Vocalistas - Técnicas e Segredos
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
Abracadaver Escreveu:Sôr Ananazi, não quer revelar os segredos dos ofício?
Segredos? Já levo 11 anos disto, de forma contínua... posso dizer-te que com We Were Wolves dei um enorme passo em frente em termos de versatilidade, e as minhas vozes cantadas melhoraram imenso. De resto, creio que é acima de tudo uma questão de paixão, e deixares essa paixão transparecer tanto quanto te for possível.
Mas sem treino, essa mesma paixão deixa-te rouco uma semana.
- kuthulu
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta jan 04, 2006 2:16 pm
- Contacto:
Realmente fui vocalista durante alguns anos (Inhuman 1992-1998) e nunca fiz nada...nem para vozes guturais, gritadas ou cantadas
Acho q devia aprender, pois penso q pode ajudar bastante em qq desempenho vocal. Lembro-me q na demo Pure Redemption fiz as gravações cheio de febre e com uma grande infecção nos bronquios!
De qq forma, se voltar algum dia a cantar fora de casa, vou tentar alguns dos conselhos aqui descritos.

Acho q devia aprender, pois penso q pode ajudar bastante em qq desempenho vocal. Lembro-me q na demo Pure Redemption fiz as gravações cheio de febre e com uma grande infecção nos bronquios!
De qq forma, se voltar algum dia a cantar fora de casa, vou tentar alguns dos conselhos aqui descritos.
puscifer Escreveu:Não disse que se deve depender da expectoração agora na minha experiencia previne a rouquidão devido ao factor 'visco'. Basta não fumar umas horas antes de esforçar e esticar-me um bocado sem beber nada que estouro a voz toda. E o menos possivel (de garganta) nem sempre é hrmm.. possivel. Depende do estilo, talvez. Se estás a cantar Tool p ex. usas mais o diafragma mas se vais pra uma coisa mais 'silabada' já precisas da garganta. Digo eu, que de técnica tenho nicles..
A voz gutural é visceral e não de garganta. Ou seja, tens que usar a parte do esforço abdominal. Se utilizas a garganta, as cordas vocais sofrem uma irritação permanete e um grande desgaste. O que acaba por acontecer é que causas danos irreversíveis e, como vocals, não duras muito tempo. Por incrível que pareça, grunhir bem é uma arte

Última edição por IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] em quarta fev 22, 2006 10:45 am, editado 1 vez no total.
kuthulu Escreveu:Desculpem-me...mas eu realmente fico completamente parvo com tanta técnicaPara cantar ainda acredito em técnicas, q realmente podem ajudar, (embora não façam milagres), mas para vozes guturais ou gritadas???!!! Tenham dó...ou se consegue ou não...
Não se trata de técinca. è apenas tentar não forçar as cordas vocais. Ou melhor, forçá-las ao mínimo. Pa fazer carreira assim há que poupar a voz. Já imaginaste o que estar vários dias a dar concertos sempre a dar coça nas cordas vocais?Elas assim não duram muito..
´Bronze Escreveu:Como vais cantar na tal banda de Black Metal?
Gutural ou grunhindo!!!
É melódico. Temos um gajo pa grunhir pah! Pa além de que parei com isso desde que fui para o Conservatório. Depois de me andar a armar em gaja má, ficava rouca durante uns dias. Aliás, na altura de Sorrow Breed, após o concerto no HC, foi uma dessas cenas. Andei a abusar da voz a noite toda. No dia a seguir ia fazr uma merda em acústico. Conseui fazer td muito direitinho. Mas andei todo o dia sem falar e a beber cházinhos pá garganta. Aguentei essa noite mas passei o resto da semana de rastos...
Androgenia Escreveu:é preciso treinar a voz na mesma, qt n seja para nao fazeres asneiras com as cordas vocais! os guturais fodem as cordas vocais todas! já ouvi gajos q se foderam aí...o dany de cradle por exemplo...
Lá está!Mas se usares o diafragma pa impulsionar em vez de concentrares td na garganta e nos pulmões,o desgaste é mais verificável a longo prazo e n a curto, ou seja, a voz não se detiora tão depressa.
puscifer Escreveu:IgnotoDeo Escreveu:A voz gutural é visceral e não de garganta.
Tens razão mas cada vez mais articula-se grunhir e gritar, sendo o maior exemplo devin townsend. E não há maneira de dizer que aquele gajo não usa a garganta e ainda anda e acredito que vá andar ai pras curvas por muito tempo.
Acredito que sim. E não digo que não se utilize a garganta, mas é preciso não concentrar o esforço todo aí. É a isso que me refiro

E esperemos que, realmente, esse senhor ande por aí muito tempo

puscifer Escreveu:IgnotoDeo Escreveu:A voz gutural é visceral e não de garganta.
Tens razão mas cada vez mais articula-se grunhir e gritar, sendo o maior exemplo devin townsend. E não há maneira de dizer que aquele gajo não usa a garganta e ainda anda e acredito que vá andar ai pras curvas por muito tempo.
isso chama-se talento natural! q só muito poucos têm.
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes