through no mix final mais facilmente atingido (os médios são as frequências melhor percepcionadas pelo ouvido humano); activo: frequências mais equilibradas, mais hi-fi, mais agudos e graves quando comparado com passivo.

Aqui há uns anos o site da warmoth tinha um texto simples e simpático sobre o assunto. Vou ver se encontro.

edit: http://www.warmoth.com/gecko/gecko.cfm? ... ive_active

Avatar do Utilizador
Judy Chicago
Participante
Mensagens: 49
Registado: quarta out 10, 2007 7:47 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Judy Chicago » sexta mai 16, 2008 9:55 pm

Cool, obrigada!

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor otnemeM » sexta mai 16, 2008 10:04 pm

5€

Avatar do Utilizador
Judy Chicago
Participante
Mensagens: 49
Registado: quarta out 10, 2007 7:47 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Judy Chicago » sexta mai 16, 2008 10:27 pm

Vendido!

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor spiegelman » sábado mai 17, 2008 3:33 am

otnemeM Escreveu:
Regra geral, passivo: mais médios, cut through no mix final mais facilmente atingido (os médios são as frequências melhor percepcionadas pelo ouvido humano); activo: frequências mais equilibradas, mais hi-fi, mais agudos e graves quando comparado com passivo.
edit: http://www.warmoth.com/gecko/gecko.cfm? ... ive_active


O BTB (o meu menino) usa uma equalização varimid, exclusiva(?) da Ibanez, que potencia os Bartollinis de uma forma que por exemplo os Cort não fazem. (mas também tem a ver com as madeiras)

Tem um botão de médios paramétrico (varre todas as frequências de médios) que faz TODA a diferença no som.

Tenho um cut/boost de médios e um botão paramétrico. Eu puxo-lhe os médios agudos no paramétrico e dou-lhe 3/4 no boost com os dois pick ups em cima e aquilo guincha como se não houvesse amanhã :jam:

Dificilmente um baixo passivo faria algo semelhante porque no BTB mantém-me o ataque dos agudos e os graves, ali em cima, sem se queixar. Relativamenteao ARIA passivo que tinha sente-se uma diferença abismal.

P.S. Pois, os Warwick usam MEC...
Um Dolphin Pro... *sigh*

P.S. 2 Memento ao contrário, eu como não percebo lá muito, vou apenas percebendo, sempre pensei que os 18 Volts das pilhas fossem para circuitos activos separados, um para os pups outro para a equalização e não um circuito único de 18 volts para as duas... Mas pelos vistos serve para dar mais voltagem ao equalizador. Bom artigo Thx :D

P.S. 3 Quero uma e com o GTA IV incluído :P
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Judy Chicago
Participante
Mensagens: 49
Registado: quarta out 10, 2007 7:47 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Judy Chicago » sábado mai 17, 2008 7:48 pm

Outra coisa que queria perguntar é a frequência com que mudam as cordas. Eu sei que isso varia muitíssimo, mas gostava de ter uma ideia. E também os sinais que vos sugerem que as cordas precisam de ser mudadas. Spanks!


Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes