Vocalistas - Técnicas e Segredos
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Acho fantástico o facto de não terem que fazer nada!!
Não estou a ser irónico. Acho mesmo que se vocês têm essa capacidade, é brutal. Conheço os vossos registos, tanto do Shore, do Aires e do Undersave e acho que são bastante potentes... e sempre pensei que dada a magnitude do registo e do género musical algum cuidado especial tomariam.
E a nível técnico? Existe algo que se possa considerar regra?
Não estou a ser irónico. Acho mesmo que se vocês têm essa capacidade, é brutal. Conheço os vossos registos, tanto do Shore, do Aires e do Undersave e acho que são bastante potentes... e sempre pensei que dada a magnitude do registo e do género musical algum cuidado especial tomariam.
E a nível técnico? Existe algo que se possa considerar regra?
Só há que ter uma coisa em atenção. Depois de quarenta minutos, é ficar quase sem voz. É um dano lixado na altura, mas - pelo menos eu - nem rouco fico.
Quanto à técnica, eu chamo-lhe respirar pela barriga. Ou seja, puxar ar, dizer e o ar sai, inspirar, dizer etc etc. Aprendi isso no teatro mas sinceramente não me lembro que nome lhe davam. Ter a ver com "diafragma" ou uma coisa assim.
Já agora, dois dos registos que acho mais impressionantes é de FNI e Firstborn. Sôr Ananazi, não quer revelar os segredos dos ofício?
Já o Belathauzar garante:
Outra coisa que está mais do que bem conseguida é a tua voz, que não te felaciando demasiado o ego, continua infernal e diabólica como sempre. Queres partilhar o segredo para conseguir manter essa garganta no sitio?
Muito obrigado, se bem que essa tua opinião NÃO é geral... facto que muito me agrada, "love us or hate us". O segredo para a garganta? Bem, não há segredo. Dieta estritamente não vegetariana com uma percentagem de 75% de base gordurenta e necrófila (vaca, boi e zurrantes). É gritar como se não houvesse futuro nem vizinhos e ir gravando enquanto ainda posso. Quando perder a voz, gravarei riscando a parede com o cristo todo entesoado. [...].
Quanto à técnica, eu chamo-lhe respirar pela barriga. Ou seja, puxar ar, dizer e o ar sai, inspirar, dizer etc etc. Aprendi isso no teatro mas sinceramente não me lembro que nome lhe davam. Ter a ver com "diafragma" ou uma coisa assim.
Já agora, dois dos registos que acho mais impressionantes é de FNI e Firstborn. Sôr Ananazi, não quer revelar os segredos dos ofício?
Já o Belathauzar garante:
Outra coisa que está mais do que bem conseguida é a tua voz, que não te felaciando demasiado o ego, continua infernal e diabólica como sempre. Queres partilhar o segredo para conseguir manter essa garganta no sitio?
Muito obrigado, se bem que essa tua opinião NÃO é geral... facto que muito me agrada, "love us or hate us". O segredo para a garganta? Bem, não há segredo. Dieta estritamente não vegetariana com uma percentagem de 75% de base gordurenta e necrófila (vaca, boi e zurrantes). É gritar como se não houvesse futuro nem vizinhos e ir gravando enquanto ainda posso. Quando perder a voz, gravarei riscando a parede com o cristo todo entesoado. [...].
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 3427
- Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
- Localização: Braga
- Contacto:
Abracadaver Escreveu:Só há que ter uma coisa em atenção. Depois de quarenta minutos, é ficar quase sem voz. É um dano lixado na altura, mas - pelo menos eu - nem rouco fico.
Quanto à técnica, eu chamo-lhe respirar pela barriga. Ou seja, puxar ar, dizer e o ar sai, inspirar, dizer etc etc. Aprendi isso no teatro mas sinceramente não me lembro que nome lhe davam. Ter a ver com "diafragma" ou uma coisa assim.
Já agora, dois dos registos que acho mais impressionantes é de FNI e Firstborn. Sôr Ananazi, não quer revelar os segredos dos ofício?
Já o Belathauzar garante:
Outra coisa que está mais do que bem conseguida é a tua voz, que não te felaciando demasiado o ego, continua infernal e diabólica como sempre. Queres partilhar o segredo para conseguir manter essa garganta no sitio?
Muito obrigado, se bem que essa tua opinião NÃO é geral... facto que muito me agrada, "love us or hate us". O segredo para a garganta? Bem, não há segredo. Dieta estritamente não vegetariana com uma percentagem de 75% de base gordurenta e necrófila (vaca, boi e zurrantes). É gritar como se não houvesse futuro nem vizinhos e ir gravando enquanto ainda posso. Quando perder a voz, gravarei riscando a parede com o cristo todo entesoado. [...].
100% a unica dor que pode existir no fim de um ensaio ou concerto é a dos musculos abdominais.

bem, eu quando estou a gravar vozes costumo ter um copo de leite ao lado q vou bebendo, é muito mais agradável para a garganta do q a agua, e torna-se quase obrigatorio para mim, visto q já n canto regularmente e a minha garganta já n está tão habituada a esses abusos
PS: sim eu sei q isto n é nada trve
anyway, quando cantava regularmente, a única coisa q tinha em conta era beber um pouco de água no fim do esforço, q ficava com a garganta muito seca, mas nunca tive problemas com as cordas vocais. o mais perto disso q tive foi uns cuspozitos de sangue quando comecei nisto

PS: sim eu sei q isto n é nada trve



anyway, quando cantava regularmente, a única coisa q tinha em conta era beber um pouco de água no fim do esforço, q ficava com a garganta muito seca, mas nunca tive problemas com as cordas vocais. o mais perto disso q tive foi uns cuspozitos de sangue quando comecei nisto


Eu também não faço nada de especial, mas também raramente me viro para vozes limpas mais puxadas, basicamente porque nunca gostei do meu próprio timbre.
Para tudo o resto, basta-me chegar ao mic e pôr a coisa a andar. Faço várias coisas que não são nada boas para as cordas vocais, como fumar antes, durante e depois dos ensaios/concertos, mas enfim, quando morrer vou deitado...
Entre sair de Sirius e voltar a entrar num projecto como vocalista passaram cerca de cinco anos sem puxar pela voz, e no primeiro ensaio com o projecto novo senti alguma dificuldade (por exemplo, na transição de voz gutural para gritada no mesmo fôlego - que considero um dos meus pontos fortes
- desafinei bastante uma vez ou outra, e isso comigo nota-se muito porque mesmo nos registos em que geralmente outros vocalistas não se preocupam muito com a melodia, eu tento estar afinado com a música), mas no ensaio seguinte foi logo tudo ao lugar. É como andar de bicicleta, portanto. 
Para tudo o resto, basta-me chegar ao mic e pôr a coisa a andar. Faço várias coisas que não são nada boas para as cordas vocais, como fumar antes, durante e depois dos ensaios/concertos, mas enfim, quando morrer vou deitado...
Entre sair de Sirius e voltar a entrar num projecto como vocalista passaram cerca de cinco anos sem puxar pela voz, e no primeiro ensaio com o projecto novo senti alguma dificuldade (por exemplo, na transição de voz gutural para gritada no mesmo fôlego - que considero um dos meus pontos fortes


A minha experiência anda muito pelos guturais, desenvolvi técnicas caseiras para dosear o esforço e projectar a voz, nomeadamente através do controle do diafragma, posição bem erecta, queixo ligeiramente levantado para facilitar a expulsão do som...pelo menos enquanto dás as primeiras malhas... lol. Coisas complicadas ao inicio mas com o tempo lá vais...
Outra técnica é realmente aquecer bem as cordas vocais mas poucas vezes o fazia.. inconsequentemente no inicio puxava tanto que por vezes sentia o sabor a sangue, mas acho que acabei por modelar de tal forma as minhas cordas através desse estupido esforço que agora não me custa nada, embora tenha perdido capacidades para cenas mais melódicas. Fumar só se for antes porque durante e depois é suicidio!! embora me suicide assim a maior parte dos ensaios.
Concluindo, sou mais um que aprende com a experiencia, os erros, com os outros e sem medo de falhar. Sou movido pela pica que dá dar voz a músicas que amamos porque as fazemos!! esse é o principal exercicio, dar tudo por aquilo que adoramos e vibramos, sendo apenas mais um com a mania que é cantor ou o frank sinatra do metal, tanto faz!
Outra técnica é realmente aquecer bem as cordas vocais mas poucas vezes o fazia.. inconsequentemente no inicio puxava tanto que por vezes sentia o sabor a sangue, mas acho que acabei por modelar de tal forma as minhas cordas através desse estupido esforço que agora não me custa nada, embora tenha perdido capacidades para cenas mais melódicas. Fumar só se for antes porque durante e depois é suicidio!! embora me suicide assim a maior parte dos ensaios.
Concluindo, sou mais um que aprende com a experiencia, os erros, com os outros e sem medo de falhar. Sou movido pela pica que dá dar voz a músicas que amamos porque as fazemos!! esse é o principal exercicio, dar tudo por aquilo que adoramos e vibramos, sendo apenas mais um com a mania que é cantor ou o frank sinatra do metal, tanto faz!
- Undersaver.nuno
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 1381
- Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
- Localização: odivelas
- Contacto:
Faço parte de um coro à 7 anos. Sou soprano e admiro bastante a capacidade do meu stor que onsegue dar notas mm mt altas e fuma q s farta
No inicio faziamos alguns exercicios d aquecimento mas nos ultimos tempos ja n fazemos. Acho que o stor prefere começar o ensaio com musicas mais leves como forma de nos aquecer as cordas vocais.
Às vezes antes dos concertos tomo alguns cuidados: Levo chá de limão po local do concerto, por exemplo. Mas de resto ...
Houve uma altura em que ele até me pediu para fazer garguejos de água quente com sódio e iodo todas as noites pa limpar as cordas, mas pronto ...
No meu caso, tomamndo cuidados ou n, n perco o meu registo "grafenola" como ele carinhosamente (espero
) me chama. Acho que fiquei assim por causa de uma afonia mal curada
Não me surpreende haver cantores que não tomam cuidado! Existem pessoas que nascem com o dom

No inicio faziamos alguns exercicios d aquecimento mas nos ultimos tempos ja n fazemos. Acho que o stor prefere começar o ensaio com musicas mais leves como forma de nos aquecer as cordas vocais.
Às vezes antes dos concertos tomo alguns cuidados: Levo chá de limão po local do concerto, por exemplo. Mas de resto ...
Houve uma altura em que ele até me pediu para fazer garguejos de água quente com sódio e iodo todas as noites pa limpar as cordas, mas pronto ...
No meu caso, tomamndo cuidados ou n, n perco o meu registo "grafenola" como ele carinhosamente (espero


Não me surpreende haver cantores que não tomam cuidado! Existem pessoas que nascem com o dom

Muitas das coisas aqui ditas são irrelevantes, na minha opinião o que interessa é cantar com espírito, existem vocalistas com muita personalidade na voz e não tem uma grande voz em termos técnicos. Aliás no metal um vocalista todo afinadinho e certinho pode-se tornar bastante irritante.
Ah e já agora uns goles de whiskey também ajudam.
Ah e já agora uns goles de whiskey também ajudam.
- HøMïNë§
- Metálico(a)
- Mensagens: 191
- Registado: quinta set 01, 2005 1:48 am
- Localização: Coimbra
- Contacto:
eu no meu caso faço a aquecimento quando tou a ir po ensaio como ensaio longue de casa levo sempre o radio a bombar e vou cantando tipo maluko pelo caminho depois de berro o ensaio todo e volto para casa nao tenho nenhum cuidado especial apenas um gajo tem de usar mais o diafragma do ke propriamente as cordas vocais.
eu depois de um ensaio nao fico se ker roco e nao me dá dores nenhumas no inicio ficava roco e com dores mas depois "aprendi" a tecnica e agr é na boa com o tempo e habito vai-se habituando a nao forçar a voz e tecnicas k se aplicam sem se ker se notar.
vai se la com o treino melhora-se os agudos graves e medios.
Brutal Voice rulezz
eu depois de um ensaio nao fico se ker roco e nao me dá dores nenhumas no inicio ficava roco e com dores mas depois "aprendi" a tecnica e agr é na boa com o tempo e habito vai-se habituando a nao forçar a voz e tecnicas k se aplicam sem se ker se notar.
vai se la com o treino melhora-se os agudos graves e medios.
Brutal Voice rulezz
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes