Métodos de Treino Pessoais

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor CarlosC » quinta jan 22, 2009 6:58 am

Sorry folks but duty calls... ehlá, tanta coisa para ler ^^

O talento para mim trata de questões de genes e não de alguma dádiva de uma divindade qualquer, mas é melhor nem entrar por aí. xD

estás a chegar onde quero, essa questão dos genes explica porquê que as crianças têm muita facilidade em aprender algo quando estão motivadas para tal ou têm impertinente necessidade de o fazer, enquanto os adultos já demonstram algum atrito.

PS - podes misturar alternate picking nos sweeps dá um efeito linguístico interessante a nível de ataque, dinâmicas etc...

apenas a treinar um dos lados necessários de dois.

eu inicialmente não pensei assim e digo-te já a razão: não os consigo separar.
para mim treino técnico, auditivo, teórico, inspiração, timbre controlo do tone, estão sempre relacionados.
exemplo: quem não sabe arpejos(teoria) não improvisa(inspiração) usando sweep picking(tecnica)
referindo ainda que nos sweeps a mão esquerda assume um comportamento diferente e a direita abafa ligeiramente as cordas soltas. também se usa por vezes o neck pickup para ter 1 timbre mais limpo e definido nos sweeps (tone)

como vez está tudo relacionado, são tudo coisas triviais todos as sabemos sem dar conta.

E pergunta a grandes virtuosos da guitarra, o quanto se esforçaram para chegar onde chegaram...

c[fal] aí respondo-te com genética e não só: muito esforço, algum ego(acreditar) e muita humildade.(pelo menos os virtuosos que conheço)
Padrões, o controlo muscular que o cérebro exerce no nosso corpo é composto por complexidades de padrões. Pode ser estranho mas uma pessoa com um QI elevado, que saiba fazer minimamente uso da mioleira, tem mais probabilidades de ter uma melhor técnica.
Padrões, milhares deles, notação musical, claves rítmicas, organização sonora, timbres, curvas sinusoidais e o diabo a sete.
Quantos mais padrões diferentes (digitação de notas e rítmicos) praticares nos dedos, maior será a versatilidade do teu cérebro em aceitar novos padrões, adaptar-se, e assimila-los mais rápido. Bem como toda a diversidade contribui para o desenvolvimento global.

Isto tudo por causa de uma coisa: a musica é sobre repetições, muitas, estruturas musicais, escalas, melodias que ficam no ouvido, etc.
Mas o cérebro necessita exactamente do oposto para se desenvolver tecnicamente.
Já devo ter feito mais de 10 000 exercicios diferentes e mesmo assim continuo à procura de outros 10 000 que me levem onde quero...
Devido a ser maioritariamente autodidacta, é uma tortura constante para mim e tenho o maior respeito pelos virtuosos.

Há, não acho o malmsteen tão talentoso quanto o pintam, já foi mais... e além disso,o que não falta é gente a tocar tão rápido quanto ele no youtube, para alem de que, velocidade não é necessariamente sinónimo de técnica.
Velocidade associada a claresa de picking, controlo de dinâmicas ataque suavidade e ruídos, bends bem feitos, vibrato com tone, tappings bem feitos, controlo de timing (frasear em semi-colcheias e passar para sextinas e depois para septinas por ex.) isso sim é técnica.

O fraseado pode ser muitíssimo rápido, mas se a divisão rítmica for muito constante...não me cativa. Outra coisa é usar elevados BPMs(ordem dos 160) para tocar rápido:não se dá uso as divisões mais complexas como as fusas. Tocar rapido em baixos/medios BPMs é deveras interessante na medida em que há uma diversidade rítmica muito maior entre cada click. Gostos... :lol:

Aqui o cérebro não entra
Lesionado, dor? omfg wtf? a dor é psicológica, vá masé trabalhare óh hóme! anduore! :twisted:

Eddie tenho que te tirar o chapéu, eu também já fiz isso, e era um método de treino bem simples e sem "dores de cabeça".
Agora só o uso nos dias que não pretendo regredir - admito sou calão sofro de preguicite aguda.

Eu normalmente uso lubrificante nas cordas do braço da guitarra, facilita slides e speed picking. GHS fastfret anti-ferrugem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » quinta jan 22, 2009 1:00 pm

CarlosC Escreveu:Lesionado, dor? omfg wtf? a dor é psicológica, vá masé trabalhare óh hóme! anduore! :twisted:

sou eu que costumo dizer isso, essa deixa é minha :lol: ... eu sei que é psicológica, mas parte uma perna ou um braço, ou simplemente desloca um pulso como me aconteceu, mentaliza-te que é psicológico e tanto os ossos saram como o pulso vai ao sitio... :twisted: percebes o que quero dizer? o cérebro manda em dores, sim. Mas a dor é um sinal de que algo não está bem, e não é por controlares uma dor, nomeadamente a nivel de deslocamentos e fracturas, que isso desaparece, alias, se o ignorares ficas com muito mais limitações, inevitávelmente (que foi o que fiz em certa medida).

CarlosC Escreveu:muito esforço, algum ego(acreditar) e muita humildade.(pelo menos os virtuosos que conheço)

genética e não só, nesse não só, está aquilo a que eu me refiro... isto! :mrgreen: ... a genética concordo com ela como uma predisposiçao genética para algo, mas é apenas uma predisposição... Por teres predisposição genética para ser obeso, não quer dizer que o venhas a ser. E na guitarra, podes ter uma coordenação que te permita enveredar pela guitarra mais facilmente, mas a meu ver essa predisposição por si não basta... Aposto que a grande maioria deles não chegava onde chegou sem ter o que está no quote. Era aí que queria chegar

CarlosC Escreveu:Devido a sermos maioritariamente autodidactas, é uma tortura constante para nós e temos o maior respeito pelos virtuosos.

fixed!

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quinta jan 22, 2009 4:08 pm

Certos músicos chegam onde chegam por questões que não estão directamente relacionadas com a musica: existem variáveis muito determinantes na experiência vivida por cada um. Acho que um "menino rico" tem a vida muito mais facilitada por exemplo.

Acho por exemplo, alguém que só comece a aprender guitarra após os 20, que tenha uma cultura campestre vá lá que viva em Ourique ou nas ilhas, se não tiver nascido iluminado como Hancock, muito dificilmente se tornará num musico de excelência.

Há diferenças culturais abismais, basta viveres num meio pequeno e conheceres muito pouca gente que toque ao teu nível, e entrares numa fase que sacas Loomis menos mal... e o ego pode subir demais. O oposto acontece, e irrita-me bastante. Meios maiores cheios de competitividade ou mesmo sem ela, há quem tenha o ego frágil e não se 'liberte' como o poderia fazer.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » quinta jan 22, 2009 4:21 pm

CarlosC Escreveu:Certos músicos chegam onde chegam por questões que não estão directamente relacionadas com a musica: existem variáveis muito determinantes na experiência vivida por cada um. Acho que um "menino rico" tem a vida muito mais facilitada por exemplo.

Acho por exemplo, alguém que só comece a aprender guitarra após os 20, que tenha uma cultura campestre vá lá que viva em Ourique ou nas ilhas, se não tiver nascido iluminado como Hancock, muito dificilmente se tornará num musico de excelência.

Há diferenças culturais abismais, basta viveres num meio pequeno e conheceres muito pouca gente que toque ao teu nível, e entrares numa fase que sacas Loomis menos mal... e o ego pode subir demais. O oposto acontece, e irrita-me bastante. Meios maiores cheios de competitividade ou mesmo sem ela, há quem tenha o ego frágil e não se 'liberte' como o poderia fazer.

:cheers:
Exactamente, já me aconteceu o meu ego subir um pouco quando lá pelo pessoal alguém estar com uma guitarra ao colo era fenomenal... E tocava pa caraças, mesmo que não fizesse nada. Agora que os olhos se abriram não sou capaz de tocar para ninguém que não seja muito chegado.
E a questão do "menino rico" estou de acordo. Mas posso também adiantar que o facto de não ser um menino rico e ter que andar a juntar trocos para pagar as aulas e para comprar material apesar de me deitar abaixo por vezes, também serve de motivação, porque se alguém com menos meios chegar longe tem mais mérito do que alguém que chegue lá tendo todas as facilidades. Pelo menos eu admiro isso não pessoas, e para mim alguém assim tem muito mais mérito. É natural que muitos possam discordar.

btw, uma coisa que acho muito util é tocar por cima de musicas. Por exemplo eu saco back-tracks para treinar os licks de blues que aprendo, tocando-os à minha maneira. E normalmente treino um lick durante uma musica toda, tocando-o de diferentes formas. Assim além de aprender a usa-lo de diversas formas, ganho outra noção de tempo já que não me dou muito bem com o metrónomo.

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quinta jan 22, 2009 6:32 pm

Já que falas em mérito, tenho um amigo que aos 13 foi reconhecido como profissional no Brasil. Vivia numa relote e tocava em bailes. Veio para Portugal quase de mãos a abanar. Hoje é um grande ícone do underground de fusion no contexto internacional. Deu formação a maestros na Glubenkien.
Toca guitarra piano baixo bateria canta, como ninguém. Para mim é um herói no entanto há ignorantes capazes de o criticar só para tentarem parecer superiores à sua própria mediocridade.

Essa tecnica de playalong with your favourite music já eu tinha referido no início, embora não se deva basear muito treino nisso, na verdade é um 'must' para qualquer musico, principalmente quando se pretende introduzir num género musical onde a linguagem e criatividade eclipsam sobre a teoria, o jazz por exemplo. Ninguém com toda a tecnica e teoria do mundo e ouvido absoluto, toca jazz. É preciso uma extrema sensibilidade musical e auditiva que apenas se adquire ouvindo e escutando atentamente a linguagem deste.
Edit: saliento também neste parêntesis, a importância da transcrição evitando recorrer a pautas.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » quinta jan 22, 2009 7:21 pm

Defenitivamente, é alguém que merece todo o meu respeito!

Algo que é muito importante é treinar o ouvido, tirar musicas ou solos de ouvido, mas no meu caso, enquanto não tiver conhecimentos teoricos suficientes, nem ouvido, tenho que recorrer a tabs. Mas dou mais importância ao meu ouvido do que á tab.

Waltheer
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » sábado jan 24, 2009 12:03 pm

Nos primeiros 10 anos em que toquei guitarra, o midinho não tinha voto na matéria. Resultado: em partes + rápidas, notei que me cansava mais e tinha + propensão a ter um som "confuso" (aldrabar o que estava a tocar...).

Começei a insistir na utilização do midinho, usando-o onde habitualmente usava o anelar. Resultado; actualmente até a fazer simples acordes de 5ª, o primeiro dedo a ir lá é o midinho.

método de trabalho: Em casa, esteja a ver tv, no pc,... tenho sempre uma guitarra por perto e por vezes estou apenas a "brincar". É raro ligar um amp em casa.
Nail Your God Down

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo jan 25, 2009 6:22 am

tive sorte, em 6 anos só deitei os primeiros 4 para o lixo... só nos últimos 2 é que me dediquei 'à coisa' como deve ser.
Btw isso se for um amp a válvulas não convém estar muito tempo parado :P

c[fal] o 'à' é sempre com acento grave. lolol

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » domingo jan 25, 2009 11:20 am

Eu ainda nem toco á dois,comecei com 17 (digamos que já um pouco tarde) por acaso sempre tive o cuidado em dar uso ao mindinho,tanto que hoje em dia os power chords toco-los a lá kirk hammet,(indicador e mindinho).

Agora começa é a falhar o tempo e por vezes dispozição(não confundir com gosto).

:arrow: Já agora queria dizer que aqui o Anarchy tem uns tópicos bem pertinente e bastante interessantes.Keep going brother! :)
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » domingo jan 25, 2009 1:54 pm

CarlosC Escreveu:c[fal] o 'à' é sempre com acento grave. lolol

O meu teclado por vezes diz que o correcto é o que exigir menos esforço a digitar :roll:... Mas sempre fui bom aluno a português 8)

E é by the way, e não btw :twisted: lool

Neburis [RIP 2010/07/17]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » domingo jan 25, 2009 9:29 pm

Eddie The Head Escreveu: :arrow: Já agora queria dizer que aqui o Anarchy tem uns tópicos bem pertinente e bastante interessantes.Keep going brother! :)

Cala-te,ainda me sobe isso à cabeça... :oops:

Já agora, uma questão: Quantos de vocês costumam treinar com afinações diferentes de Standard? Se sim, porque razões o fazem? Por exemplo, eu reparei que quando afinei as cordas em D Standard os meus legatos saiam mais fluidos, com os hammer-on's e pull-off's a requerer menos esforço, mas será que nesse caso compensa facilitar esse tipo de exercícios? Em afinação normal ( E Standard ) requere-se um pouco mais de força da mão do fretboard, mas acho que compensa mais para treinar em geral, porque se depois aplicar-se o esforço que se usa nos drills, quando partimos para afinações mais baixas sai literalmente sem esforço algum.

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo jan 25, 2009 11:23 pm

Btw é plausível de se abreviar, o inglês é uma língua económica,mas o português uma língua extensiva. :twisted: lolol
eu só disse aquilo porque há quem crie o hábito leia-se vicio, de escrever o acento mal nalgumas palavras onde é extremamente "reaprender"

acho a conversa do mindinho, no mínimo dos mínimos, ridícula, se são instrumentistas seja de que instrumento sejam, todos os nervos e articulações das mãos devem ser trabalhados para tal. Há 2 defeitos que aponto em fazer intervalos de quinta com o mindinho.
intervalos? sim, se vocês só tocam duas notas não são acordes, duas notas formam um intervalo... um detalhe a ter em conta.

a questão que ponho é que ao usar os dedos 1 e 3, deixam o mindinho livre para tocar 'extensões', nonas, décimas primeiras décimas terceiras etc... ou mesmo para notas de passagem, tocar outros intervalos ou acordes ou simplesmente fazer mute a cordas soltas que possam produzir ruído. em segundo lugar impossibilita-vos de utilizar uma tecnica que agiliza muito a execução de intervalos de quinta, como nesse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=t-twpY_XQyg

Agora resposta à segunda pergunta: 'porcarias' que me façam fingir que toco bem? não obrigado. distorções com exagero de gain? não obrigado!
cordas 0.08 ou 0.09 'rentinhas' ao braço? não obrigado. Podem até tocar sempre com boa distorção, mas ter cordas demasiado 'soltas' será sempre um problema em 2 aspectos: 'trastejamento', mesmo que não se oiça no clean, ao 'trastejar' perdem sustain. segundo é que em guitarras baixa gama já vieram pessoas queixar-se a mim que tinham os braços das guitarras a empenar, precisamente por lhes aliviarem as cordas.
Aí tenho que dar a típica lição de moral(leia-se bom censo) sobre como tratar bem uma mulher, perdão, uma guitarra.

As bandas que usam afinações mais graves, têm uma razão muito óbvia para o fazer, usam cordas mais grossas que também debitam maior quantidade de frequências graves. Essas cordas costumam ter valores de tensão superiores e assim nem sempre devem ser afinadas em E standard, então afinam as guitarras em D, C ou B... sem que as cordas fiquem laças.

Ainda outro ponto, é a estabilidade de afinação, eu não tenho o ouvido particularmente sensível pois nunca o treinei no conservatório mas já ouvi bandas a tocar com instrumentos desafinados e garanto, para quem tenha o mínimo de "discernio" mental tal cacofonia é insuportável.
Com o instrumento mal equilibrado os bends serão uma constante desafinação e por aí em diante, existe também muita informação "out there" mas aconcelho Stewart McDonald e random search about guitar setup and all the like.

Em afinações standard está grande parte da musica que se ouve, muitos sucessos e insucessos de bandas dos mais variados estilos. Há sempre algumas excepções à regra mas, se quiserem transcrever musica a afinação alternativa será um problema. Recomendo apenas para quem tem mais do que uma guitarra...

Outra razão anti-facilitismos é o facto de que, com boa distorção as cordas baixas produzem um grave problema, ruídos de fundo. Se a musica for uma barulheira infernal ninguém se apercebe de tamanha "tosquice" obviamente. Mas se elevarmos os "padrõezinhos" ao grau de exigência de músicos, apercebem-se que a limpeza sonora, definição do som em detrimento da distorção deste, são factores cruciais para que o produto final seja 'apreciável' ou não. Eliminar certos ruídos por vezes é muito difícil e o que facilita o tocar solos rápidos dificulta o tocar como gente grande.
Isto traduz-se também em ter uma distorção equilibrada o quanto baste.

Podem vir com o comentário do: tocar bem e ter bom som são coisas diferentes... mas sabem que mais, nunca vi ninguém que tocasse bem e tivesse mau som, isso simplesmente só existe em gravações ao vivo de baixa qualidade feitas por amadores. Gravar é uma coisa, ter som é outra :)
Para alem que o tirar bom som de um instrumento é algo que faz parte do saber tocar. Em suma, ninguém tem que ser "tone geek" mas há um mínimo indispensável para não se fazer figuras tristes e que, qualquer aspirante a guitarrista busca atingir em ordem a tornar-se guitarrista.
Última edição por CarlosC em segunda jan 26, 2009 12:36 am, editado 1 vez no total.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » segunda jan 26, 2009 12:20 am

CarlosC Escreveu:nunca vi ninguém que toca-se bem e tivesse mau som

busted!

Tocasse... :lol:

Pessoalmente, quanto à conversa do mindinho, tenho o cuidado de o exercitar, tal como os outros dedos, apenas insisti mais com ele ao início por ser menos ágil nos movimentos com esse mesmo dedo, nada mais...

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda jan 26, 2009 12:44 am

não dirijo o aviso do mindinho a ninguém mas sim a todos lol.

vocês acham que quando têm algum "problema", são os primeiros a "chafurdar na lama"? lol, se mando tantos "bitaites" de como corrigir é porque já estive no lodo e tive que corrigir para sair de lá. eu já levei dias que só praticava escalas de malmsteen com as cordas coladas ao braço e distorção a potes, espalhanço... putos e malta das bandas locais achavam que aquilo é que era dar-lhe. ainda alimentavam aquela mentalidade preversa que corrompia a pureza da musica. Só quando conheci músicos verdadeiros, os quais me avisaram que aquilo nem sequer era tocar, aí é que percebi que estava no caminho errado.

"busted!" ? não vejo lá nada, acho que ninguém viu, e além disso se acontece-se era meramente um treino esporádico à tua atenção.
Um Zen nunca se engana, apenas explora situações novas. Devias sentir-te honrado por seres posto em teste. :mrgreen: LOLOLOL

Neburis [RIP 2010/07/17]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » segunda jan 26, 2009 7:12 am

CarlosC Escreveu:Podem vir com o comentário do: tocar bem e ter bom som são coisas diferentes... mas sabem que mais, nunca vi ninguém que tocasse bem e tivesse mau som

"Vai masé ouvir Judas Iscariot pah! Aprende a fazer alguma coisa pa sociedade!" :lol:

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes