Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » sexta ago 21, 2009 4:56 pm

Surtr Escreveu:
cacildo Escreveu:
Surtr Escreveu:Eu ponho pó de talco nas palhetas para elas não me escorregarem... Resulta sempre...

a sério? eu conheço é quem ponha no braço porque diz que ajuda a deslizar melhor hehe... no fundo o que vejo é que cada um vai "inventando" maneiras pessoais de se adaptar melhor ao problemas técnicos que aparecem pela frente

Exacto, o ideal seria usar pó de magnésio, como o pessoal da escalado, mas €€€€. Agora no braço, nunca tinha ouvido tal coisa, se bem que o suor no braço cria um certo "drag".

Como faço escalada tenho, por acaso nunca experimentei. Mas por 5€ compras um saco de Magnesio que neste caso te ia durar para toda a vida...

E é muito menos gay do que pó talco. Just for the record! :mrgreen:
Imagem

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sexta ago 21, 2009 7:02 pm

cacildo Escreveu:
Surtr Escreveu:
cacildo Escreveu:
Surtr Escreveu:Eu ponho pó de talco nas palhetas para elas não me escorregarem... Resulta sempre...

a sério? eu conheço é quem ponha no braço porque diz que ajuda a deslizar melhor hehe... no fundo o que vejo é que cada um vai "inventando" maneiras pessoais de se adaptar melhor ao problemas técnicos que aparecem pela frente

Exacto, o ideal seria usar pó de magnésio, como o pessoal da escalado, mas €€€€. Agora no braço, nunca tinha ouvido tal coisa, se bem que o suor no braço cria um certo "drag".

pois não sei... nunca experimentei sequer... no braço apenas ponho um bocado de óleo de cedro, por norma quando troco de cordas, e nos primeiros dias noto bastante diferença a nível de tracção, para alem de que ajuda a conservar a madeira.

Não seria melhor óleo de limão?! A não ser que a tua escala seja em maple.

Shore Escreveu:
Como faço escalada tenho, por acaso nunca experimentei. Mas por 5€ compras um saco de Magnesio que neste caso te ia durar para toda a vida...

E é muito menos gay do que pó talco. Just for the record! :mrgreen:

A sério?! Tinha ideia que eram bem mais caros... Estamos a falar dum saco de que tamanho?!

goncaloclocker [RIP 2009/09/11]

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » sexta ago 21, 2009 8:37 pm

Shore Escreveu:Muda as cordas pleeeeeeease!

Ok :shock:

Thanks xD

Mas depois de por novas cordas devo mudar daqui a quanto tempo novamente? E em relação ao calibre (penso que é assim que se diz), qual devo comprar?

Surtr
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Surtr » sexta ago 21, 2009 10:11 pm

Isso é tudo relativo... Em que afinação tocas?! Costumas suar muito pelas mãos?! Tens uma técnica agressiva?! Que tipo de trastes tens?! A tua acção como é?!

MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor MasterOfGuitar » sexta ago 21, 2009 10:57 pm

goncaloclocker Escreveu:

Thanks xD

Mas depois de por novas cordas devo mudar daqui a quanto tempo novamente? E em relação ao calibre (penso que é assim que se diz), qual devo comprar?

Se fosse a ti mudava já, pela descrição essas cordas estão podres de velhas... É assim, se tu usas afinação normal e corrente EADGBE (MI, LA, RE, SOL, SI, MI) usava 0.9 (provavelmente iguais ás que vieram de fábrica..) mas se por exemplo de vez em quando gostas de tocar em drop d ou meio tom abaixo aconcelho-te 0.10...

Daí para cima (0.11, 0.12, .013 etc..) já não te recomendo a não ser que tenhas experiência em floyds, tendo em conta que é uma ibanez rg370dx... A partir de 0.11 vais ter que começar a ajustar a afinação da escala e mts outras chatices que num floyd ainda se tornam piores..

Não mt informado acerca de afinações mais de meio tom abaixo, e a meu ver no estilo de música que toco não preciso de mais de meio tom abaixo, mas isso sou eu, depende do que tu queres tocar...

Se estás a começar, mantém-te na afinação normal com 0.9 aprende bem onde estão as notas todas na escala e dps começa a explorar outras afinações que te podem ajudar mais no teu estilo de música...
Em relação a marcas eu preferencialmente gosto de blue steel e ernie ball relação preço/qualidade, mas se tocas mtas vezes e horas por dia, e se ás vezes tens preguiça de limpar a escala dps de tocar compra elixir, são bastante mais caras mas valem bem a pena, duram muitissimo mais... (descupem lá o testamento) :wink:

(edit) Em relação ao tremer do som pode ser também a guitarra a trastejar, consequência de acção muito baixa ou cordas super velhas.. Amplificador não me parece mas pode ser... Pelo que ouvi lá no imeem pareceu-me (não tenho a certeza) que o som tremia porque a nota estava desafinada entre duas notas, ou estava alta ou baixa.. Alguns amplificadores ouve-se mais noutros menos...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado ago 22, 2009 8:27 am

goncaloclocker Escreveu:

Thanks xD

Se afinas em Mi mete 0.09-0.42 d'addario EXL120 (É o que vem de fábrica)

Deves mudar de cordas antes de isso te acontecer. Quando a corda perder o brilho no timbre e visualmente. Normalmente seria mês a mês, depende do teu tipo de suor e do numero de horas que usar e tambem das cordas que vais meter.
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado ago 22, 2009 8:30 am

Surtr Escreveu:A sério?! Tinha ideia que eram bem mais caros... Estamos a falar dum saco de que tamanho?!

Jeitoso, andei a procura na net, mas não vi. De qualquer das formas na sportzone encontras isso. Cá em Braga tens uma loja por trás do Braga Shopping que tambem terá isso.
Imagem

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » sábado ago 22, 2009 4:05 pm

Eu costumo tocar na afinação normal (EADGBe), e não transpiro muito.

Obrigado a todos pelas respostas :mrgreen:

necros
Participante
Registado: quinta ago 13, 2009 2:33 pm

Mensagempor necros » sábado ago 22, 2009 5:48 pm

pessoal, que guitarra com floyd dos bons mesmo recomendam pa riffs e uns solos poderosos from hell?

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » domingo ago 23, 2009 1:28 am

Sem orçamento, não vais ter grandes respostas...

Na gama média isto parece-me bem, embora os pickups não sejam a meu gosto...

Imagem

E já agora, o que é um "solo poderoso from hell"?
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Surtr
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Surtr » domingo ago 23, 2009 1:44 am

:lol:

haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Contacto:

Mensagempor haemonculus » domingo ago 23, 2009 9:00 am

SYNAPSYS666 Escreveu:

é um solo tocado com esta palheta.

Imagem

JJ
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda abr 03, 2006 11:45 pm
Contacto:

Mensagempor JJ » domingo ago 23, 2009 10:50 am

Já agora colocava algumas questões sobre pickups activos tipo EMG 81/85:

- Como é que sabem quando se deve trocar a pilha?
- E se acontecer a meio de um concerto?
- O aceso ao compartimento da pilha é rápido o suficiente para se fazer entre músicas ao vivo ou é melhor esquecer e passar para outra guitarra?
- Os utilizadores deste material estipulam uma média de meses que a pilha dura e trocam-na invariavelmente para não correr riscos?
- O numero de pilhas que gasta ao ano (para uma utilização média de 5 horas semanais) é significativo?

Cumprimentos,
JJ
-Heavy as fuck-

defunctum
Metálico(a)
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Mensagempor defunctum » domingo ago 23, 2009 11:44 am

Tenho o 81 em duas guitarras, normalmente notas que as pilhas estao gastas quando usas um canal clean mas o som sai levemente overdriven;sinceramente se a
mudança de guitarra nao influenciar muito na musica, acho preferivel...Quanto á média de meses/nrº de pilhas, nao te sei dizer ao certo, uso pilhas recarregaveis,
tenho 6(mais vale remediar certo?), e como os mAh variam de pilha pra pilha, é dificil fazer uma estimativa, e no caso dos pu´s activos convem ter sempre o jack
desligado da guitarra...

cumps

Mensagempor goncaloclocker [RIP 2009/09/11] » domingo ago 23, 2009 1:06 pm

haemonculus Escreveu:
SYNAPSYS666 Escreveu:

é um solo tocado com esta palheta.

Imagem

Acho que já vi isso num filme qualquer :shock:

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes