Vocalistas - Técnicas e Segredos
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Sem dúvida que a emoção patente na voz distingue vocalistas. E tal como tenho visto, alguns daqueles que admiro só se referem exclusivamente ao controlo do diafragma para uma melhor respiração, projecção.
Mas é necessário sempre algo mais, porque se a nossa emoção for de raiva constantemente bem que podemos esperar uns nódulos ou pólipos a crescer na garganta...
Um livro de referência:
Pro Secrets of Heavy Rock Singing: Interviews, Tips & Techniques of Rock's Hardest Singers de Bill Martin.
Alguns dos vocalistas entrevistados:
Ray Alder, Gregg Analla, Matt Barlow, Chuck Billy, Wade Black, Corey Brown, John Bush, Joacim Cans, Joe Comeau, Harry Conklin, Bruce Dickinson, David Draiman, Rik Emmett, Andy Franck, Angela Gossow, Grog, Bruce Hall, Roy Kahn, Ron Keel, Timo Kotipelto, Tim "Ripper" Owens, Geoff Tate, Joe Lynn Turner...
Mas é necessário sempre algo mais, porque se a nossa emoção for de raiva constantemente bem que podemos esperar uns nódulos ou pólipos a crescer na garganta...
Um livro de referência:
Pro Secrets of Heavy Rock Singing: Interviews, Tips & Techniques of Rock's Hardest Singers de Bill Martin.
Alguns dos vocalistas entrevistados:
Ray Alder, Gregg Analla, Matt Barlow, Chuck Billy, Wade Black, Corey Brown, John Bush, Joacim Cans, Joe Comeau, Harry Conklin, Bruce Dickinson, David Draiman, Rik Emmett, Andy Franck, Angela Gossow, Grog, Bruce Hall, Roy Kahn, Ron Keel, Timo Kotipelto, Tim "Ripper" Owens, Geoff Tate, Joe Lynn Turner...
- ShadowGrowler
- Metálico(a)
- Mensagens: 160
- Registado: sábado nov 27, 2004 2:01 am
- Localização: Agualva-Cacém
Por "regra", não faço nenhum tipo de aquecimento nas cordas vocais, exceptuando quando faz MUITO frio, é soltar uns pequenos berros pra começar a calejar. :]
E também há aqueles dias de ensaio ou concerto, em que se sai de lá com a garganta mais desgastada que o costume... há dias!
O meu pequeno e único ritual é em dias de concerto, evitar fumar e beber cenas geladas antes de ir para o palco. Depois disso tá a andar!
E também há aqueles dias de ensaio ou concerto, em que se sai de lá com a garganta mais desgastada que o costume... há dias!
O meu pequeno e único ritual é em dias de concerto, evitar fumar e beber cenas geladas antes de ir para o palco. Depois disso tá a andar!
- Anticristo
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Mensagens: 252
- Registado: terça out 21, 2003 8:05 pm
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Eu faço uma coisa: tiro a carica à garrafa como preparação, depois seguro bem no gargal e como aquecimento vou bebendo.
Quando não há garrafa é em copo.
Tem é de ser cerveja
Quando não há garrafa é em copo.
Tem é de ser cerveja

T O B E A R O C K A N D N O T T O R O L L !
http://www.myspace.com/nunocarvalho
http://www.myspace.com/coldasblood
http://www.myspace.com/nunocarvalho
http://www.myspace.com/coldasblood
Androgenia Escreveu:OH IGNOTO!!!! vem cá dar as tuas dicas q eu sei q guostas!![]()
já pó palco! pó palco!
anyway, chazinho de perpetua roxa é bom pa gargantinha...é o q a amalia tomava e a dulce pontes tb
e mebocaína! ahahaha
Mebocaina, ao contrário do que se pensa, não é mt amiga das cordas vocais

A nível de canto lírico, faço aquecimento. Vocalizos diversos em formas ascendentes e descendentes, as escalas, etc. (já falaram bastante disso aqui, não vou estar a ser redundante). Ao nível de técnica vocal, exercícios de descontracção muscular, quer a nível corporal quer ao nivel da parte facial (aliviar a tensão dos músculos das bochechas, a zona do pescoço, soltar o queixo, soltar os lábios...), exercícios diversos de respiração (trabalho intenso na zona do diafragma), exercícios de dicção e exercícios de projecção. É o básico. Claro que isso varia de pessoa para pessoa porque existem métodos diferentes. Depois de concertos a este nível, é necessário descanso. Believe me. O corpo fica todo dorido, porque é o corpo que trabalha no conjunto para segurar a voz, para apoiar a voz. Lembro-m que quando tive as primeiras aulas de canto, saía de lá a parecer que tinha levado uma valente sova. E ainda sinto isso em concertos e recitais. Quanto aos cuidados no dia a dia, beber mts liquidos, sobretudo água e chá, evitar tabaco e alcool e ambientes de fumo,evitar correntes de ar, dormir pelo menos 8 horas por dia e evitar o stress (sim, td isto prejudica a voz). E tb evitar expor a zona da garganta a diferenças térmicas bruscas. Em alturas de concertos, poupar a voz nos dias anteriores e no próprio dia. OUtra coisa para não desgastar as cordas, é saber projectar a voz enquanto se fala.
Pah, em outras coisas, quando é mais para cantar em tom d brincadeira ou em concertos com bandas onde n m exiga grande extensão de voz ou grande esforço/técnica vocal, não tenho por hábio fazer aquecimento. Quando muito trauteio uma música ou outra. É chegar lá acima e fazer com que os outros sintam o que nós sentimos. Nada mais

nothing
Ja fiz aulas de canto lírico mas nao aprendi nada
Nem conto c minha voz de soprano, apesar de "cantar" sempre partes de musica clássica ou heavy metal nas horas vagas. Ja sei que depois do ensaio estou rouca uns tempos, durante ensaios ou grav bebo água ou outra coisa, meto o volume da voz no máximo cabível, costumo abafar c a mão p reduzir um pouco o esforço ms força total nos abdominais 



De cuidados tenho muito pouco conhecimento mas da experiencia que tenho o mais importante pra nao ficar rouco é a lubrificação. E a melhor é mesmo a natural. Fumando o catarro é o ideal pra voz gutural.. o complicado é manter a voz 'limpa' sem se afogar em expectoração porque quando a voz entra em esforço é produzido muito mais que em descanso mas vão-se desenvolvendo tecnicas simples de mandar o catarro (pra dentro ou pra fora :] de forma a não atrapalhar o desempenho. Isto só pra dizer que diminuir o tabaco antes de um concerto não tem bons resultados. Ou não se fuma ou é melhor fazer o que se faz normalmente. Já beber coisas frias antes de esforço, especialmente sem aquecimento, tem consequencias.
Não disse que se deve depender da expectoração agora na minha experiencia previne a rouquidão devido ao factor 'visco'. Basta não fumar umas horas antes de esforçar e esticar-me um bocado sem beber nada que estouro a voz toda. E o menos possivel (de garganta) nem sempre é hrmm.. possivel. Depende do estilo, talvez. Se estás a cantar Tool p ex. usas mais o diafragma mas se vais pra uma coisa mais 'silabada' já precisas da garganta. Digo eu, que de técnica tenho nicles..
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes